TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SÃO SEBASTIÃO BRASÍLIA / DF

CURSO: PEDAGOGIA

TUTORA: NAYARA 

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

DISCIPLINAS:

  •  APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA;
  •  DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO;
  •  DIREITOS HUMANOS;
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA;
  •  INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL;

Cristiane De Matos Mendes - RA: 1815566712

Jusciene Lourenço Campos – RA: 1920645282

Missael  Alves Figueiredo – RA: 1920645280

Raquel Soares Braga – RA: 2636132067

Sheila Braga da Silva- RA: 1051469363

Brasília, DF 01 de junho de 2016.

SUMÁRIO

I - INTRODUÇAO _________________________________________________________03

II – DESENVOLVIMENTO__________________________________________________04

II.I – DADOS DA ESCOLA (A)_______________________________________________05

II.II – DADOS DA ESCOLA (B)______________________________________________06

II.III – GRAFICO GERAL___________________________________________________09

III – CONCLUSÃO_________________________________________________________10

IV - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA_________________________________________11

I - INTRODUÇÃO

        A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi criado visando a melhoria da qualidade da educação e busca analisar o desempenho dos alunos em determinados momentos da escolarização, por meio de fatores associados, testes de proficiência, questionários contextuais, diagnóstico do sistema de ensino.

        A Prova Brasil tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em língua portuguesa (leitura) e em matemática e fornecendo resultados para cada unidade escolar participante. Essas avaliações são em geral, organizadas a partir de um sistema de avaliação cognitiva dos alunos e são aplicadas de forma padronizada para um grande número de pessoas, entre as quais estão alunos, professores, diretores e coordenadores.

        Seu público alvo são os estudantes da 4ª e 5º ano e 8ª e 9º ano do ensino fundamental, sua primeira edição ocorreu em novembro de 2005, em parceria com as secretárias estaduais e municipais de educação que mobilizaram mais de vinte mil colaboradores para atuarem na execução dos trabalhos, foi realizada em 5.387 municípios de todas as unidades da federação, avaliando 3.392.880 alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, distribuidos em 125.852 turmas de 40.962 escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada. Seu método na lingua portugues é a leitura e em matemática a resolução de problemas.

        

 

II – DESENVOLVIMENTO

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conforme estabelece a Portaria n.º 931, de 21 de março de 2005, é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), por sua tradição, entretanto, o nome do Saeb foi mantido nas publicações e demais materiais de divulgação e aplicação deste exame. 

        As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regiões, redes de ensino público e privado nos estados e no Distrito Federal, por meio de exame bienal de proficiência, em Matemática e em Língua Portuguesa (leitura). Além de coletar dados sobre a qualidade da educação no País, procura conhecer as condições internas e externas que interferem no processo de ensino e aprendizagem, por meio da aplicação de questionários de contexto respondidos por alunos, professores e diretores, e por meio da coleta de informações sobre as condições físicas da escola e dos recursos de que ela dispõe.

        Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 

Para fazer-mos o levantamento do perfil socioeconômico, cultural e ambiental, pesquisamos as escolas: Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva, de Bom Jesus do Araguaia; localizada na Rua J Ribeiro 230, Centro, Bom Jesus do Araguaia – MT, será representada pela letra “A” e o Centro de Ensino Fundamental Telebrasília, localizada na QN 01 lote 01 e 02 Praça Central Riacho Fundo – Brasília Distrito Federal, pela letra “B”.

II.I - Dados da Escola “A”

O município de Bom Jesus do Araguaia está localizado no Nordeste de Mato Grosso a uma distância de aproximadamente 1.250 km da capital do Estado – Cuiabá. Está às margens da Rodovia 433 que liga o município à BR 158, sua expansão geográfica é de 4.274,210 km2, limitando-se com os municípios de Ribeirão Cascalheira, Alto Boa Vista, Querência, Novo Santo Antônio e Serra Nova Dourada.

 A economia do município gira em torno da pecuária, agricultura, prefeitura e comércios locais. É rico em produção de soja e possui grandes lavouras. A Educação no município tem avançado muito nos últimos anos, prova disso está no aumento significativo do nosso IDEB. O município tem investido muito em estrutura escolar, porém com o aumento significativo do número de alunos ainda carecemos muito de espaço físico para melhor atender nossa clientela, sendo esta uma das maiores demandas educacional atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (271.3 Kb)   docx (90.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com