TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

UNIDADE LUCÉLIA

ADRIANA DE ALMEIDA ANTÔNIO CALDEIRA – R.A: 1051516659

ANA MARIA DAL PONTE SHAUFELBERGER – R.A: 1813563360

APARECIDA ALVES DUCA – R.A: 1038439825

NILZETE ALVES DE CARVALHO – R.A: 1045506078

DESAFIO PROFISSIONAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL

DIREITOS HUMANOS

LUCÉLIA – SP

- 2016 -

ADRIANA DE ALMEIDA ANTÔNIO CALDEIRA – R.A: 1051516659

ANA MARIA DAL PONTE SHAUFELBERGER – R.A: 1813563360

APARECIDA ALVES DUCA – R.A: 1038439825

NILZETE ALVES DE CARVALHO – R.A: 1045506078

DESAFIO PROFISSIONAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL

DIREITOS HUMANOS

Atividade elaborada para fins de avaliação do 3º semestre, História da Educação e pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos, oferecido pela Anhanguera Educacional - Uniderp, sob orientação da Professora Tutora Katiane Pereira dos Santos.

LUCÉLIA – SP

- 2016 -

Sumário

Resumo.................................................................................................................................... 04

Introdução................................................................................................................................ 05

Avaliações Externas................................................................................................................. 06

EMEF Carlos Bueno................................................................................................................ 08

Desempenho e Comparação de Resultados na Prova Brasil................................................... 10

Conclusão................................................................................................................................. 12

Referências Bibliográficas....................................................................................................... 13

RESUMO

 

A desigualdade educacional é uma das mais acentuadas em nosso país, mesmo quando nos tratamos de escolas públicas do mesmo estado e também da mesma cidade. Com o objetivo de reduzir e acabar com essa desigualdade, o Inep lançou avaliações em larga escala, como a Prova Brasil.

Sabemos que essas desigualdades educacionais, muitas vezes, são resultados de um mal planejamento escolar, mas nem sempre depende somente da gestão escolar, e sim de alguns fatores externos como meio social, nível socioeconômico, ambiente familiar, entre outros. Tendo isso em vista, a Prova Brasil, além de avaliar dos níveis de aprendizagem, busca averiguar quais são esses fatores externos que podem estar diretamente ligados ao rendimento escolar dos alunos.

 A partir desses dados obtidos pela Prova Brasil, analisaremos o rendimento da EMEF Carlos Bueno, que atende à uma parte da população carente da cidade de Lucélia – SP, comparando os resultados obtidos pela escola, com outras do município, do estado e do país, afim de observar os principais pontos causadores dessa desigualdade.

INTRODUÇÃO

Uma das maiores dúvidas a serem sanadas hoje em nosso país, é como acabar com as desigualdades em que nosso país se encontra, sejam elas sociais, educacionais ou financeiras. Isso, porém, parece ser tarefa impossível, pois nos pequenos detalhes é que surgem essas desigualdades.

Observando o panorama educacional em que o país se encontra, é possível notar grandes mudanças, em toda a área de ensino. As culturas estão se diversificando, assim como os costumes, fatores diretamente ligados à vida dos alunos, o que pode influenciar, tanto positiva, quanto negativamente. Podemos notar, que essas mudanças não ocorrem somente de fora para dentro da instituição escolar, mas ao contrário também. Sendo assim, devemos observar por diversos ângulos, de onde está surgindo o problema.

Uma má gestão escolar, falta de coerência entre os interesses dos professores e equipe diretiva da escola pode acabar com o rendimento do aluno. Porém, a sociedade com a qual ele convive, o ambiente familiar em que ele está inserido e até mesmo a posição social diz muito sobre a aprendizagem do aluno. Mas também, os fatores externos não podem responder por si só. O conjunto formado pela comunidade e pela escola é essencial para a formação de nossos jovens.

AVALIAÇÕES EXTERNAS

Avaliação Externa: avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho. Essas avaliações buscam assegurar a qualidade da educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos.

Avaliações Externas Brasileiras nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de sistemas de avaliação do ensino brasileiro, desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (276.3 Kb)   docx (118 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com