TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  27/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Aparecida S.C.L Pereira Ra: 6789388836

Eleni Ap. Pedroso Ra: 6788364759

Risieli Ap. Botassini Ra: 6928415720.

Lais Ribeiro dos Santos. RA: 6947471397

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

                         

Santa Bárbara D Oeste/ SP

Setembro/2015

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Aparecida S.C. L Pereira. RA: 6789388836

Eleni Aparecida Pedroso. RA: 6788364759

Risieli Aparecida Botassini. RA: 6928415720

Lais Ribeiro dos Santos. RA: 6947471397

ARTE, CRIATIVIDADE E RECRAÇÃO

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Arte, Criatividade e Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora á Distância Sandra Márcia Fernandes Pedagoga e da tutora presencial Sandra Márcia Fernandes Pedagoga.

Santa Bárbara D Oeste / SP

Setembro/2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

2.RELATO DAS MEMÓRIAS DO GRUPO.............................................................................5

3.REFLEXÃO SOBRE AS VIVÊNCIAS DO GRUPO.............................................................5

4. QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÃNEA...............................6

5. QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, COM BASE NAS PROPOSTAS DESTES DOCUMENTOS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADES ARTÍSTICA..................................................................7

6. PLANO DE AULA

7. A IMPORTÃNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DA SENSIBILIDADE INFANTIL................................................................................................................................10

8. CONSIDERAÇÕE FINAIS..................................................................................................12

9. BIBLIOGRAFIA..................................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Com esse trabalho, queremos mostrar como a arte é de fundamental importância nos anos iniciais, pois estimula o lado lúdico das crianças, sendo assim busca subsídios para os professores para que encaminhem e busquem o aperfeiçoamento da área.

Vamos mostrar também que quando a criança é trabalhada e estimulada desde pequena são capazes na juventude e na vida adulta tornar-se agentes transformadores da cultura, da paz, da honestidade, da integridade e dos verdadeiros valores essenciais á vida humana.

Sendo assim, a importância das artes na educação infantil visa não a importância da beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo

Assim sendo o tema abordado possa mobilizar discussões, reflexões e pesquisa para um fortalecimento e democratização do educador na área artística.

 

Relato das memorias do grupo nas aulas de artes.

Relatório de Eleni Ap. pedroso.

Tenho uma memória muito rica da minha infância, relacionada ás práticas artísticas, me recordo de muitas atividades relacionada com desenho e pinturas de paisagens, bem como a criação e construção de objetos com materiais de madeira, principalmente palito de sorvete e fósforo ou dobradura com papel entre outros, tudo era realizado com muito capricho e dedicação.

Relatório de Risieli Ap. Botassini.

Tenho muitas lembranças das aulas de arte na minha vida escolar. Adorava mexer com tinta, principalmente quando misturava as cores para formar outras e também quando fazia desenho com cores quente e fria.

Relatório de Aparecida S.C.L Pereira.

Na minha época escolar, os professores eram muito respeitados, tantos pelos alunos como pela sociedade. Nas aulas de artes trabalhávamos com os recursos disponíveis, principalmente com lápis de cor, trabalhava também com desenhos tirados da cartilha e íamos ao pátio e desenhávamos no chão.

Relatório de Lais Ribeiro dos Santos.

Lembro-me que no ensino fundamental a professora ensinava aos alunos vários trabalhos de artesanato, objetos como porta-lápis, alguns enfeites e quadrinhos de parede. Utilizávamos muita sucata para fazer alguns brinquedos folclóricos e sempre quando concluíamos os trabalhos, era feita uma exposição para os pais e a comunidade. Realizávamos algumas peças de teatro, dramatizando alguns contos de fada, sendo que a professora sugeria que mudássemos algumas partes da história, tornando-a mais criativa e interessante. 

REFLEXÃO SOBRE AS VIVÊNCIAS DO GRUPO.

Durante a socialização dos relatos do grupo, chegamos a conclusão que todos os métodos adotados pelos nossos professores visavam o desenvolvimento intelectual, artístico, motor, possibilitando o despertar da imaginação e da criação através de atividades artísticas diferenciadas.

Diante disso percebemos que as atividades de cada um eram praticamente iguais e ainda nos tempos de hoje elas ainda existem, com suas varáveis e adaptações, mas que continuam utilizando diversos materiais já utilizados na nossa época. Como futuros professores, foi um consenso que utilizaremos de todos os métodos abordados, que adaptaremos para os tempos modernos de acordo com o interesse dos alunos. Iremos propor diversos temas para que possam experimentar diversas atividades como pintura, colagem, desenho, reprodução de artes com sucata para que aprendam sobre a reciclagem, massinha de modelar, argila, atividades de dança livre e com coreografias para apresentações no colégio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com