TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  21/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.826 Palavras (20 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Andressa Alves Castelini                  RA: 6577309521

Bruna Carla Silva Paula Berti           RA: 6783363034

Ilma Aparecida Totti                         RA: 6786407072

Jaqueline Amélia Rodrigues             RA: 8900870951

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação do professor-tutor a distancia.

Ribeirão Preto, 25 de setembro de 2015

                                                                            Etapa 1 - Passo 3

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.

RELATO DAS NOSSAS MEMÓRIAS ARTÍSTICAS

Aluna: Andressa Alves Castelini 

Ao me recordar das aulas de artes, lembro que o período que mais me marcou referente á essa matéria foi da 4° Série até a 8° série e nesse período sempre foi à mesma Professora, me recordo que ela gostava muita da Tarsila do Amaral, nos mostrava livros com pinturas dessa artista e sempre pedia para que tentássemos desenhar e chegar ao máximo que pudéssemos na semelhança desses desenhos. Além de Tarsila também nos ensinava vários artista como: Alfredo Volpi; Cândido Portinari; Di Cavalcanti e Anitta Malfatti, esses eram os artistas que conheci ao longo do ensino fundamental. Aprendi um pouco de cada um desses artistas, como por exemplo, que Volpi ficou conhecido como o artista das bandeirinhas e por gostar de usar diferentes cores e formas em suas pinturas. Já a Tarsila do Amaral gostava de fazer pinturas que chamassem mais atenção como figuras grandes, cada um tinham o seu toque especial. A minha professora também gostava de colocar músicas como a do Adoniran Barbosa, ela nos dizia que tínhamos que aprender músicas culturais. A professora trabalhava conosco bastantes recortes, dobraduras e artesanato como, por exemplo: caixas de leite eram transformadas em caixinha para presentes. Por algumas vezes também fomos á biblioteca onde tive oportunidade de ver de perto quadros desses famosos artistas. Para mim foi muito bom ter estudado a matéria de Artes, foi um grande aprendizado.

Aluna: Bruna Carla Silva Paula Berti

 

A matéria de artes na minha época era chamada de “Educação Artística”, o material utilizado era caderno de desenho com folha de seda, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, tesoura, cola, régua e sucata.

Nas aulas aprendi:

  • Fazer margens em folha;
  • Cores primárias;
  • Confeccionar lembrancinhas de data comemorativa com sucata;
  • Biografia e obras de pintores famosos como Candido Portinari, Pablo Picasso e Leonardo da Vinci, etc.
  • Executar várias técnicas como pintura de giz de cera derretido, pintura gêmea, etc.
  • Executar recortes e colagens diversas;
  • Executar desenhos diversos.

As aulas eram esperadas ansiosamente por todos da sala, pois era um momento de descontração da sala, sempre bem divertido.

Aluna: Jaqueline Amélia Rodrigues

Eu Jaqueline, tenho diversas lembranças de experiências vivenciadas no meu tempo de escola sobre a disciplina arte. Lembro-me que pontinhos eram feitos com canetinha hidrocor no papel e deferentes surgiam paisagens. Tive também uma professora no magistério que nos ensinou técnicas com tinta e outros matérias que hoje, mesmo depois de muitos anos, ainda utilizo na minha vida profissional cotidiana. A artes é uma ferramenta fundamental para a minha vida profissional. Adquiri habilidades com a tesoura e aprendi a valorizar o desenho do meu aluno desde uma garatuja até algo mais complexo. Percebo que graças aos estímulos e as vivencias que obtive na minha infância na disciplina de “educação Artística” (pois assim era chamada a disciplina hoje conhecida como artes) mudou a minha visão de ‘feio e bonito’.

Descobri que traços e traçados são pré-esquemas para a elaboração de todo um processo de alfabetização e que minhas experiências escolares só têm a somar ao meu trabalho nos dias atuais.

Aluna: Ilma Aparecida Totti

Nas minhas aulas de artes, assim como disse minha colega Bruna, também usávamos caderno de desenho grande, com folhas de seda, onde trabalhávamos com vários materiais, que envolvia desenhos, pinturas com guache, raspas de grafite, raspas de lápis de cor, colagem com várias texturas de materiais diversos. A professora indicava o material a ser usado e deixava o desenvolvimento a critério da nossa criatividade. Lembro-me muito da técnica do negativo e positivo, pintura em tecidos, confecções de arte origame. Havia uma sala só para as aulas de artes, uma grande sala com bancadas, máquinas para trabalho com perfuração em couro e também, uma pequena máquina que ligada na eletricidade e após aquecer, íamos trocando as pecas e queimando vários desenhos na madeira e também no couro. Trabalhávamos com argila, fazíamos peças grandes e pequenas, aprendíamos técnicas de adornamento e pinturas em argila. Trabalhávamos com miçanga, confeccionando colares e pulseiras. Aprendíamos também bordados em panos de tabuleiro. Estes trabalhos eram guardados em uma grande prateleira que havia nesta sala de aula e todo ano era realizada uma feira no colégio onde todos os trabalhos eram expostos. Tínhamos também aulas de artes dramáticas, mas só para os alunos que escolhiam participar dos teatros que seriam apresentados no colégio, geralmente nas datas comemorativas. Tenho saudade destas aulas, tive muita sorte em estudar neste colégio onde a arte era respeitada e colocada à disposição dos alunos. Isso tudo me lembro que vi no ginasial, hoje equivalente ao fundamental I, no período, hoje equivalente ao Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano, as aulas se voltavam mais para os grandes pintores, suas técnicas, os grandes compositores, formação de coral e a criatividade ficou um pouco adormecida. Mas aprendi muito e me diverti muito nestas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com