TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

 

                                                            Aline Micheski         RA: 7930699254

 Érika Novais            RA: 7377566992

Edicléia Oliveira       RA: 7531594074

 Laice Regina            RA: 7377569521

Guarulhos

Setembro de 2015

ALINE MICHESKI           RA: 7930699254

ÉRIKA NOVAIS               RA: 7377566992

EDICLÉIA OLIVEIRA      RA: 7531594074

LAICE REGINA               RA: 7377569521

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, criatividade e recreação”, sob orientação do professor-tutor presencial Thais Matteucci.

Guarulhos, 2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------04

ETAPA 01 - RELATOS SOBRE AS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.....................................................................................05

  1. Memórias Aline------------------------------------------------------------------------------------05
  2. Memórias Edicléia--------------------------------------------------------------------------------06
  3. Memórias Erika------------------------------------------------------------------------------------06
  4. Memórias Laice-----------------------------------------------------------------------------------06

ETAPA 02 - O PAPEL DA ARTE NA ESCOLA, RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO-----------------------------------------------------------------07

2.1 Qual é o Papel da Arte na Educação Contemporânea?--------------------------------08

ETAPA 03 - QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA?--------------------------------------------------------------------------------------------09

3.1 – Plano De Aula-----------------------------------------------------------------------------------10

ETAPA 04 – IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DOS TRABALHOS COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE INFANTIL------------------------------------------------------------------------------------------------12

CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------------------13

BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------------14

 

INTRODUÇÃO

        Esta Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Arte, Criatividade e Recreação tem como objetivo compreendermos e apropriarmos da importância do ensino das artes na educação infantil.

        Na primeira etapa entenderemos a importância da arte e da criatividade no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, através de narrativas autobiográficas das memórias escolares relacionadas às práticas artísticas.

Na segunda etapa, compreenderemos a função das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, e da sua função na educação contemporânea.

Na terceira etapa deste trabalho abordaremos a importância da escolha         de materiais e de atividades que levem a criança a aprender através do lúdico e das artes e os processos necessários para esta aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Abordaremos as habilidades fundamentais através dos três importantes pilares para o desenvolvimento expressivo e criativo da criança: artes visuais, músicas e danças, teatro e jogo dramático. Para fixação deste conteúdo abordado, será realizado um plano de aula que explore estas habilidades.

Finalizaremos na quarta etapa justificando a importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.

ETAPA 01

  1.  Relatos Sobre as Memórias Escolares Relacionadas às Práticas  Artísticas.

        Através do resgate das vivências escolares das práticas artísticas é possível refletimos da importância do papel do professor de propiciar o máximo de experiências e vivencias com as artes e a recreação. Esse contato trará uma consciência que se arrastará e refletirá por toda a vida do aluno, dentro e fora de sala de aula.

1.1 Memórias – Aline

As práticas artísticas que vivenciei em toda minha trajetória escolar foram de fundamental importância na formação pessoal e profissional. Tenho uma grande afinidade com esta disciplina e para minha sorte sempre tive professores que nos estimulavam a criar, pintar, encenar, dançar, desenhar, cortar e colar;

Lembro-me em especial da apresentação de final de ano e formatura do pré-primário onde fizemos uma encenação sobre o nascimento de Jesus, onde fiz o papel de um anjo. Romper barreiras da timidez, a se relacionar com os colegas foi um grande aprendizado e ficou marcado, porque era um momento de encerramento  e comemoração por completarmos esta etapa nas nossas vidas, rumo à outra escola para a 1º série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com