TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE E CRIATIVIDADE

Por:   •  5/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.998 Palavras (16 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp 

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

 

[pic 1]

(Fonte: Site tvsolcomunidade)

DÉBORA DUQUE DOS SANTOS VALVERDE RA: 4351839051

SIMONE PAIXÃO AZEREDO ROSA RA: 4571868004

ANDREA DOS SANTOS GOMES RA: 1299198536

RONIZE DOS REIS SANTOS RA: 3876763713

[1]

NITERÓI – RJ

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

Universidade Anhanguera – Uniderp 

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

SIMONE PAIXÃO AZEREDO ROSA - RA: 4571868004

ANDREA DOS SANTOS GOMES - RA: 1299198536

DÉBORA DUQUE DOS SANTOS - RA: 4351839051

RONIZE DOS REIS SANTOS - RA: 3876763713

   

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Arte, Criatividade e Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Msc. Eliane Maria da Silva Anunciação e Tutora Presencial: Margareth Braz Ramos.

NITERÓI – RJ

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................                04

MEMÓRIAS ESCOLARES.........................................................................                05

QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL?....        ..........                06

QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?........                08

QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, COM BASE NAS PROPOSTAS DESTES DOCUMENTOS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA?........................................                11

PLANO DE AULA.......................................................................................                13

A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL.................................................................................................                        14        

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................                        16

REFERENCIAS........................................................................................                        17


INTRODUÇÃO

“O que fazer para que as crianças, ao crescerem, permaneçam expressando seus pontos de vista para além da linguagem verbal – falada e escrita – e de forma ainda mais expressiva?” (PLT 535- As artes no universo infantil).

Esta é a pergunta que todo educador deveria se fazer ao pensar em um individuo criativo, crítico e atuantes na sociedade. O desenhar, pintar, riscar, brincar, dentre tantas outras atividades envolvendo as artes na infância não devem ser consideradas apenas um passatempo no universo educativo, mas sim uma forma de aprendizagem natural que faz com que a criança de sentido a sua forma de ver o mundo de maneira mui singular trazendo assim capacidade humana de ver, simbolizar, criticar e acrescentar. No presente relatório são desenvolvidas habilidades no domínio das diversas formas de linguagem, em termos de recepção e produção de sentidos, reflexões analíticas e críticas sobre as linguagens como fenômeno social, histórico e cultural e a percepção sobre diversos contextos interculturais e a relevância das manifestações artísticas. Para sua compreensão.    

O trabalho está organizado em 4 etapas. Na etapa 1 é abordado o papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, especialmente, por meio das suas próprias memórias de formação; Na etapa 2 veremos a importância da compreensão das funções das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança.  Na etapa 3 veremos o planejamento na escolha dos materiais e atividades que levem a criança a aprender por meio do lúdico e das artes. Na etapa 4 como podemos relacionar a arte e o movimento como possibilidades de expressão e, representação da criança com seu mundo.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e em sites da internet, enriquecida com algumas literaturas práticas na forma de constatar por vivencia o atual estudo.

MEMÓRIAS ESCOLARES

Registros Débora Duque:

Fiz minha alfabetização no Colégio Anchieta no Município de Niterói – RJ. Recordo que nesta fase as artes eram os maiores instrumentos educacionais utilizados em sala de aula mexiam com massa de modelar, tinta guache, argila e outros materiais como papel picado para colagem, lápis de cor e giz de cera, recortes de jornais e revistas, estes procedimentos ajudavam na coordenação motora e na liberdade de expressar a criatividade. No ensino Primário (hoje Ensino Fundamental I) passei para o Colégio Plínio Leite, também situado na cidade de Niterói e onde estudei até o colegial, havia uma maior influencia para a dança, geralmente introduzida pela cultura de várias regiões brasileiras, danças típica, o frevo e a quadrilha sempre estavam presentes em festas com tais temas. A partir do Ginásio (Ensino Fundamental II) as artes eram mais cobradas, aprendíamos sobre noções de espaço, cores e trabalhos de maquetes, participávamos de feiras de ciências onde era necessário fazer cartazes e murais, lembro-me também de participar de um concurso de desenho onde os melhores seriam expostos na associação Médica Fluminense em Niterói, e o meu foi um dos escolhidos para a exposição, minha mãe ficou muito orgulhosa. A arte sempre esteve presente no meu processo educativo e cada etapa, fosse através de desenhos, colagens ou desfiles, elas contribuíram para minha criatividade, pois a partir de exercícios como estes descobria que era capaz de fazer algo diferente, percebia que meus limites poderiam ser vencidos a partir do momento que me dedicasse aquilo e conseguia expor com mais segurança minhas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (83.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com