TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.664 Palavras (19 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 19

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão bibliográfica

Eduarda Nikaelly da Silva ALVES[1]

Geovana Pereira EVARISTO[2]

Renilde Nascimento CARVALHO[3]

Valdomir Marques de SOUSA[4]

RESUMO

O presente artigo trata sobre a importância das contribuições da Literatura no contexto da Educação Infantil, tendo como objetivos analisar, investigar e por fim verificar como a literatura atua na criança nos diversos aspectos da sua vida. Trata-se de uma revisão bibliográfica apoiada em estudos de teóricos como (FREIRE, 2000); (COSTA, 2007); (KRAMER, 2011, p. 41); (SALES; KONZEN, 2016); (SILVA; GONÇALVES, 2020); (ZILBERMAN,1998); (VALADÃO et al., 2021) e (SANTOS; BEZERRA; GALLOTTI, 2020); A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, fundamental para a revisão de literatura realizada. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados artigos retirados de bases de dados como Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e EDUCA. Buscando uma busca mais detalhada e específica, serão utilizadas palavras-chaves. Elas são: “literatura”, “educação infantil” e “leitura”. Estas serão pesquisadas em português e inglês para alcançar um maior número de estudos sobre o tema. Com base a uma pesquisa qualitativa.  Diante das reflexões abordadas, pode-se concluir que a Literatura Infantil é de extrema importância, pois é fonte de informações, valores e cultura, exercendo um papel importante na formação da criança em seus aspectos cognitivo, social, afetivo, linguístico, incentivando-a a desenvolver seu senso crítico e reflexivo desde a primeira etapa da Educação Básica.

Palavras-chave: Literatura; Educação Infantil; Leitura.

ABSTRACT

This article deals with the importance of the contributions of literature in the context of Early Childhood Education, with the objective of analyzing, investigating and finally verifying how the literature acts on children in the various aspects of their lives. This is a bibliographic review based on studies by theorists such as (FREIRE, 2000); (COSTA, 2007); (KRAMER, 2011, p. 41); (SALES; KONZEN, 2016); (SILVA; GONÇALVES, 2020); (ZILBERMAN,1998); (VALADÃO et al., 2021) and (SANTOS; HEIFER; GALLOTTI, 2020); The methodology adopted was a bibliographical research, fundamental for the literature review performed. To carry out this research, articles from databases such as Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and EDUCA were used. For a more detailed and specific search, keywords will be used. They are: "literature", "early childhood education" and "reading". These will be researched Portuguese english to achieve a greater number of studies on the subject. Based on qualitative research.  In view of the reflections addressed, it can be concluded that Children's Literature is extremely important, as it is a source of information, values and culture, playing an important role in the formation of children in their cognitive, social, affective, linguistic aspects, encouraging them to develop their critical and reflective sense from the first stage of Basic Education.

Keywords: Literature; Early Childhood Education; Reading.

INTRODUÇÃO

A contribuição da Literatura é muito importante no incentivo da formação do hábito de leitura em crianças, principalmente porque, é nessa faixa etária de vida da criança onde que os hábitos de leitura começam a ser formados. A Literatura é o caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

O presente artigo trata sobre a importância das contribuições da Literatura na aprendizagem da Educação Infantil, tendo como objetivo analisar as contribuições da mesma para a aprendizagem na Educação Infantil; além de descrever quais as contribuições da literatura na Educação Infantil; bem como investigar como a literatura é inserida na Educação Infantil; e por fim verificar como a literatura atua na criança nos diversos aspectos da sua vida.

O tema do presente artigo caracteriza-se de forma necessária para a sociedade pois mostra a importância da introdução da literatura na vida do ser humano desde cedo e revela quão importante é mantê-la durante todo o processo de desenvolvimento do ser humano; sendo a escola uma Instituição que permanentemente está a serviço da sociedade, essa que exige de seus cidadãos algumas competências, entre elas, a prática da leitura e escrita.

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a leitura deve fazer parte de toda a vida escolar do aluno, com livros de acordo com a faixa etária de idade, para que a compreensão seja completa. Nosso interesse pessoal acerca do tema em discussão enquanto desempenhamos o papel de professor é o de utilizar as histórias infantis que são fontes enriquecedoras de informações culturais, de valores sociais, fundamentais para a construção da subjetividade, da sensibilidade e da linguagem da criança, contribuindo para a formação de um futuro leitor. Assim sendo, as contribuições da Literatura para a aprendizagem na Educação Infantil são desta forma, uma ferramenta que poderá auxiliá-los nessa tarefa.

Este estudo foi desenvolvido através de uma revisão sistemática da literatura. Este método é usado para responder a uma pergunta sobre um problema específico relacionado a determinado tema, através de pesquisa por artigos científicos de fontes confiáveis (TYBEL, 2018).

O presente artigo está fundamentado nos estudos dos seguintes teóricos que versam sobre o tema como, (FREIRE, 2000); (COSTA, 2007); (KRAMER, 2011, p. 41); (SALES; KONZEN, 2016); (SILVA; GONÇALVES, 2020); (ZILBERMAN,1998); (VALADÃO et al., 2021) e (SANTOS; BEZERRA; GALLOTTI, 2020);

2 DISCUSSÕES

2.1 AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Entende-se Literatura como sendo textos de linguagem mais simples direcionados às crianças, no qual possam ler e compreendê-los. A Literatura Infantil  teve sua origem muito antes do surgimento da escrita; dava-se de forma oral, através de contos, cantos, poemas e fatos contados por adultos e passado de geração à geração dentro do ambiente familiar ou não.

Historicamente, ela surgiu através dos primeiros livros escritos para as crianças no final do século XVII, representa uma variedade da vida e de estímulos ao ser humano, visto que as histórias são acarretadas por vários saberes, importando o leitor a outros tempos, outros lugares, estimulando-o a fantasiar, imaginar, refletir, exprimir emoções, voltando-se tanto ao mundo real quanto ao mundo imaginário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com