TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICUDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA NA LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

Por:   •  28/7/2017  •  Artigo  •  6.724 Palavras (27 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 27

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - INCISOH

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA NA LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

Edna Maria Santos Silva¹

Sandrimar Correa de Souza²

Valdeth Rodrigues Pereira Vale³

RESUMO

Este artigo procede de uma pesquisa bibliográfica que visa abordar as dificuldades de aprendizagem da escrita na Língua Portuguesa dos alunos surdos no ensino regular, destacando a importância de um contexto histórico voltado para uma trajetória de vida ao decorrer do tempo, e a inclusão do bilinguismo linguístico no ambiente escolar como uma proposta eficaz no processo de alfabetização, garantindo duas línguas para a aprendizagem, que são elas; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que é a língua natural do surdo e a Língua Portuguesa (LP) a língua oficial do país. Este trabalho traz para a discussão a questão dos desafios/dificuldades encontrados no processo de alfabetização dos alunos surdos, assim cabendo discutir sobre as propostas equivalentes para o ensino/aprendizagem e metodologias contextualizadas; sendo adaptada à realidade e cultura dos alunos surdos. Pois a maioria das crianças surdas apresentam dificuldades para atribuir sentido ao que lê, aprendem as técnicas de decodificação e codificação. Além da importância de ressaltar a escrita em si do aluno surdo e quais as principais dificuldades em estruturar gramaticamente um texto uma vez que a alfabetização da escrita é um processo lento, que não significa que o aluno surdo não irá aprender. Ressalta-se que a alfabetização na Língua Portuguesa na modalidade escrita requer tempo e compromisso com o ensino/aprendizagem, pois a aprendizagem da escrita é um processo que merece uma ação contínua por parte dos alunos surdos do interprete/tradutor e do professor regente.

Palavras-Chave: Surdos; Dificuldades; Escrita; Alfabetização.

ABSTRACT

This article comes from a bibliographical research that aims to address the learning difficulties of writing in Portuguese Language of deaf students in regular education, highlighting the importance of historical context back to a path of life over time, and the inclusion of language bilingualism in the school environment as an effective proposal in the process of literacy, ensuring two languages learning who are they; Brazilian sign language (LIBRAS) which is the natural language of deaf and the Portuguese Language (LP) the official language of the country. This work brings to discussion the question of challenges/difficulties encountered in the process of literacy of deaf student as well and discuss on equivalent proposals for teaching/learning and contextualized methodologies; being adapted to reality and culture of the deaf students. Because most deaf children present difficulties to assign meaning to what you read, learn the techniques of decodificaçã. In addition to the importance of emphasizing the writing itself deaf student and what are their main difficulties in structuring a text grammatically since the literacy of writing is a slow process, that does not mean that the student deaf will not learn. It should be noted that literacy in Portuguese Language in writing requires time and commitment to teaching/learning, for learning the writing is a process that calls for a continuous action on the part of deaf students of interpreter/translator and the Regent's professor.

Keywords: Deaf; Difficulties; Writing; literacy.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema as dificuldades de aprendizagem da escrita na Língua Portuguesa dos alunos surdos no ensino regular, pesquisa pautada nos seguintes objetivos: objetivo geral: abordar as dificuldades apresentadas na escrita da Língua Portuguesa de alunos surdos no processo de alfabetização. Objetivos Específicos: descrever e explicar principais dificuldades de aprendizagem dos alunos surdos na escrita da Língua Portuguesa, demonstrar práticas pedagógicas existentes e eficazes para o ensino da Língua Portuguesa e escrita no processo de alfabetização para alunos surdos e discutir a importância do bilinguismo linguístico na inter-relação de um ensino possível com LIBRAS e a Língua Portuguesa. 

Diante das dificuldades apresentadas pelos os alunos surdos no processo de aprendizagem, as escolas devem sempre adaptar as propostas educacionais, adotando o bilinguismo como um meio eficaz para alfabetização dos mesmos, reconhecer que a escola é um local de socialização e desenvolvimento pessoal, que permite ao aluno surdo conhecer sua cultura e a cultura do ouvinte.

Torna necessário reconhecer que ainda existem dificuldades a serem discutidas, analisadas e vencidas. No que se refere à alfabetização da Língua Portuguesa (LP) e principalmente sobre a escrita do aluno surdo.

A problemática norteadora desta pesquisa é saber: Quais as principais dificuldades apresentada na escrita dos alunos surdos? A hipótese norteadora desta pesquisa é afirmar que a principal dificuldade de aprendizagem da escrita na Língua Portuguesa dos alunos surdos no ensino regular são as metodologias usadas nesse processo de aquisição da escrita que ocorrem de forma sistemática sem contextualizar com a realidade dos mesmos e vê-se a necessidade de trabalhar os conteúdos de acordo com o cotidiano dos educandos, fazendo assim com que os mesmos possam ter entusiasmo para com os estudos e possam se interessar pelas aulas.

Para a realização deste trabalho foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica descritiva, fundamentada em teorias baseada em trabalhos de autores como Pereira (2009), Quadros e Schmiedt (2006) e Salles et al (2004). Objetivando um enriquecimento da proposta escolhemos imagens de atividades e produções de textos de alunos surdos que apresenta dificuldades na Língua Portuguesa escrita. A seleção das imagens foi feita de forma aleatória sendo que as escritas são de alunos que têm a LIBRAS como L1 e a Língua Português escrita como L2 e estão matriculados na rede regular de ensino. O material coletado é útil, de boa qualidade e oferece informações precisas. A pesquisa foi realizada partindo de estudos e levantamentos bibliográficos que aconteceu no decorrer da pesquisa.

A escolha do tema surgiu a partir das aulas de LIBRAS que tivemos no 6° período do curso de Pedagogia, o que motivou-nos o interesse de identificar as dificuldades apresentadas por alunos surdos na escrita, visto que temos na família pessoa surda que apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com