TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA PRÁTICA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  18/1/2023  •  Artigo  •  4.965 Palavras (20 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 20

ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA PRÁTICA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Elaine Nascimento da Silva¹

Erika Lima¹

Yeda dos Santos Santos²

RESUMO

O presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância da realização de diversas estratégias de leitura em sala de aula, proporcionando um ambiente agradável e dinâmico de modo que promova o gosto e o prazer por tal prática, visto que esta, não tem sido utilizada por alguns professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acarretando aos alunos a desmotivação e o desinteresse pela mesma. Enfoca o conceito de leitura, a importância desta na vida de todos perante a sociedade letrada, abordando o papel da escola e do professor no ensino e aprendizagem da leitura, e também, as estratégias de leitura como prática que irá motivar, despertar e incentivar o aluno para o conhecimento e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, contribuindo para a formação de leitores competentes, autônomos, críticos e reflexivos. Caracterizando a leitura como uma prática social na formação do cidadão, dando maior ênfase a sua importância e aprendizado, sendo esta concebida como um instrumento de acesso ao conhecimento, à cultura e à aquisição de novas experiências que irá proporcionar ao aluno, novos meios de contribuir e atuar na sociedade como um cidadão conhecedor de seus direitos e deveres, participando de forma ativa. Aborda ainda a experiência vivenciada durante a intervenção que ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental I da rede pública de ensino da cidade de Manaus-Amazonas. O que se pretende neste artigo é despertar a conscientização de todos nós educadores para a urgência de se repensar as práticas e estratégias de ensino que envolve a leitura na formação de um sujeito pensante e agente de sua própria história. O referido trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada à luz dos teóricos FREIRE (2011); KLEIMAN (2004) e (2008); LERNER (2002); MARTINS (2003); SILVA (2011); SOLÉ (2009) e SOUZA (2011).

Palavras-chave: Leitura. Estratégias. Práticas.

ABSTRACT

This article aims to show the importance of carrying out various reading strategies in the classroom, providing a pleasant and dynamic in order to promote the taste and the pleasure of such a practice, as this has not been used by some teachers in the early grades of elementary school, bringing students the motivation and lack of interest in it. Focuses on the concept of reading, the importance of this in lives of all before the literate society, addressing the role of schools and teachers in teaching and learning to read, and also the reading strategies as a practice that will motivate, awaken and encourage student to the knowledge and development of their cognitive abilities, contributing to the formation of competent readers, autonomous, critical and reflective. Featuring reading as a social practice in the training of citizens, placing greater emphasis on its importance and leaning, which is designed as a tool for access to knowledge, culture and gaining new experiences that will provide the student, new ways to contribute and act in society as a citizen knowledgeable of their rights and duties, participating actively. Also addresses the experience lived during the operation which took place in a school of elementary school of public schools in the city of Manaus, Amazonas. The aim of this article is to raise awareness of all of us educators to the urgent need to rethink the practices and teaching strategies that involves reading in the formation of a thinking subject and agent of its own history. This work it is a literature founded in the light of theoretical FREIRE (2011); KLEIMAN (2004); and (2008); LERNER (2002); MARTINS (2003); SILVA (2011); SOLÉ (2009) and SOUZA (2011).

Keywords: Reading. Strategies. Practices

.

"Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”

Monteiro Lobato

INTRODUÇÃO

O Brasil nas últimas décadas tem investido muito na prática de leitura, esses investimentos tem se intensificado nos últimos anos no campo educacional, através de projetos e programas de leitura que estão espalhados por todo o país. Tem-se percebido a grande necessidade do uso das estratégias de leitura em sala de aula, uma vez que alguns alunos chegam ao 5º ano sem saber ler e escrever. A prática de leitura ao mesmo tempo em que forma leitores competentes tem sido um dos grandes desafios, não somente para os alfabetizadores e professores de língua portuguesa, mais da educação em geral.

 O artigo apresenta um trabalho de pesquisa realizado a partir de observações do estágio supervisionado, em uma escola de Ensino Fundamental dos anos iniciais, e tem como objetivo enfatizar sobre a importância das estratégias de leitura em sala de aula, visando a formação de um leitor ativo que sabe o que lê, porque lê e que assume sua responsabilidade ante a leitura num processo em que essa aprendizagem envolve habilidades de compreensão, leitura, decodificação, procedimentos e estratégias cognitivas que os levem a entender o conteúdo de um texto. Neste, também reforçamos o conceito de leitura, a sua  importância, o papel da escola, dos professores e da família no processo de ensino-aprendizagem da leitura, salientando que nesta perspectiva a leitura exige uma postura ativa do sujeito mediador desse processo, de levantar os conhecimentos prévios dos alunos, fazer previsões, identificar suas dúvidas e outras dificuldades ao longo da leitura, para que possa ser estimulado o gosto pela leitura e ao mesmo tempo formar leitores competentes com autonomia para construir, dialogar criticamente através de uma forma específica e sistemática.

1 CONCEITUANDO LEITURA

        O conceito de leitura não se restringe apenas a decodificação das palavras, é também um processo que resulta na interação entre o sujeito leitor e o texto, onde são necessários os conhecimentos linguísticos e extralinguísticos que irão permitir sua interpretação. Kleiman (2004, p.10) concebe a leitura como: “uma prática social que remete a outros textos e outras leituras”. É um processo que consiste na aquisição de informações que são transmitidas por códigos ou idiomas. Quando dominamos a leitura, somos capazes de participar ativamente na sociedade, podemos abrir caminhos para novos conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico, realizando e resolvendo atividades de outras disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com