TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

Por:   •  5/12/2022  •  Artigo  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 10

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

 BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

Beatriz Bento Alves¹

Mayara Barbosa Costa ²

        

RESUMO

O Presente trabalho tem como intuito mostra uma análise as vivências educativas, e objetivar a importância da inserção dessa prática como proposta pedagógica, tomando com foco de análise o lúdico com o facilitador da aprendizagem, o ato de brincar faz parte da infância e da vida da criança. Brinquedos e brincadeiras fazem parte do patrimônio da humanidade, ficam eternizados em suas memórias afetivas e favorece para seu desenvolvimento global, portanto esta pesquisa tem como objetivo principal validar a importância da prática lúdica no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil como ferramenta pedagógica fundamental, de aprendizagem vivenciando uma rotina cheia de alegria, diversão e desenvolvimento, atrelado ao conceito de aprender brincando reforçando o papel do professor como mediador nesse processo. Em parceria das tarefas contribuindo para que os objetivos propostos nas atividades lúdicas com as crianças sejam alcançados, para isso ferramentas utilizadas pesquisas em livros e site de buscas, para compreender o conceito lúdico procurando diagnosticar como os mesmos podem idealizar na Educação Infantil.

Palavras-chave: Brincadeiras. Ludicidade. Educação Infantil.

1. INTRODUÇÃO

Diante de tantas formas de se trabalhar a educação, destacamos o uso do lúdico como uma das peças principais do processo de aprendizagem. O lúdico é a forma de desenvolver o conhecimento, unindo a criatividade, através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, músicas, danças de forma que a criança aprende a desenvolver a coordenação, o equilíbrio, a atenção, a imaginação e a memória.

A atividade lúdica muito correspondente ao brincar tem na educação o compromisso de produzir prazer e diversão ao educando, despertando sua curiosidade, facilitando o seu entendimento, consequentemente o aprendizado. A educação demanda mudanças e o lúdico sem dúvida alguma está introduzido nesse contexto, de modo de faz-se necessário que a prática, a ludicidade, seja assimilada como educação e não apenas diversão.

Este trabalho abrange o desenvolvimento das crianças na educação infantil, entre as muitas oportunidades que são oferecidas pela escola. É preciso compreender que o professor tende a buscar novos métodos que tornem suas aulas mais significativas e interessantes, despertando a curiosidade das crianças.

Ao planejar suas aulas, professor precisa saber qual será seu objetivo, para que possa alcançá-lo. Compreendendo que a Educação Infantil requer do brincar, pois para as crianças não há nada mais encantador e prazeroso do que está interagindo e se divertindo com os colegas através do aprender brincando.

O aprender brincando na Educação Infantil abrange em tornar o processo-ensino aprendizagem uma forma natural de se construir conhecimento, partindo da espontaneidade da criança à sistematização de saberes, que se produzem em meio a interação proporcionada pelas brincadeiras. A partir desta abordagem, surge a importância do aprofundamento dos conhecimentos sobre a aprendizagem infantil.

A Ludicidade é um termo que compreende a utilização e jogos e brincadeiras para estimular o processo de ensino e aprendizagem. Ela permite a interação da criança com o meio que está inserido impulsinando o desenvolvimento de inúmeras habilidades na construção da identidade para uma infancia autônoma e consciente. lúdico é a parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Jogos brinquedos e brincadeiras são elementos que fazem parte da infância das crianças aonde a realidade e eu faz de conta intercalam-se.

Neste contexto, tem o objetivo de trazer uma reflexão da importância e da valorização do lúdico na educação, como ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil, apontando seus benefícios em relação à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, reforçando o papel do professor como mediador neste processo, atribuindo a visão das escolas ao proporcionar ambientes adequados para que os objetivos das atividades lúdicas propostas com as crianças sejam alcançados, e por fim, salientar que educação lúdica pode ser o melhor caminho de interação entre os adultos e as crianças e entre as crianças entre si para gerar novas formas de desenvolvimento e de reconstrução de conhecimento.

Pois quando bem aplicada a ludicidade poderá contribuir para a melhoria do ensino do educando fazendo com que ele seja capaz de relacionar fatos e ideias, construir sua identidade e autonomia, ter o conhecimento de si e do mundo.

Para Ferraz e Fuzari (1993,p.86), “Brincar na infância é o meio pela qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamentos a respeitos do mundo, das coisas e das pessoas com as quais convive”. Portanto, não se trata apenas do ato de brincar, estão inseridos neste contexto diversos fatores como o desenvolvimento da autonomia, motricidade, criatividade, identidade, imaginação,  imitação, senso de justiça, convivência, socialização, proporciona o estabelecimento de regras aprendendo a lidarem com as perdas e frustações.  

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Durante muito tempo a brincadeira era classificada uma atividade sem intenções educacionais, sendo apenas uma atividade espontânea da infância. Atualmente o brincar se traduz em um dos diretos infantis, assegurado por lei, O Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Art. 16, inciso IV estabelece que toda criança tem direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”. (BRASIL, 1990, P.19). Este direito vem reforçado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, ao afirmar que “As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira”. (BRASIL,2010, p.25).

        A importância do brincar tem sido cada vez mais ressaltada como mediadora na aprendizagem. Mais do que organizar espaços de brincar em si, a nossa proposta tem uma estratégia maior, que transcende o espaço físico. Processa-se na transformação do indivíduo que utiliza o jogo ou o lúdico como elemento da cultura infantil, como facilitador das relações sociais entre crianças e adultos, como portador de conhecimento e valores que favorecem as relações interpessoais, e as dinâmicas de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com