TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE”

Por:   •  26/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

GOVERNO DE MATO GROSSO

SEDUC - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ROSÁRIO OESTE – MT

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

GILMARA NUNES OLIVEIRA MODESTO

“A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE”

Rosário Oeste - MT.

                                                                   2019

1 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema deste plano de intervenção Pedagógica, objeto de estudo, se deu por presenciar casos concretos, experiência no Laboratório de Aprendizagem, palestras, vídeo aulas, leitura de artigos e por meio de conversas com colegas de trabalho, professores que se preocupam com o desenvolvimento cognitivo de alunos que são diagnosticados com dificuldade de aprendizagem.  O lúdico é um tema considerado de grande relevância, pois consiste em analisar e pesquisar sobre o brincar e os jogos que são utilizados para sanar ou minimizar as dificuldades do educando.  

O presente trabalho versa sobre o lúdico, e o mesmo objetiva investigar como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. Vale ressaltar que a ludicidade desenvolve na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem, que está em formação.

O lúdico se constitui num recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente.

Todas as atividades em que as crianças necessitam de atenção e concentração ao participarem dos jogos e brincadeiras auxiliam no amadurecimento cognitivo, e consequentemente o lúdico também pode servir de estímulo para o desenvolvimento da criança.

2 OBJETIVOS


2.1 GERAL:

Detectar as dificuldades diagnosticadas pelos professores da Unidade Escolar a ser desenvolvido a presente intervenção, e assim desenvolver a ludicidade no processo de letramento e alfabetização dos alunos do 3º ao 6º ano e implantar o lúdico como principal ferramenta nas estratégias pedagógicas a serem desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem.


2.2 ESPECÍFICOS:

  • Resgatar a autoestima do aluno;
  • Analisar qual a visão dos professores regentes a respeito do lúdico como ferramenta educativa para a alfabetização;
  •  Oportunizar aos alunos atendidos no Laboratório de Aprendizagem o acesso a textos que contemplem vários gêneros textuais com o intuito de desenvolver nos alunos o hábito da leitura, seja por meio de livros, revistas, gibis, textos digitais (celular, tablet, notbook e computadores), utilizando estratégias pedagógicas complementares;
  • Desenvolver atividades pedagógicas juntamente com os professores regentes, com a finalidade de propiciar uma melhor aprendizagem aos educandos;
  • Adquirir competência na leitura, escrita, interpretação, bem como, nas problematizações matemáticas;
  • Escrever ortograficamente correto;
  • Desenvolver o raciocínio logico;
  • Reconhecer o jogo e o brincar como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;
  • Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura, produções e interpretação de textos e resolução de questões que envolvam as quatro operações.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Já no dicionário Aurélio, o lúdico corresponde à “jogo ou diversão”. Logo, sua estrutura não se finda apenas no jogar, brincar, e no movimento espontâneo. A evolução semântica da palavra "lúdico" não parou apenas nas suas origens, ela acompanhou as pesquisas de Psicomotricidade. Assim sendo, o lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial do comportamento humano. De modo que a sua definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo.

Com o pensamento obsessivo de que a alfabetização se limita às quatro paredes da sala de aula e o método adequado dá ao professor o controle da alfabetização de seus alunos, o próprio professor entra em conflito. O lúdico enquanto recurso pedagógico deve ser encarado de forma séria e usado de maneira correta, pois a funcionalidade da educação lúdica só estará garantida se o educador estiver motivado e preparado profissionalmente para realizá-lo.

Logo, o papel do educador é intervir de forma adequada, deixando que o aluno adquira conhecimentos e habilidades, as atividades lúdicas devem visar sempre um resultado, e uma ação dirigida para a busca de finalidades pedagógicas que contribua na aprendizagem. É fundamental que a escola ofereça a criança ambiente agradável, no qual, se sinta bem e a vontade, pois o aluno deve se sentir como integrante do meio em que está inserido. A criança aprende através da atividade lúdica a encontrar na própria vida, nas pessoas reais, a complementação para suas necessidades. Por isso, necessário se faz repensar acerca do conceito “lúdico”, o que vem ser de fato e qual o objetivo das atividades lúdicas, sugerindo como decorrência à valorização dos jogos e brinquedos. Com relação ao tema em estudo, Vygotski argumenta:

“É na brincadeira que a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário. A criança vivência uma experiência no brinquedo como se ela fosse maior do que a realidade, o brinquedo fornece estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência da criança. VYGOTSKY (1992,p.117)”.

O aparecimento do jogo e do brinquedo como fator do desenvolvimento na aprendizagem proporcionou um campo amplo de estudos e pesquisas, e hoje é questão de consenso a importância do lúdico. Dentre as contribuições mais importantes destes estudos, acerca da ludicidade podemos destacar: As atividades lúdicas possibilitam fomentar a "resiliência", pois permitem a formação do autoconceito positivo; As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que, através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente; O brinquedo e o jogo são produtos de cultura, e o uso dos mesmos permite a inserção da criança na sociedade; Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação; Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento; Brincando a criança desenvolve potencialidades, ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com