TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

Por:   •  15/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

ESTADO DE SANTA CATARINA

MUNICÍPIO DE NOVA VENEZA

CENTRO EDUCACIONAL CHAPEUZINHO VERMELHO

TURMA: Pré-escolar

PERÍODO: Matutino

PROFESSORA: Graziela De Luca Formigoni

SEQUÊNCIA DIDÁTICA “É BRINCANDO QUE SE APRENDE!”

TEMA: Aprendizagem divertida

JUSTIFICATIVA:

Esta sequência didática tem como finalidade integrar os jogos e as brincadeiras ao processo de aprendizagem, e assim de forma lúdica, propiciar estímulo e prazer às crianças, além do acesso ao conhecimento significativo.

Os jogos e brincadeiras vêm ganhando cada vez mais espaço no cotidiano escolar, uma vez que nós professores mediadores do conhecimento os reconhecemos como mecanismos facilitadores no processo ensino-aprendizagem. Devemos vislumbrá-los e incorporá-los à prática pedagógica como estimulantes reais de desenvolvimento da aprendizagem, inteligência, imaginação, interação, criatividade e várias outras habilidades, e não somente como meros passatempo. Cabe ao professor juntamente com a escola, compreenderem a importância da utilização dos jogos e brincadeiras na prática pedagógica, possibilitando às crianças diversas situações em que vivenciem a ludicidade como meio para se apropriarem da aprendizagem significativa.

Desta forma, serão propostas atividades que possibilitem integrar as diversas áreas do conhecimento, promovendo reflexões e atitudes que permitam novos comportamentos em relação à leitura de mundo de cada criança. O tema será trabalhado de forma dinâmica, para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser desenvolvido com maior interesse por parte dos mesmos, através da participação e reflexão de forma crítica e democrática. A temática proposta é realmente maravilhosa para se trabalhar, pois está inserida no cotidiano e imaginário de cada um. O intuito maior é incentivar as crianças e lhes dar motivos para participarem com entusiasmo e muita vontade de aprender da referida sequência didática.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar às crianças uma aprendizagem focada no lúdico, tendo os jogos e brincadeiras como ferramentas principais na aquisição do conhecimento significativo.

EIXOS CURRICULARES:

Movimento, Música, Artes, Matemática, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Vivenciar, a partir do brincar e jogar, laços de companheirismo e vínculos afetivos;

 Proporcionar momentos de reflexão sobre o ganhar e o perder, respeitando as regras e combinados estipuladas em cada prática proposta;

 Promover e estimular a linguagem oral e escrita e a matemática;

 Reconhecer e identificar os numerais de 0 à 50 e sua respectiva quantidade;

 Construir a ideia de adição, relacionando-a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com