TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.580 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANGÉLICA ADRIANA BÁRBARA - RA: 6500241922

JOSEANA DUARTE VIEIRA -   RA: 9978021122

NATHÁLIA CAROLINA MIANI - RA: 7980695167

NILVANA BUFFONI MARTELLI -   RA: 7701630030

SANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS - RA: - 7536620883

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, -4º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Carla Diniz Bastos Lima Rocha.

Ribeirão Preto

Abril/2015

Esta ATPS  tem como objetivo conhecer a importância da organização e estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro.

Etapa 1

As características do Sistema de Ensino Brasileiro

A importância da educação para a sociedade é algo extremamente rico em atribuições de valores.

Os primeiros anos na Educação Infantil se torna de fato parte dos princípios da sociedade, devido ao desenvolvimento do ser humano como pessoa, como cidadão.

Isso mostra a importância do cidadão como professor. E mostra também a necessidade de aprimoramento dos mesmos.

O professor necessita de mais cultura, visão de futuro, qualidade de ensino (quando ainda aluno), aprofundamento na questão tecnologia, para que possa de forma qualitativa passar para a sociedade, os ensinamentos aprofundados da educação a ser ensinada.

Entendemos que a tecnologia hoje facilita de forma a deixar com que seus conteúdos possibilitam a falta de interesse, de aperfeiçoamento, de qualidade no material, no material a ser preparado de forma manual, pensativa, praticada pelo professor.

O profissional deve usar a tecnologia para agregar mais conhecimento, de forma a se beneficiar e levar as seus alunos, interesse, conhecimento, aprendizado.

A tecnologia hoje é uma ferramenta que se faz muito importante no nosso dia a dia. Trazendo novos aspectos para elaboração e planejamento para a parte teórica e pratica, de sua atuação em sala de aula.

O professor precisa se conscientizar e entender a importância da qualidade do ensino que transmite a seus alunos, e passar a dar o devido valor, ao que esta ensinando passando para a sociedade quando criança, que ainda está formando o seu cidadão para viver na civilização.

De forma que esse seja beneficiado por seu aprendizado, e aprender então os princípios da sua cultura.

A partir dai da se inicio a vida de seres extremamente importantes na nossa civilização, dando continuidade no Ensino Fundamental. É importante que o professor e a sociedade e governo entendam o valor desse profissional de forma a beneficiar ambas as partes, e que os ensinamentos possam agregar valores para a sociedade em geral.

Referente ao Sistema Político Pedagógico, entende se que a escola busca aprimoramento, planejamento e que maior seja seu estado de independência  pedagógica.

O professor deve buscar junto à sociedade a satisfação escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para que seus objetivos quanto aos seus alunos sejam alcançados de forma qualitativa, já que esse é o maior interesse quanto à formação do aluno em seus princípios, cultura, ensinamento, aprendizados e desenvolvimento seguido das famílias de seus alunos, que tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento social de cada ser humano.

O MEC (Ministério da Educação) foi criado em 1930 e ao longo desses oitenta anos, foi criada a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que proporciona novas leis.

O nível político nas escolas Estaduais e Municipais é muito alto de fato que as mesmas são sustentadas por seus governos.  

Hoje a Secretaria da Educação fala de ensino de qualidade nas suas escolas, o que para a sociedade não tem um nível de qualidade favorável.

Na opinião da sociedade hoje o Sistema de Ensino é precário, faltando investimento financeiro, planejamento e estrutura física e segura para que alunos e professores possam frequentar as escolas com tranquilidade.

Em 30/12/2013 a Revista Agencia Estado publicou uma matéria referente ao Sistema de Ensino no Brasil e deixou claro que o Brasil segundo a PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) ficou em 57º lugar entre os 65 países participantes.

Hoje devemos reconhecer que a situação do nosso Sistema de Ensino é precário conforme vemos nos programas de TV, rádios, revistas, internet e sociedade.

Temos sim alguns exemplos a serem seguidos no nosso país mais são poucos e isso temos que reconhecer.

Assim como nosso governo tem que reconhecer e admitir a precariedade do nosso Sistema de Ensino.

O MEC por sua vez disponibiliza seus projetos para a sociedade e professores através de seu site, mas não dá espaço para argumentações ou opiniões, sendo que as reuniões publicas não são realizadas com frequência e quando acontecem não tem a divulgação necessária para a participação dos professores e população.

A falta de planejamento, estrutura e reconhecimento da importância da nossa educação reflete a decadência no Sistema de Ensino é visível e inaceitável

Etapa 2

Principais Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos

O ensino fundamental de nove anos, foi implantado pelo MEC, com o objetivo de uma educação de qualidade, e para um convívio maior no ambiente escolar. A criança ingressara na escola no período de três anos até cinco anos de idade. A partir do sexto ano ela iniciará o ensino fundamental, encerrando aos 14 anos, e também a idade dessa proposta é diminuir a repetência e a evasão escolar.

Cada fase ou série do Ensino Fundamental terá uma carga horária anual de 800 horas, com o mínimo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar. As atividades escolares devem ser desenvolvidas, diariamente, numa jornada mínima de quatro horas. Entendem-se como aula, as atividades curriculares envolvendo professores e alunos realizados na sala e em outro espaços da escola e da comunidade como: biblioteca, laboratório, quadra de esporte, pátio, jardins, espaços culturais e de lazer da comunidade, outras escolas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (351.7 Kb)   docx (188.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com