TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Org e Met do Ensino Fundamental

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS – Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

PEDAGOGIA – 3º ANO – 5º SEMESTRE - PERIODO NOTURNO

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Professora – Ruth Casteliano

ANDREIA GUIMARÃES DA SILVA – RA 6731339269

CRISTINA LOPES DA SILVA ANTUNES – RA 6653370889

ELAINE SOARES DA SILVA – RA 7040516442

JOELMA BATISTA DA SILVA – RA 6731335036

MÔNICA IZABEL DA SILVA SALES – RA 6823480339

SANDRA COSTA NEPOMUCENO – RA 6825489279

São Paulo

2015


ETAPA Nº1 – PASSO Nº3

A criança é pura espontaneidade, necessidade, liberdade, não sente culpa, não tem malicia, é inocente e sua vida consiste em brincar, conforme diz Nietzsche. Os adultos realmente deviriam viver como criança, pois, a criança quando brinca ela aprende, tem novas ideias, cria, imagina, interpreta, não sente vergonha de suas criações, e se não gosta apaga, rasga e faz outro. Toda criança deve ter o direito de brincar e de preferencia deve crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreensão, a família tem que preparar a criança para viver em sociedade individualmente, ser educada em ambiente de paz, dignidade, tolerância, liberdade e solidariedade. A criança precisa de proteção e cuidados, pois, a mesma não tem maturidade física e intelectual para se defender, e essa proteção não é só dos pais, mas sim jurídica, e a criança precisa desta proteção antes e depois do seu nascimento. Criança é todo o ser humano menor de 18 anos.

Alguns direitos da Criança, conforme esta na Convenção:

  • Não pode haver descriminação de nenhum tipo com a criança, ela deve ser respeitada.
  • Estabelecimento que tenham criança devem oferecer proteção, segurança e saúde, e que esses locais sejam adequadamente fiscalizados.
  • O Estado deve respeitar os direitos e responsabilidades dos pais e da família, na orientação da criança de uma forma que corresponda ao desenvolvimento das suas capacidades.
  • O Estado tem a obrigação de garantir a sobrevivência e desenvolvimento da criança, pois, toda criança tem direito a vida.
  • Toda criança quando nasce tem direito a receber um nome e também uma nacionalidade e na medida do possível conhecer seus pais e ser criada por eles, caso alguma criança seja privada de seus direitos o Estado tem a obrigação de proteger e de fazer com que sua identidade seja restabelecida o mais rápido possível.
  • Toda criança tem o direito a liberdade de expressão, tem o direito de expor seus pontos de vista de obter informações, dar e conhecer ideias e informações.
  • O Estado respeita o direito da criança à liberdade de pensamento, consciência e religião, pois o Estado respeita o direito dos pais e a orientação que eles passam para seus filhos.
  • A criança tem a liberdade e o direito de se reunir e de aderir ou formar associações.
  • O Estado tem obrigação de combater o deslocamento de criança para o estrangeiro, sendo levada por um dos pais ou por estrangeiro.
  • A criança tem o direito de dar, expor sua opinião livremente, sobre qualquer questão que lhe digam respeito e de ver sua opinião levada em consideração.
  • A criança tem o direito de ser protegida contra intromissões na sua vida privada, na sua família, residência e correspondência, e contra ofensas ilegais à sua honra e reputação.
  • O Estado deve garantir à criança o acesso a uma informação e a materiais adequados, de fontes diversas e encorajar os órgãos nacionais e internacionais de divulgar informações que seja de interesse social e cultural para proteger a criança contra materiais prejudiciais ao seu bem-estar.

Como podemos ver, a criança tem seus direitos, e os pais e o Estado devem fazer de tudo para que essa criança tenha uma infância adequada, livre, cheias de brincadeiras e de prazerosas aprendizagens para que no futuro possa ser um adulto que saiba se relacionar, expor opiniões, ter senso critico. Mas sabemos que as coisas não são tão fáceis assim, ainda é preciso mudar muitas questões para que uma criança tenha uma infância adequada e uma escola que seja voltada para o desenvolvimento total da criança, conforme esta na Constituição e a LDB/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação representam um grande avanço conceitual, colocando a educação infantil como primeira etapa da educação básica, que tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0-6 anos, com a promoção dos aspectos físicos, psicológicos, sociais, intelectuais e culturais. Mesmo com esses avanços muitos municípios não se organizaram para formular uma politica e o projeto pedagógico que integrem o cuidar e valorizar a educação como forma de socialização, autonomia moral, desenvolvimento de competências e participação na vida cultural da comunidade.

A Criança com deficiência: Das possibilidades às necessidades.

O Referencial Curricular de Educação Infantil 1998 constitui-se em um conjunto de referencias e orientações didáticas, trazendo como eixo do trabalho pedagógico: “O brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil e a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma (p.13)”. O grande desafio é “inclusão da diferença” Isto significa assegurar o atendimento às necessidades básicas, de desenvolvimento sócio afetivo, físico, intelectual e, ao mesmo tempo, garantir o avanço na construção do conhecimento, mediante procedimentos didáticos e estratégias metodológicas adequadas às necessidades de todas as crianças. A criança com deficiência tem necessidades e possibilidade de conviver, interagir, trocar, aprender, brincar e de ser feliz, algumas vezes de forma diferente.

As Diretrizes Nacionais de Educação Infantil para Educação Especial (2001) recomendam a inclusão de crianças com deficiência em programas de creche e pré-escola que tenham por objetivo o desenvolvimento integral, o acesso à informação e ao conhecimento historicamente acumulado, dividindo essa tarefa com os pais e apoio dos serviços da comunidade. O maior desafio para a Educação hoje é modificar-se e aprender a conviver com dificuldades de adaptação, gostos, interesses e níveis diferentes de desempenho escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (818.2 Kb)   docx (450 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com