TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS –Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Alunos:

Célia de Oliveira Castro - RA: 3815668429

Izabela Garcia da Silva- RA: 5570143515

LaylaRayane S de Araujo - RA: 4300067722

Maria Helena Mendes da Silva- RA: 4300067730

Sarah Nascimento - RA: 4300067728

 

 

 

Professora tutora Presencial: Verônica Silva

ProfessorEAD DistânciaMaria Cloilde

Professor tutor a Distância: Edina Domingues

VALPARAISO DE GOIÁS - GO

2014


INTRODUÇÃ0

Conclui-se neste trabalho, a importância da educação no ensino Fundamental de nove anos, que além de contar com toda escola para construção de um ensino de qualidade e melhor atender as necessidades da educação inclui também um tratamento político, administrativo e pedagógico, como objetivo de um número maior de anos do ensino,sendo obrigatórioassegurara todas as crianças maiores oportunidades de ensino na aprendizagem, não dependendo apenas do aumento de tempo da permanência na escola, mas também do emprego mais eficaz desse tempo e a associação que ambos podem contribuir significativamente para que os estudantes aprendam mais e de maneira mais prazerosa.

Principais características do Sistema de Ensino Brasileiro

As Principais características do Sistema de Ensino Brasileiro consistem nos direitos estabelecidos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) é a mais importante lei brasileira que se refere à educação. Sendo aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96. Criada para regulamentar e ordenar a educação brasileira, suascaracterísticasprincipais são:

- Estabelecer que todo cidadão brasileiro tenham o direito e acesso gratuito ao Ensino Fundamental (9 anos de estudo);

- Aponta para que este direito seja, gradativamente, levado também ao Ensino Médio.

- Determina a função do Governo Federal, Estados e Municípios no tocante à gestão da área de educação;

- Estabelece as obrigações das instituições de ensino (escolas, faculdades, universidades, etc.);

- Determina a carga horária mínima para cada nível de ensino;

- Apresentar diretrizes curriculares básicas;

- Aponta funções e obrigações dos profissionais da educação.

Discussão sobre as estrutura e o funcionamento da Educação

Infantil e o Ensino Fundamental no Brasil

A educação temvários pontos importantes, e o país tem sedesenvolvidomuito com a educação de nossas crianças, principalmente porque a educação básica é o primeiro nível do ensino escolar, e compreende três etapas: a educação infantil (para crianças com até cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).

Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta aLDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Também é um objetivo da educação básica fornecer os meios para que os estudantes progridam em estudos posteriores, sejam eles no ensino superior ou em outras modalidades educativas. A educação infantil tem como foco o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.

Apesar da correlação existente entre a idade dos alunos e onível das modalidades de ensino, as leis e regulamentos educacionais garantem o direito de todo cidadão frequentar o sistema de estudo regular em qualquer época. No entanto, também é uma obrigação do Estado garantiraos jovens e adultos meios para que possam acelerar seus estudos,e assim alcançar uma formação equivalente à educação básica.Com objetivos próprios e formas de organizaçõesdiversas.

Atribuições do MEC

As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da competência no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de instrução, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de ensino, zelando pela qualidade do ensino do cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Compete ao Conselho e às Câmaras exercerem as atribuições conferidas pela Lei 9.131/95, emitindo pareceres e decidindo privativa e autonomamente sobre os assuntos que lhe são pertinentes, cabendo, no caso de decisões das Câmaras, recurso ao Conselho Pleno.

Nesse período o Ministério da Educação se esforçou pela ampliação do estabelecimento de ensinode nove anos, considerando o acesso a essa etapa, e ainda, a necessidadede aumentar a duração da escolaridade obrigatória. Finalmente em 06 de fevereiro de 2006, a Lei nº11. 274 instituiu o ensino fundamental de nove anos com a inclusão das crianças de seis anos de idade. Com essa nova lei, o numero de alunos aumentará no sistema educacional, especialmente aquelas pertencentes aos setores populares, uma vez que as crianças de classe mediam e alta já se encontram, majoritariamente, incorporadas ao sistema de ensino. Para programar o Ensino Fundamental de 9 anos, as redes municipais e estaduais passaram por um período de transição  em que os dois sistemas coexistem. Durante esses anos, as escolas atribuíram utilizando as duas matrizes curriculares: a antiga, para o ensino fundamental de oito anos (até que a ultima turma que ingressou na antiga 1ª série se formar na 8ª série), a nova para o ensino fundamental de Nove anos. Mais do que simplesmente aceitar as matriculas das crianças de seis anos de idade.

As ampliações do estabelecimento de ensino buscam ainda, providências para o atendimento das necessidades de recursos humanos aos professores gestores e demais profissionais daeducação, uma política de formação continuada em serviços, o direito ao tempo para o planejamento pratico pedagógico. As vantagens do ensino fundamentalde nove anos de duração é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e propicie umensino de qualidade, desenvolvendo e qualificando suas oportunidades de aprendizagem. Porém vem às desvantagens se compararmos que o ensino é metodológico, a obediência, e o silencio são os meios considerados fundamentais para o desenvolvimento dotrabalho, e a disposição das carteiras em que as crianças sentam atrás um da outra. O ritmo é diferente de Educação Infantil. Quando a expressão lúdica da criança é mediada de maneira a intervir no seu processo ensino aprendizagem, essa expressão pode garantir seu direito a uma cultura que respeite seu processo de construção do pensamento, permitindo-lhe a vivenciar nas linguagens expressivas do jogo como instrumento simbólico da leitura e da escrita de mundo. A criança de seis anos aprende por meio do lúdico, ela não deveria entrar para o sistema do Ensino Fundamental sem que isso fosse levado em conta. O problema não esta na quantidade de anos, mas na qualidade, é necessária uma ampla reestruturação na forma de ensino e na qualificação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (318 Kb)   docx (317.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com