TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Organização e Metodologia do Ensino fundamental

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME: Francileide Moura Araujo                 RA: 437659

NOME: Skálett Emme de Souza Paulino       RA: 430310

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor Carlos Catini.

        

Aparecida de Goiânia/GO

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho contém a coletânea de textos que envolvem os conceitos e pressupostos da organização e estrutura do ensino brasileiro, bem como a finalidade do ensino fundamental e os limites e possibilidades presentes na gestão da educação.

Também contem importantes apontamentos sobre a estrutura de organizações auxiliares da escola, bem como suas formas de funcionamento e as contribuições para os alunos e funcionários.

Aparecida de Goiânia/GO

2015

AS ATRIBUIÇÕES DO MEC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

O direito à educação e ao conhecimento inclui o direito de saber o que significa, hoje, estar no mundo como crianças, adolescentes e jovens.” Arroyo, 2004

O Ministério da Educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.

O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica também foi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.

No Brasil a Política Educacional tem como dimensão, o foco privilegiado nas principais características do Ensino Fundamental. A educação infantil e fundamental através de perspectivas constrói uma reflexão mais crítica sobre a educação brasileira. Tecnologias e metodologias novas avançam a todo instante para contribuir com o ensino aprendizagem, facilitando a construção ou planejamento do conteúdo. O MEC dentro desse contexto propõe que o professor não só ensine o conteúdo, mas que as atividades sejam mediadas de modo produtivo e dinâmico, trabalhando assim a relação social entre os indivíduos.

Aparecida de Goiânia/GO

2015

A Estrutura Regimental do MEC, só ficou realmente estabelecida pelo decreto n° 4791 de 22 de julho de 2003. Depois desse decreto 4.791 que teve como objetivo estabelecer uma estrutura regimental na educação brasileira, que dá a todos os brasileiros o direito a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, o EJA, a educação profissional

Para todos. Com essas atribuições o MEC estabeleceu ainda o direito à educação especial, trazendo assim um avanço na educação brasileira.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Assegurar a todas as crianças um tempo mais longas no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade é a proposta do Ministério da Educação (MEC) com a implantação do ensino fundamental de nove anos. O programa prevê que aos seis anos de idade a criança esteja no 1º ano do ensino fundamental e termine esta primeira fase, ou seja, o 9º ano, aos 14 anos. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2003 e ser implementada a partir de 2004.

As escolas brasileiras tinham até 2010 para se adaptar ao novo formato do Ensino Fundamental, que agora passa há durar nove anos: a Pré-Escola será o novo 1º ano. Uma das ideias dessa proposta é diminuir os índices de evasão escolar e repetência. O 1º ano constitui uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento. 

Aparecida de Goiânia/GO

2015

Possibilitar que a criança seja de fato alfabetizada sem que lhe seja negado o acesso aos conhecimentos das demais áreas e sem a obrigação de ser alfabetizada em 200 dias letivos.     A medida busca minimizar diferenças entre o ensino público e o particular, além de diminuir a defasagem do sistema educacional brasileiro em relação a padrões internacionais. Educadores de todo o país perguntam-se: quais são as reais vantagens dessa mudança? Como aproveitar isso da melhor maneira possível?

È importante lembrar que quando se trata de crianças de sete anos ou mais de idade que nunca frequentaram a escola, essas já chegarão ao Ensino Fundamental de nove anos com uma significativa defasagem idade-série/ano. Assim, nos parece necessário analisar outras possibilidades de enturmação e especialmente, criar programas de correção de fluxo escolar. No que se refere ao tempo escolar, pergunta-se: por que não organizar os anos escolares, principalmente os iniciais, em ciclos didáticos pedagógicos? Talvez tenha chegado o momento de os sistemas de ensino aprofundar os estudos sobre os ciclos de aprendizagem, diferenciados de séries ou anos de estudos. A implantação do Ensino Fundamental de nove anos supõe um período de transição para a necessária adequação às novas regras, o que, por sinal, está implícito na Lei nº 11.274/2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (317 Kb)   docx (321.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com