TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS multidisciplinar pronta

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto[pic 1]

Curso de Pedagogia

Atividade Prática Supervisionada:

Planejamento de um Projeto Educativo

Unidade: Ribeirão Preto

Curso : Pedagogia

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

Turma: Sexta e Sábado

Tutor à distância: Gilse T. Lazzari Perosa

Período: 5o semestre

Alunos:                                        RA:

Ribeirão Preto 25 de maio de 2015

Introdução

Após Leitura e análise do livro Aprendizagem Baseada em projetos Guia para Professores de Ensino Fundamental e Médio, notamos o quão importante se faz necessário mudanças na educação tendo como primordial a  mudança de atitude das escolas, alunos, professores, funcionários, todos precisam de inovações.

Pode-se iniciar tais mudanças a partir do trabalho que o professor desenvolve em sala de aula sendo o educador criativo desenvolvendo seu trabalho a partir da aprendizagem baseada em projetos , sempre buscando superar desafios, alcançar objetivos e conseguir inserir  no educando uma nova forma de aprender.

Quando o professor vai atrás de novas ideias colocando-as em prática,  com certeza essa  ideia principal nasceu através de um projeto.

Com a produção de projetos na educação começaremos a romper com a chamada prisão curricular das escolas, aprender fazendo é a forma mais natural que possa existir.

O projeto vai criar novas possibilidades facilitando a junção de outras disciplinas, fazendo com que o aluno participe do processo de produção de fatos, construindo seu próprio conhecimento, trocando informações transformando a rotina da sala de aula, traçando novas metas e novos caminhos.

Mudar é a ordem para a educação na sociedade tão carente de hoje.

A educação precisa integrar-se a essas mudanças, com a ajuda dos projetos constrói-se  assim, uma   sociedade melhor formando cidadãos mais responsáveis, mais críticos, mais criativos e preparados para um mundo melhor.

Resenha sobre Aprendizagem baseada em Projetos

Outrora o aluno em sala de aula, presenciava  uma lousa pendurada na parede e um giz na mão do professor, e o mesmo exercendo comando. Os tempos passaram, mais os professores continuam realizar a mesma prática de ensino de antes. A finalidade de outrora era o acumulo de conteúdos, e a finalidade de hoje é propor ao aluno desafios que os façam capazes de questionar, de identificar, avaliar e se tornar cidadãos críticos deste novo mundo.

É necessário proporcionar formas de aprendizagem que gerem no aluno a sua criatividade, sua atitude, sua análise crítica e seus valores. É preciso repensar a forma da educação para que o aluno venha compreender o mundo, que se aproprie dele para evoluir. Almeida (1999) atribui que a forma de envolver o aluno a educação é promovendo a liberdade e garantido ao mesmo uma aprendizagem significativa, isto só é possivel por meio de projetos. O efeito de utilizar a aprendizagem baseada em projetos é uma forma de interagir o aluno com os recursos tecnológicos e sociais que possa desenvolver liberdade e estabelecer conhecimentos na área do saber, por intermédio de informações importantes para o entendimento, a percepção, apresentação e o efeito de resolver uma situação problema.

A aprendizagem baseada em projetos oferece ao aluno a vantagem de aprender a associar-se em grupos efetuar tarefas comuns. Requer do aluno que acompanhe seu próprio desenvolvimento e suas atribuições em grupo. A aprendizagem Baseada em Projetos, exige que o aluno confronte o problema e descubra a forma de resolve-lo, além de dar tempo para o aluno estudar um assunto e ensinar aos outros o que aprendeu. Com os projetos de aprendizagem descobre-se o interesse do aluno em sala de aula e mudanças na cultura, e também na estrutura da escola, aperfeiçoa o ambiente e personaliza a educação incentivando a colaboração dos professores e  a motivação dos alunos nesse processo que é o aprender.

 Portanto, trabalhar com projetos exige desempenho e competência dos professores além de todo suporte politico-pedagógico de qualidade que a escola precisa oferecer , afinal sem o empenho da escola no âmbito estrutural e pedagógico não haverá desempenho e motivação por parte dos profissionais que a compõem..

Síntese – O Conceito de Projeto Educativo

Dentro de todo contexto lido sobre Projeto Educativo, pode-se destacar que o Projeto Político Pedagógico, é uma organização de trabalho pedagógico escolar com seus níveis, especificidades, modalidades, elaboração, organização de atividades, reflexão inicial e orientação. Tendo uma plena visão do que a escola almeja ou idealiza fazer com metas, estratégias e seus objetivos, não só nas suas atividades pedagógicas, mas também nas funções administrativas.

Chama-se Político porque é a arte e a ciência de governar, orientar, administrar e que dá rumo a gestão da escola.

Pedagógico porque é o que dá reflexão sistemática as práticas educativas contextualizando culturalmente.

O Projeto Político Pedagógico – é um elemento mediador teórico-metodológico que tem a visão de ajudar a encarar os desafios do cotidiano escolar.

O objetivo de toda escola é definir para sua comunidade escolar uma identidade, um grupo orientador de conceitos e normas que exclui a ação pedagógica diária.

O Projeto Político Pedagógico enxerga a escola em sua totalidade estratégica, não só na dimensão pedagógica, e sim, numa ferramenta essencial que ajuda a escola torna claro suas prioridades estratégicas, transformar as prioridades educacionais em metas a serem alcançadas através da aprendizagem, e traçar resultados atingidos a avaliar a sua própria capacidade.

A relevância de um projeto na educação tem haver com planejamento, assim fica mais fácil como de ser feito e onde se pretende chegar.

Um projeto bem elaborado dá segurança à escola, e facilita o trabalho, pois o mesmo esta aprofundado no projeto que conduz toda unidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com