TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps multidisciplinar

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho mostra a importância de projetos pedagógicos, onde o aluno é capaz de construir e aprimorar seu conhecimento através da interação com a professora e a sociedade. Onde questiona sobre a vida real e as outras áreas do conhecimento almejando os objetivos propostos.

RESENHAS DOS TEXTOS:

A criação e o desenvolvimento de projetos é uma forma de aproximar e envolver alunos, professores e os recursos disponíveis que os cercam. Essa interação chama-se Ambiente de aprendizagem.

A aprendizagem por projetos engloba diversas áreas de conhecimento a partir do cotidiano dos alunos ,onde desejos e interesses servem de base para o conhecimento cientifico com a intervenção do professor no momento apropriado.

No trabalho  com projetos ,professor e aluno trabalham juntos porem cada um no seu papel.

O professor é mediador ,articulador, consultor e é quem desenvolve o aluno.

Juntos professor e aluno tentam produzir algo diferente ,novo ,inovador, baseado em problemas reais do cotidiano.

O professor tem que ter uma postura e ele necessita ser inovador e criativo .Possibilitando uma compreensão ,um jeito mais fácil de aprender.

Utilizando a tecnologia ao nosso favor, internet, computador como fonte de pesquisa aproxima ainda mais o interesse dos alunos.

Segundo Piaget há diferença em fazer com sucesso e compreender o que foi feito.

Devemos criar atividades estimulantes  que atraem a atenção dos alunos e que tidos sejam envolvidos com o tema.

PROJETO EDUCATIVO:

O projeto educativo vai além da transmissão de conhecimentos ,visa a formação  de cidadãos preparados e comprometidos com a sociedade.

O processo de ensino aprendizagem  se dá através  da interação professor ,aluno e sociedade.

O professor deve discutir sobre o assunto, gerar dúvidas  e perguntas, aceitar ideias e sugestões  para que todos participem.

VÍDEO:

A problemática que mais nos chamou a atenção e nos mobilizou e nos fez refletir é o fato de crianças tão pequeninas com fardos e responsabilidades  de adultos. Onde elas deixam de aproveitar e viver  a melhor fase da vida dela “A Infância”.

Projeto: Lugar de lixo é no lixo

Publico Alvo:  3 ° ano do ensino fundamental

Objetivo Geral:

Conscientizar as pessoas quanto aos cuidados, controle e gerenciamento do lixo, possibilitando oportunidades para que interajam como cidadãos conscientes ,valorizando a sustentabilidade do meio em que vive e do planeta.

Justificativa:

Vivemos em uma sociedade de consumo onde cada vez é maior a produção de materiais que são descartáveis diariamente, trazendo uma serie de problemas que  interferem constantemente na qualidade de nossas vidas.

Partindo dessas observações ,nos propomos a  desenvolver o projeto “Lugar de lixo é no lixo”.

Embasados nesta realidade, construímos o presente projeto de conscientização  quanto a problemática  do lixo ,onde serão desenvolvidas e supervisionadas as diversas ações concretas com a comunidade escolar.

PORTUGUÊS

Leituras diferenciadas( textos, notícias e poemas)

Letras de músicas.

Procura em jornais ,notícias  que abordam o tema.

Interpretação de textos.

MATEMÁTICA

Desperdícios  no nosso país .( Representados em gráficos).

Tempo de decomposição.

ARTES

Oficinas de materiais reutilizados ( garrafas pets, caixa de papelão ,embalagens e etc.

Confecção de cartazes

CIÊNCIAS

Meio Ambiente.

Reciclagem.

Doenças causadas pelo lixo.

GEOGRAFIA

Passeio ecológico com observação sobre a realidade ambiental.

HISTÓRIA

Histórias de lixões no brasil.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Roda de conversa;

Pinturas e desenhos;

Recorte e colagem,

Brinquedos artesanais;

Leitura;

Atividades escrita e oral;

Brincadeiras;

Resolução de cálculos e problemas;

Atividades ao ar livre (brincadeiras).

APRECIAÇÃO DE:

Vídeo, música ,fotos e gravuras.

Livros, revistas e jornais.

 

Avaliação:

A avaliação do projeto será feita através da observação do envolvimento, comprometimento, desempenho e progresso dos alunos nas atividades propostas, com a montagem de um portfólio das mesmas. Avaliar não se restringe apenas em atribuir notas e sim verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem, refletindo as atitudes e a interação do professor com a classe, ajudando o aluno a progredir e o professor aperfeiçoar a sua prática pedagógica .O professor deve empregar técnicas diversificadas e instrumentos variados para avaliar seus alunos, sendo que todo resultado deve ser avaliado tanto em relação ao desempenho dos alunos quanto das atividades, possibilitando possíveis mudanças nas estratégias para atingir os objetivos propostos. A avaliação deve fazer parte da rotina da sala de aula, participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem, assumindo uma função diagnóstica e orientadora, pois ajuda o aluno a progredir na aprendizagem e o professor  pensar sobre o que quer que os alunos saibam ou façam, além de reorganizar sua ação pedagógica. Portfólio é o registro das atividades realizadas, que tem o objetivo de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Podendo ser apreciado por pais e professores, para controle e verificação dos conhecimentos adquiridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com