TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Por:   •  28/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX[pic 1]

RELATÓRIO DE PESQUISA DE CAMPO: ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Aluna: Ellen Karoine, Lidiane Karla,

Thaísa Salustino, Taynara Santana,

e Welmara Carla da Silva.

Professora: Maria da Paz Siqueira de Oliveira

Disciplina: Atividade Integradora em

Pedagogia IV

Curso: Pedagogia

Turno: Vespertino

Período:

Natal

2015

ELLEN KAROINE, LIDIANE KARLA,

THAÍSA SALUSTINO, TAYNARA SANTANA,

E WELMARA CARLA DA SILVA.

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Atividade Integradora em Pedagogia IV, no 4º período do curso de Pedagogia do UNIFACEX, sob orientação da Professora Maria da Paz Siqueira de Oliveira como requisito parcial para a aprovação na disciplina.

Natal

2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO        1

2 UMA NOVA VISÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA        2

2.1 Conhecendo um pouco mais sobre a Sociedade Professor Heitor Carrilho        3

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6


1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho consiste em conhecer os diferentes locais onde a educação acontece, além da educação formal: ONGs, hospitais, empresas, museus, presídios, instituições correcionais e sociais, entre outros. Com o intuito de descobrir quais funções e atribuições que cabe aos pedagogos nesses espaços.

O espaço não escolar escolhido para realizamos a visita técnica foi à Instituição Sociedade Professor Heitor Carrilho, localizado no Bairro de Neópolis; por ser uma instituição que desenvolve ações educativas além de sua função social perante a sociedade de proporcionar às pessoas com deficiência seu desenvolvimento, reabilitação, profissionalização e integração na sociedade, promovendo também, um trabalho direcionado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Buscamos obter o perfil do pedagogo do século XXI e sua atuação diferenciada em vários setores da sociedade, assim compreendemos a atuação do profissional pedagogo nos espaços não escolares, onde nos remete a uma reflexão mais profunda sobre a nossa formação na relação com o exercício profissional.

 Este trabalho teve por objetivo de conhecermos as atribuições, as atividades desempenhadas pelo pedagogo nesse espaço. A partir das aulas expositivas, com base nos textos estudados realizamos uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, pois, permite construir conhecimentos sobre os fenômenos humanos e sociais. Assim descrevê-los e explicá-los.

2 UMA NOVA VISÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Na instituição Sociedade Professor Heitor Carrilho, além de ser uma clínica que faz atendimentos médicos funciona também uma escola que trabalha com poucas crianças da comunidade. Mas nossa pesquisa de campo foi direcionada para a pedagoga que faz parte especificamente da clínica.

 Fomos numa segunda-feira, 09 de novembro, fazer a visita, quando chegamos lá, fomos bem recepcionas por todos que trabalham lá. Bem na hora que chegamos Janira Bezerra, a pedagoga que faz o trabalho de acompanhamento pedagógico pela clínica, estava atendendo um grupo de crianças, onde trabalhava a escrita. Ficamos lá observando e esperando ela terminar, até que um momento ela nos pediu que participássemos.

Tínhamos pouco tempo para conversar logo em seguida viria outro grupo de crianças, nessa pequena pausa, ela foi bem aberta, nos mostrando as atividades ali feitas pelas crianças, falando do grau de dificuldade das crianças e que tipos de crianças atende. Ela trabalha com crianças que tenham algum problema de aprendizagem ou que estejam atrasadas na alfabetização. Atendendo crianças da escola interna ou da comunidade ou até mesmo crianças enviadas de escolas públicas para serem alfabetizadas. Logo depois fomos acompanhadas pela coordenadora da escola para conhecermos toda a estrutura física da clínica, onde ficamos surpresas pela gama de recursos e espaços que a clínica possui, sala de psicomotricidade, sala dança, artes, biblioteca, brinquedoteca, quadra de esporte, piscina, padaria, enfim, ficamos encantadas pela variada possibilidade de se criar um ambiente de aprendizagem.

A Janira Bezerra tem sua formação docente em Pedagogia pela UFRN, fez especialização em Psicopedagogia, também pela UFRN e administração escolar na Universidade Potiguar (UNP). Mestre em Educação pela Universidade Federal, afirma que sua formação continuada se dá através de participações em cursos, congressos e seminários em todas as áreas de Educação durante os últimos cinco anos. E ainda diz que está satisfeita com esta formação.

Educadora há 30 anos, encontrou essa modalidade profissional em virtude da necessidade da Sociedade Heitor Carrilho, na qual desempenha, como principal função, a alfabetização de crianças com algum transtorno, trabalhando com uma carga horária de 40h/semanais, utilizando a responsabilidade social em seu contexto de atuação.

Na trajetória desta atuação, que perdura há 15 anos, a pedagoga conseguiu superar a dificuldade de compreender o funcionamento do cérebro das crianças. Porém, ainda encara como maior desafio lidar com o preconceito e a discriminação dos sistemas de educação, dos familiares e da sociedade em geral, e procura utilizar como ferramenta de superação estratégias e recursos que favoreçam o aprendizado tanto no sentido afetivo, quanto no sentido cognitivo.

A docente acredita que para um bom desempenho de sua função são necessários conhecimentos de filosofia, sociologia, psicologia, didática e do aprendizado da linguagem. E ainda afirma que a questão cultural interfere muito na prática educativa, pois existem coisas distorcidas na qual a criança com distúrbio não aprende. Por essa razão, considera extremamente importante a sua formação curricular profissional e procura aprimorar-se sempre que possível, participando de todos os eventos que surge na área de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com