TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO N1: OPTATIVA I LIBRAS

Por:   •  22/5/2020  •  Resenha  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO N1: OPTATIVA I * LIBRAS

1. “As línguas de sinais, ao contrário do que se pode pensar, não são universais, pois existem a Língua de Sinais Americana, a Língua de Sinais Francesa, a Língua de Sinais Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), dentre outras”. Sobre a evolução histórica das línguas de sinais, como surgiram e como evoluíram até os dias atuais? (2 pontos)

Não se sabe ao certo sobre quando surgiu a língua de sinais, em alguns locais achavam que os surdos eram capazes de se comunicar com os Deuses, já em outros países como a Grécia, eles eram marginalizados. Muitos estudiosos contribuíram para criação e evolução da língua, Bonet por exemplo, deu o primeiro passo criando um alfabeto demonstrativo e no ano de 1755, Abade L’Epée que ficou conhecido como pai dos surdos, visando a enorme necessidade de alfabetização dos surdos para uma comunicação precisa, criou a primeira escola pública para surdos na França.

Outro marco que ajudou na evolução da língua e é tido como referência até hoje, é a Universidade Gallaudet, construída em 1866 é uma universidade de ensino superior que oferece vários cursos voltados para pessoas surdas nos Estados Unidos.

Com a evolução da língua, passou a utilizar não só os sinais, mas também a leitura labial. Conforme foi avançando, e com base na língua de sinais Francesa, cada país foi se adaptando e criando a sua própria, e não são apenas gestos, cada língua possui sua gramática própria.

2. Faça uma síntese sobre identidade cultural e o processo de aculturação? (1 ponto)

Todos nos fazemos parte de um grupo, é identidade cultural nada mais é que isso, o indivíduo sofre influência do grupo pelo qual ele faz parte. E no processo de aculturação, envolve duas culturas e no final gera uma

nova, uma impõe sobre a outra, onde o individuo tem a sua identidade, mas absorve, e sofre influência gerando uma nova identidade.

Observamos muito o processo de aculturação pelos grupos que sofrem um certo preconceito da sociedade, passam por esse processo como forma de se sentir aceitos, na maioria das vezes acabam perdendo a sua identidade cultural.

3. Como surgiu a língua de sinais no Brasil? (1 ponto)

Libras foi criada com base na língua de sinais francesa desenvolvida no século XVIII. No Brasil a ela ganhou força quando o francês Huet a convite do imperador D. Pedro II veio ao Brasil para fundar em 1857 o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, no Estado do rio de Janeiro, a primeira instituição voltada ao público surdo no Brasil. E um grande fato curioso é que o INES no inicio foi voltado para surdos homens, e só em 1929 no Estado de São Paulo , com abertura do Instituto Santa Terezinha que o público de surdas mulheres ganharam espaço, tempos depois as duas escolas mudaram esse método e passaram a acolher ambos os sexos.

A luta para reconhecimento da língua e de garantias como cidadãos de direito e igualdade, tomou força nos anos 90, com eventos como A Marcha Surdos Venceremos. Em 2002 alcançaram algumas conquistas, com a Lei n° 10.436 ganharam o reconhecimento oficial de libras, a garantia da acessibilidade através da sua língua. E foi reconhecida também como segunda língua oficial de comunicação no Brasil, a primeira é o português.

4. A língua de sinais é composta cinco parâmetros. Descreva sobre cada um deles? (1 ponto)

Configuração das mãos: Várias formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal.

Ponto de Articulação: É a área do corpo na qual ou próxima da qual se articula o sinal.

Movimento: É o movimento realizado pelas mãos do enunciador no espaço.

Orientação: Direção para qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com