TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/10/2017  •  Dissertação  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A avaliação, segundo Haydt (2000), Sant’anna (2001), Luckesi (2002) apresenta-se em três modalidades. Dentre as referidas modalidades está à avaliação somativa ou classificatória. Segundo Haydt (2000), a avaliação somativa tem como função classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. O objetivo da avaliação somativa é classificar o aluno para determinar se ele será aprovado ou reprovado e está vinculada à noção de medir.

O sistema educacional, muitas vezes, tem se apoiado na avaliação classificatória com a pretensão de verificar aprendizagem ou competências através de medidas, de quantificações. Este tipo de avaliação pressupõe que as pessoas aprendam do mesmo modo, nos mesmos momentos e tenta evidenciar competências isoladas. Ou seja, algumas, pessoas que por diversas razões têm maiores condições de aprender, aprendem mais e melhor. Outras, com outras características, que não respondem tão bem ao conjunto de disciplinas, aprendem cada vez menos e são muitas vezes excluídos do processo de escolarização. Dentre as concepções de avaliação além da somativa e/ou classificatória, há também outras duas modalidades que são denominadas de avaliação formativa e a outra, de avaliação diagnóstica.

Avaliação formativa é realizada com o propósito de informar o professor e o aluno sobre o resultado da aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades escolares. Localiza a deficiência na organização do ensino-aprendizagem, de modo a possibilitar reformulações no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos. A referente modalidade de avaliação é chamada formativa no sentido que indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.

A terceira concepção de avaliação, a avaliação diagnóstica é constituída por uma sondagem, projeção e retrospecção da situação de desenvolvimento do aluno, dando-lhe elementos para verificar o que aprendeu e como aprendeu. É uma etapa do processo educacional que tem por objetivo verificar em que medida os conhecimentos anteriores ocorreram e o que se faz necessário planejar para selecionar dificuldades encontradas. Os alunos e professores, a partir da avaliação diagnóstica de forma integrada, reajustarão seus planos de ação. Esta avaliação deverá ocorrer no início de cada ciclo de estudos, pois a variável tempo pode favorecer ou prejudicar as trajetórias subseqüentes, caso não se faça uma reflexão constante, crítica e participativa. A referida função diagnóstica da avaliação obriga a uma tomada de decisão posterior em favor do ensino, estando a serviço de uma pedagogia que visa à transformação social. A avaliação deve estar comprometida, assim, com uma proposta histórico-crítica.

2.2 MEMORIAL DA MINHA VIDA ESCOLAR

Me chamo Dileide Márcia Gomes Santos, e quero contar como era minha vida escolar e como na época eramos avaliados.

Recordo - me de quando fui começar a estudar eu tinha sete anos de idade, morava na roça e era difícil chegar até a escola, andava quilômetros e mais quilômetros para chegar até a escola. No início tudo era difícil, não conseguia me envolver com os colegas e nm professores, mais complicado ainda era fazer a tarefa de casa, pois não tinha ninguem que pudesse me ensinar. Aos poucos fui conhecendo as letras, primeiro vogais, depois consoantes, depois comecei a juntar as sílabas, enfim ler algumas plalavras. Nossa quanta alegria fiquei quando comecei a ler! meus pais então, a alegria resplendia na face, pois eles eram analfabetos.

Quando comecei a ler a professora avaliava a gente com ditados e tomar a leitura, ramos sempre avaliados por notas, se errasse ganhava um x se acertace ganhava um certo. Para eu não poder errar treinava muito em casa, lia cartilhas livros, tudo para não errar.

Durante todo ano letivo, fazíamos provas, essas provas eram baseadas no conteudo estudado , na matéria dada e nas atividades do caderno. Ficávamos uma semana realizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com