TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA PÚBLICA

Por:   •  9/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES -UCAM

CINTIA CRISTINE BATISTA DUQUES

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA PÚBLICA

NOVA LIMA

2021

CINTIA CRISTINE BATISTA DUQUES

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA PÚBLICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentando ao Curso Psicopedagogia em Educação Especial da Universidade Candido Mendes -EAD

NOVA LIMA

2021

SUMARIO

1-INTRODUÇÇAO

2-JUSTIFICATIVA

2.1-OBJETIVO GERAL

2.1.1-OBJETIVO ESPECIFICOS

3-

4

5

6

7

8

Avaliação psicopedagógica na educação de alunos autistas em escola pública

1-Introdução:

  A avaliação psicopedagógica na educação especial em escola pública, é de extrema importância para o alcance de resultados satisfatórios que possam contribuir para o crescimento do aluno que está no espectro do autismo. A pesquisa tem como objetivo analisar a avaliação psicopedagógica em alunos autistas, que por sua vez, necessitam de técnicas especificas para um diagnóstico preciso e capaz de um acompanhamento com resultado eficaz.

   Em Primeiro Lugar, todos os alunos que estão no espectro do autismo, constantemente precisam lidar com a dificuldade de uma avaliação apropriada, além da falta de informação de profissionais e familiares envolvidos.

      Ademais, o transtorno do espectro do autismo (TEA) tem como características, deficiências persistentes na comunicação e interação social, movimentos repetitivos, insistências nas mesmas coisas, singularidade e são sensíveis a estímulos sensoriais do ambiente. Tais sintomas trazem prejuízos no processo de aprendizagem. Com isso, existem vários graus do autismo, sendo leve, moderado e mais avançado. Certos indivíduos diagnosticados com espectro do autismo desde muito cedo, e com acompanhado adequado, vivem tranquilamente em sociedade, constituindo famílias, sendo bons estudantes e excelentes profissionais.

  Segundo o escritor Eugênio Cunha, na prática docente é possível perceber dificuldades para elaboração de um currículo com atividades consideradas adequadas e funcionais para alunos com autismo, que favoreça a inclusão escolar e social.

2-Justificativa:

  Deve-se enfatizar a importância da avaliação psicopedagógica no espectro do autismo, afim de criar estratégias para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos de escola pública, além da interação com a sociedade e a família. Lembrando que todo esse trabalho contribui ricamente para a convivência, além de torna-los mais ativos e motivados.

  O maior desafio do profissional na avaliação psicopedagógica, e encontrar motivação nesse tipo de aluno, portanto os recursos devem ser aliados a algumas técnicas especificas, considerando o grau de dificuldade do aluno.

3-Problema:

  Sabemos que existem muitas dificuldades para lidar com o preconceito e a falta de informação acerca do autismo. Portando, deve-se investir em estudos das melhores técnicas capazes de uma avalição mais adequada com cada tipo de aluno que está no espectro do autismo. O aumento da incidência de alunos autistas é bem relevante no âmbito escolar. Lembrando que o diagnóstico não define de forma negativa a pessoa, ao contrário possibilita a busca por direitos além de uma intervenção apropriada, trazendo tranquilidade e bem-estar inclusive para os familiares. Contudo, é importante ressaltar que não existem exames específicos que detectam se o aluno é autista, o diagnóstico é dado a partir da observação do comportamento e pela análise do seu desenvolvimento.

  Trataremos de algumas intervenções e sugestões, enfatizando o diagnóstico precoce, que fortalece o tratamento de pessoas com autismo, lembrando que o diagnostico pode ser visto nos primeiros 18 meses de vida.

3.1-Objetivos geral:

  Deve-se estudar a avalição psicopedagógica na educação de alunos autistas, afim de avaliar métodos, que por sua vez, já foram comprovados e baseados em evidencias cientificas. Não só o psicopedagogo como outros profissionais como terapeutas, fonoaudiólogos, professores e familiares devem ter acesso a novas tecnologias que permitam facilitar a convivência e o aprendizado dos alunos autistas, considerando toda insegurança e dúvidas que permeiam tais profissionais que muitas vezes ficam desmotivados com a falta de resultado.

3.1.1-Objetivo especifico:

  • Entender as necessidades básicas do aluno autista através da avalição psicopegogógica;
  • Criar estratégias para facilitar o processo de aprendizagem e a convivência com a família;
  • Analisar os métodos utilizados pelos profissionais;
  • Apresentar a importância do diagnóstico precoce.

4-Metodologia:

  Citaremos algumas estratégias práticas que podem ser utilizadas na avaliação psicopedagógica na intervenção dos alunos com transtorno do espectro do autismo, como primeiramente identificar o grau de dificuldade, habilidades no desenvolvimento social, cognitivo e emocional. Depois de considerar o grau de dificuldade na interação, em conversa com familiares, principalmente o que tem mais contato com o aluno normalmente são os pais, podemos criar os primeiros passos para a intervenção. Um dos recursos apropriados são os jogos, pois eles são capazes de detectar o grau de dificuldade do aluno. Outro fator importante é aguardar o aluno responder a perguntas, de preferência que sejam curtas e objetivas. Incentivar os alunos chamarem outras pessoas pelo nome, utilizar recursos visuais como desenhos, figuras e brinquedos. Fazer pedidos que os alunos são capazes de realizá-los, como por exemplo guardar um objeto de cada vez, parece simples, mas é proveitoso para o desenvolvimento do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com