TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens

Por:   •  4/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 14

ABORDAGEM TRADICIONAL

Na abordagem tradicional, o professor é imprescindível na transmissão do conteúdo, sendo o centro do processo ensino aprendizagem, pois o seu papel é de transmitir seu conhecimento pronto e acabado, independente da vontade ou interesse do aluno.

O homem é um receptor passivo, é considerado quando ingressa na escola como uma tábula rasa, onde a escola imprimirá informações para que compreenda o mundo que o cerca.

A forma de avaliação são provas, estas vão determinar se o aluno aprendeu o mínimo exigido para cada série, caso não tenha ocorrido a aprendizagem, a reprovação faz-se necessária.

O diploma é que define a hierarquização na sociedade, Paulo Freire define esta abordagem como educação bancária, ou seja, uma educação que visa “depositar” conhecimentos, informações, dados no aluno, de forma passiva.

A memorização de datas, leis, dados é uma característica marcante nesta abordagem, além de ter o passado como modelo a ser imitado.

A escola é o local onde ocorre a educação, o professor é o mediador entre os alunos e os modelos pré estabelecidos a serem seguidos e reproduzidos.

A relação professor-aluno é vertical, onde o primeiro ocupa o papel de detentor do saber, autoridade intelectual e moral para o aluno. As atividades individuais são preconizadas, enquanto a cooperação entre os educandos é reduzida.

As diferenças individuais são ignoradas, já que há somente um método de ensino para todos, não importando as características particulares. O professor verbaliza e o aluno memoriza.

A metodologia baseia-se na aula expositiva, conteúdo pronto, reprodução automática. As matérias de raciocínio abstrato, atividades intelectuais e o verbal são privilegiadas e as notas são como aquisição do patrimônio cultural.

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA

Os comportamentalistas ou behavioristas acreditam que a experiência é a base do conhecimento.

O aluno é como um recipiente de informações e reflexões e a educação se preocupa com o que é observável ou mensurável.

O meio ambiente influencia o homem, dessa forma, o homem é produto do meio.

A educação está ligada à transmissão cultural e o sistema educacional tem como objetivo promover a aquisição de novos comportamentos, ou seja, instalar e manter os comportamentos considerados desejáveis para a sociedade.

Os comportamentos desejados dos alunos serão mantidos e instalados através de reforços: notas, elogios, prêmios, entre outros e é de responsabilidade do educador garantir a aquisição do comportamento desejável.

Para Skinner é preciso programar o ensino e estabelecer o objetivo a ser alcançado, a aprendizagem será garantida pela programação do professor.

O educador é visto como um planejador, um engenheiro comportamental, planejando melhor os reforços de acordo com as respostas desejadas.

Surge a individualização do ensino, ajustando às necessidades de cada aluno para potencializar sua aprendizagem, desempenho.

Skinner se preocupa em como fazer o estudante estudar e consequentemente na mudança comportamental, se preocupa em constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos. A avaliação é realizada no decorrer do processo, fornecendo dados para os próximos reforços e comportamentos a serem modelados.

Fica claro que o que não é programado não é desejável e a cooperação entre os alunos não é enfatizada, por outro lado, o aluno é assistido mais individualmente, o que não era possível na abordagem tradicional.

ABORDAGEM HUMANISTA

Nesta abordagem, consideram-se as tendências ou enfoques encontrados predominantemente no sujeito. Analisa do desenvolvimento considerando –se a literatura mais difundida e estudada no Brasil, tem-se dois enfoques predominantes: O de C. Rogers e o de A. Neill.

Papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano. O ensino centrado no aluno, é derivado da teoria, também Rogers na, sobre personalidade e conduta, essa abordagem dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que deles resultas, centrado no desenvolvimento da personalidade do indevido, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade, e em sua capacidade de atuar, como uma pessoa integrada. Em as orientações interna que desenvolver visão autentica de cada indevido.

O professor em si não transmite conteúdo, dá assistência, sendo um facilitador da aprendizagem. A atividade é considerada um processo natural que se realiza através da interação com o professor e aluno.

O Homem e considerado como uma pessoa situada no mundo. Único quer em sua vida interior, quer em suas percepções e avaliações do mundo, é o fundamento sobre o qual o conhecimento abstrato é construído, não existem portanto modelos prontos nem regas a seguir processo e a auto realização ou o uso pleno de suas potencialidades e capacidades.

O Homem não nasce com um fim determinado sim com liberdade plena com um papel muito importante, como fator de crescimento e capacidade uma tendência a desenvolver-se a reajustar as pessoas a interagindo com outras pessoas de fé e confiança.

Concepção de homem, tem-se o conceito de tendência atualizam-te, e na aceitação do pressuposto de que a pessoa pode desenvolver-se crescer comum a todos os viventes se constrói personalidades humanas.

Para Rogers a realidade é um fenômeno subjetivo, pois o ser humano reconstrói em si mundo exterior, partindo atribuindo –lhe um significado.

O mundo é algo produzido pelo homem diante de si mesmo, o mundo teoria o papel fundamental de criar condições de expressão para pessoa, cuja a tarefa vital consiste no pleno desenvolvimento de seu potencial inerente. Que é o eu que incluir todas as percepções que o indivíduo em sim próprio organismo, de sua experiência além percepções relacionada com outros objetivos que a visão de um mundo e da realidade `desenvolvida particulares para cada indevido.

Rogers não trata especificamente da sociedade mas preocupa-se com o indivíduo e tem enorme confiança neste pequeno grupo.

Planejamento social e cultura proposto por SKINNER, Rogers coloca que a única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento Inter pessoal. Os indivíduos assumissem responsabilidade das decisões pessoais, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com