TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo,

Por:   •  12/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Claretiano – Centro Universitário

Licenciatura em História

ATIVIDADE (PORTFÓLIO) – 2º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Aluno(a): Raissa Rebeca Oliveira Pacheco Rosa

RA: 8120919

Polo: Belo Horizonte - MG

Disciplina: Psicologia da Educação

Tutor: Inaie Cordeiro

BELO HORIZONTE

2021

ABORDAGEM TEÓRICA

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

Na concepção behaviorista, seria essencial a observação comportamental no ambiente escolar. Através dessa observação seria possível compreender o comportamento através de reação, situação, causa e efeito. Para o educador, seguindo essa linha, poderia moldar o aluno com incentivos, reforçar comportamentos esperados e refrear os indesejáveis.

Como o Behaviorismo limita-se a observação comportamental, ocorre que nem todo behaviorismo poderia ser detectado, uma vez que não poderia distinguir o tipo pelo estímulo e resposta já que ficam deixadas de lado as questões particulares de cada aluno, como a vontade, a consciência, a inteligência, os sentimentos e as emoções.

PSICANÁLISE

Na Psicanálise existe uma ligação emocional entre aluno e professor, portanto o aluno que gostar de seu professor dará crédito em seus ensinamentos e será mais participante aprendendo melhor. A psicanálise permite ao criador entrar em seu consciente, sendo capaz de reparar certos traumas e, por meio dessa psicanálise, pode ajudar os alunos que sofrem de doença mental. Nesse sentido, o conhecimento é difundido de forma mais humana e menos técnica.

Nesse conceito, os papéis de aluno e professor são baseados em laços emocionais e no inconsciente particular. Embora tenha havido grande evolução no tratamento de doenças mentais, em alguns casos, ela não pode curar ou mesmo melhorar os pacientes. Portanto, se um aluno não tiver um sentimento positivo pelo professor, ele terá dificuldades de aprendizagem, e se o professor não tiver um sentimento positivo pelo aluno inconscientemente, será difícil para ele ensiná-lo.

HUMANISMO

O humanismo vê as pessoas como iguais, onde todos merecem o mesmo tratamento. Neste método, o aluno deve expressar livremente seus sentimentos de forma a buscar o conhecimento, estabelecendo um processo de aprendizagem que privilegie a autonomia, originalidade, criatividade e a auto iniciativa.

Na abordagem humanista não seria viável elaborar junto ao professor técnicas de ensino e os métodos teriam pouca valia. Portanto para as pessoas com transtornos mentais haveria dificuldades no desenvolvimento, e na manutenção do autocontrole.

GESTALT

Neste método, é recomendado que os alunos usassem suas habilidades de percepção para se desenvolverem melhor. O cérebro humano é dinâmico e usará todas as suas funções ao mesmo tempo. Os alunos usarão suas habilidades de percepção visual e espacial para se desenvolverem melhor.

Ao restringir apenas a percepção visual e espacial, a capacidade de se desenvolver a partir de outras perspectivas é perdida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com