TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGENS TEÓRICAS DO BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

Por:   •  24/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO GRADUAÇÃO LICENCIATURA  EM MATEMÁTICA

LORRAYNE BORGES LOPES

ABORDAGENS TEÓRICAS DO BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO.

VITÓRIA

 2021

LORRAYNE BORGES LOPES

ABORDAGENS TEÓRICAS DO BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO.

Portfolio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretriz para obtenção de aprovação no trabalho do 2° semestre da disciplina de Psicicologia da Educação.

Orientadora: Prof. Lilian Paula Degobi Bergamo.

Tutora: Prof. Camila Maria Fernandes.

VITÓRIA

 2021

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

Através da observação o professor molda, estimula no aluno o comportamento que deseja obter do mesmo através do reforço de estímulos desejados e com a repreensão e punição de comportamentos não desejados.

Utiliza-se incentivos de memorização e repetição de forma mecânica para obter aprendizado.

Limitado a observação do comportamento, são sendo exploradas questões individuiais, sem explorar o sentimento a inteligência e as emoções dos alunos.

PSICANÁLISE

Ligação afetiva professor/aluno, onde tal confiança no professor gera cooperação por parte do aluno que pode aprender melhor e a transmissão do conhecimento é feita de forma mais humana e menos autoritária ou técnica.

Laços afetivos inconscientes entre o professor e o aluno são nescessários para alcançar a aprendizagem, quando não há um laço por uma das partes o processo não possui a eficiencia nescessária e há dificuldades no aprendizado.

HUMANISMO

O aluno é livre pra expressar suas emoções, o aprendizado se dá através da criatividade e auto-iniciativa com autonomia e originalidade na busca do conhecimento.

No humanismo as estratégias de ensino do professor não se aplicam pois o aluno desempenha o papel de protagonista no seu aprendizado.

GESTALT

Usa-se a percepção do aluno, o cérebro humano com todas as suas funcõs ao mesmo tempo, levando em consideração a percepção visual ou espacial.

Limitado a  percepção visual ou espacial, perde-se a capacidade de explorar novas perspectivas o que gera uma limitação no desenvolvimento com baixa criatividade e dependente de uma visão sistêmica a todo momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com