TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens do aprendizado

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

                             UNIP – Universidade Paulista

Psicologia do Desenvolvimento:        Teoria da Aprendizagem

Psicologia do Desenvolvimento: Teoria da Aprendizagem

Resenha Crítica: Pinóquio às avessas

  • Abordagem Humanista
  • Abordagem Tradicional
  • Abordagem Comportamental

Stefani Gabriela Silva  –        C656ai-0

Amanda A. Ferreira Rosa  – C64ebd-1

Gabriela Mayara Fernandes  - C45cjj-2

Introdução

Pinóquio às avessas aborda um tema muito interessante, apesar de ser para o público infantil faz muitos pais e educadores repensarem o formato de aprendizagem que utilizam. O autor Rubens Alves mostra claramente que o simples fato de frequentar a escola não é o bastante para que a criança se sinta motivada, pois utiliza- se de um método rígido que não atinge o “universo da criança”.

Pinóquio às avessas (autor Rubens Alves) conta a história de Felipe, um menino esperto, curioso e que sonhava em ser um cuidador de pássaros. Porém, seus sonhos foram interrompidos ao ir para o colégio; descobriu que os adultos são aquilo que o fazem ganhar dinheiro e que as escolas existem para transformar crianças que brincam em adultos que trabalham, como bem dizia seu pai: “ser um cuidador de pássaros não é algo que cai no vestibular”.

Na escola o menino foi descobrindo que nenhum professor sabia coisas especificas, tal como o nome do pássaro azul que havia visto ao ir à escola. Todo aprendizado que lhe era dado só servia porque cairia na prova e no vestibular. Descobriu que a escola era como uma grande corrida onde uns ganhavam e outros perdiam e que fazer perguntas que os professores não sabiam responder era entendido e/ou interpretado como distúrbio de atenção. Ele sentiu dificuldades na escola até conseguir se reprimir e estudar, concluindo sua formação escolar e tornando-se “Especialista em Linguiças de Frango” - obtendo um grande retorno financeiro - mas a despeito do seu sucesso profissional não se sentia feliz.

O autor aponta uma questão pouco vista pela sociedade e um grande perigo causado ao ingressarem nossas crianças em escolas que não consideram sua criatividade e sua capacidade individual. É um livro bem trabalhado, principalmente na forma como o autor expõe as falhas da educação, mostrando que, ao contrário de Pinóquio que só vira “gente” de verdade quando vai para escola, muitas crianças (que assim como Felipe e apesar do tempo) podem ser pessoas felizes e satisfeitas com a profissão que escolheram exercer, mesmo sem a grande remuneração que a sociedade impõe.

A história é propositalmente apresentada às avessas, como se fosse uma crítica à maioria das escolas conteudistas e diretivas atualmente estabelecidas, que não se importam com os interesses dos alunos, mas sim com o que devem ser passado a eles. O autor faz um tipo de revolta para conscientizarem um ensino e uma educação verdadeira e que não roube o espaço das crianças poderem se transformar, sonhar e se realizar tanto profissionalmente quanto como ser humano.

 O escritor retratou no livro evidentemente a abordagem tradicional:

“... O que você quer ser quando crescer? Quando eu crescer quero continuar a ser o que eu sou agora: Felipe! Não quero ser outra pessoa! É claro que você vai continuar a ser Felipe, mas quando crescemos ficamos diferentes. Agora você é criança. As crianças brincam, quando você crescer deixará de ser criança e se transformará em adultos e os adultos trabalham, assim é a vida. É preciso trabalhar para ganhar dinheiro, para comprar uma casa e ter filhos. É por isso que quando alguém lhe pergunta “ O que você é”, os adultos respondem “ Sou professor, médico, advogado, engenheiro, mecânico”, os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro. Essa é a razão pelo qual você vai entrar na escola. ” (Rubens Alves, 2005, página 18).

A maior crítica feita por Rubens Alves a esse tipo de ensino é por causa da intervenção onde apenas o professor pode fazê-la, limitando os alunos a fornecer seus conhecimentos e dúvidas em sala de aula. Pede-se aos alunos uma repetição continua de exercícios, que o fazem ‘’decorar’’ o conteúdo de forma que as crianças perdem o interesse no aprendizado e deixam de se importar, trazendo assim um atraso escolar.

No livro Pinóquio às Avessas, o pai de Felipe dizia que na escola ele teria todas as perguntas respondidas, que ele saberia tudo sobre a vida, o que o decepcionou bastante. Os professores não abriam espaços para que as crianças expressassem sua forma de ver o mundo, porque assim como Felipe mencionou “ Os conhecimentos não valem por serem úteis, valem porque vão cair na prova”. Os alunos entram no colégio curiosos, com sede de aprender, entram com perguntas e saem com as mesmas dúvidas que provavelmente nunca serão respondidas.

Apesar de todos os pontos negativos Rubens Alves não declarou que a forma tradicional de ensino não fosse eficaz, que disciplina e organização não fossem precisos para um bom conhecimento acadêmico e desenvolvimento do ser humano.

Por trás da abordagem tradicional trazida pelo escritor, também percebemos a abordagem comportamental (método adotado por Skinner, com a teoria de estimulo e resposta), o comportamentalismo está em todos os lugares por ex.: por pais e mães. Certas atitudes dos pais em concederem tudo que os filhos querem podem levá-los a no futuro serem adultos sem limites, sem a maturidade que é necessária para vivenciar certos obstáculos. Na escola também é muito comum com os educadores, tendo conhecimento aprofundado ou não. Esses dois exemplos podem ser considerados um ponto negativo, pois de acordo com o estímulo a que as crianças são submetidas, podem surpreender os responsáveis apresentando um comportamento diferente do esperado.

Rubens Alves procurou demonstrar que os estudantes também têm a capacidade de se desenvolverem por si mesmo, procurando buscar conhecimento e aprimorar suas ideias. A função do educador é ‘estimular’ as crianças a terem sua própria visão de mundo. Assim como Felipe, que buscou conhecer os pássaros depois de muitos anos - quando visou sua felicidade e não os interesses relacionados aos lucros que os pais e professores incentivaram durante sua formação escolar.

Assim são estabelecidas regras que os alunos devem seguir adequadamente. O livro relatou o resultado desse sistema educacional, Felipe seguiu as metas e virou um grande especialista em linguiças de frango e muito bem sucedido financeiramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com