TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Escolar

Por:   •  4/4/2021  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SER EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ARTES, DESIGN, EDUCAÇÃO E MODA (CADEM)

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TÓPICOS INTEGRADORES III

Manaus – AM

2021/01[pic 2]

Luzia da Cruz Vilaça

Turma UNN0350106NNA

TÓPICOS INTEGRADORES III

Resumo Crítico solicitado para nota parcial da disciplina Tópicos Integradores pela Profª Polyana Milena Barros Navegante

Manaus – AM

2021/01[pic 3]

Referência: PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. Ed.16. São Paulo: Cortez,2010.

Tema: Administração Escolar

Páginas: 185-252

Resumo Crítico

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR INTRODUÇÃO CRÍTICA

A administração é uma atividade que está presente em toda as atividades na vida do ser humano, e ela é de suma importância nas escolas, pois é somente através dessa administração que é possível que aconteça mudanças significativas na transformação social do meio ao quão está se trabalhando.

A diferença entre a administração geral para administração escolar é que a administração geral, visam à produção de um bem material tangível ou de um serviço determinado, imediatamente identificáveis e facilmente avaliáveis, já a escola visa a fins de difícil identificação e mensuração. (VITOR PARO, 2010).

A escola não deixa de ser uma empresa, pois ela vende educação e os alunos são os clientes que adquirem (compram) o conhecimento, sem uma administração eficiente voltada para o trabalho escolar e suas transformações é impossível que se alcance mudanças positivas. A administração escolar que visa promover o diferente, precisa saber quais os seus objetivos, quais os métodos e técnicas que estão ao seu alcance para realizar tal diferença na vida de seus escolares e do meio ao qual ele está inserido que no caso é a escola. Segundo Marx (1983) o professor é o mestre-escola é um trabalhador produtivo, o que significa que o professor é o vendedor mais importante da escola, quanto mais em produz/transmitir conhecimento mais rico ele deixa o dono da escola, ou seja, o empresário. Vitor Paro (2010) afirma que o trabalho do professor é, pois trabalho produtivo, já que produz mais-valia para o empresário. A educação é um bem imaterial, ou seja, o aluno não necessariamente compra um produto e pronto, ele aprende constantemente, um processo de produção inseparável, pois segundo Marx (1978) não tem aula sem professor e aluno, ambos precisam um do outro para que o processo aconteça.

O processo pedagógico escolar traz o aluno como objeto e sujeito da educação, o indivíduo apropria-se de um saber que nele é incorporado, que vai acompanha-lo pelo resto da vida, pois o conhecimento é o único produto que o ser humano compra e que ninguém pode roubar.

A administração escolar quando comprometida com a educação e transformação social, busca sempre atender os seus trabalhadores e escolares, através de seus objetivos, uma administração escolar realmente preocupada com o melhor deve salientar o papel do sujeito, o que ele representa nesse processo de transformação como ser pensante e ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com