TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização ao seis anos

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nas leituras e informações, pude observar as diversas posições em relação ao tema. Ao analisar grandes pensadores que estudaram o desenvolvimento humano, constatei a importância dos fatores que se inter-relacionam e contribuem para a alfabetização,  através disso obtive diferentes percepções e conclusões a respeito da alfabetização aos seis anos.

         Em busca de pesquisas e estudos, quero abordar a teoria de dois pensadores que me ajudaram a analisar sobre o assunto proposto. Piaget e Wallon utilizaram suas teorias de formas similares para descrever o desenvolvimento da criança.Para de Wallon o desenvolvimento da criança ocorre  por estágios, com influências ora por fatores cognitivos e ora por fatores afetivos, pensando no tema quero destacar o estágio categorial, no qual ,o pensador menciona que nessa fase a criança capacita-se para o ler e escrever, dando inicio aos seis anos de idade. Já para Piaget, o desenvolvimento se sucede em períodos, suas influências são os fatores biológicos, educacionais e sociais, o pensador menciona que no período operatório a criança, sai do pensamento egocentrismo dando inicio ao pensamento lógico ocorrendo aos sete anos de idade, portanto Piaget menciona que a periodização e as faixas etárias são apenas referencias e não algo fixo, que tudo depende dos fatores de desenvolvimento mencionados.

Ao avaliar os pensadores e todo processo de desenvolvimento humano, pude observar que a interação com diversos fatores forma o desenvolvimento, podemos observar que Wallon e Piaget apenas se divergem na relação com a faixa etária mencionada.

Então será que podemos dizer que a faixa etária é um modo de verificar se a criança está habita para ser alfabetizada?  Diante desses dois pensadores e ao realizar pesquisas, não pude obter um consenso para relacionar à faixa etária a alfabetização da criança, critérios de avaliações deveriam existir para que a maturação da criança fosse analisada.

Diversos parâmetros deviam ser analisados, métodos avaliativos precisariam ser atribuídos e não simplesmente questionarmos a idade como fator principal, o propósito dessa implantação precisa ser mais claro. Outra questão a ser analisada é existe conexão da educação infantil para com o ensino fundamental? Esse é outro fator que vejo como contraditório para a alfabetização antecipada por um ano, assim como se dá continuidade ao processo de desenvolvimento humano se ampliando seja em períodos ou em estágios, pó que não poderíamos dizer que seria necessário uma relação entre o final do ensaio infantil e o começo do ensino fundamental, creio que até facilitaria no processo de aprendizagem para a alfabetização.

Percebi ao longo da pesquisar, que diversas indagações ainda precisam se analisadas para que os fatores favoráveis se manifestem do meu ponto de vista ainda não está clara a forma de implantação proposta, os fatores que  observo ainda trazem ações contraditórias para a alfabetização aos seis anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com