TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização aos Seis Anos.

Por:   •  18/8/2016  •  Dissertação  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AP II


Reflita: Qual a sua opinião a esse respeito? É importante o conhecimento sobre o desenvolvimento humano para responder a essa questão? Justifique sua resposta.
A partir da reflexão sobre as questões apresentadas, escreva um texto, com suas próprias palavras, de no máximo uma página, abordando os assuntos tratados nas questões.

 

Alfabetização aos Seis Anos.

Quando levantamos o tema “Alfabetização aos Seis Anos” vimos que um leque de opiniões se abre, isso ocorre por vários motivos, uns dos principais é o adiantamento ou a pressa do “aprender”. Muitas pessoas acreditam que quanto antes se inicia a alfabetização melhor é para a criança, mas será que a criança está preparada para viver aquela experiência naquele momento? Cada criança tem o seu tempo para aprender cada coisa, umas são mais rápidas e outras mais lentas, no caso da pressão para a alfabetização aos seis anos pode ocorrer um prejuízo para criança que ainda não está preparada para tal envolvimento.

Outro fato para se pensar é a questão de muitas crianças já cursar a Educação Infantil, muitas das quais estão em creches desde o primeiro mês de vida. O CEI diferente do que algumas pessoas pensam tem uma rotina cansativa para as crianças, pois eles já desenvolvem atividades pedagógicas desde o berçário. Essas crianças já sentem o drama das cobranças desde muito pequenas, pois há uma cobrança do Professor e de toda unidade escolar sobre aquele ser que sequer sabe como é a vida.

Se formos pensar em tempo e calcular todo o período que uma criança fica em uma unidade escolar desde os primeiros meses de vida até ela ingressar no Ensino Fundamental vemos que é muita pressão para quem ao menos conhece a própria vida, e para piorar todo esse trajeto muitas crianças cursam o período da Educação Infantil integralmente, gerando um grande desgaste e diminuindo o aproveitamento.

Não seria mais proveitoso se eles pudessem apenas ser CRIANÇAS ao ter que acompanhar toda essa pressão desde pequenas?

Por outro lado temos crianças que por vivenciarem toda essa trajetória já chegam ao Ensino Fundamental muitas vezes semialfabetizados, o que para muitos é visto como uma vantagem.

Quando falamos de Educação coletiva, vimos o quão difícil é respeitar a individualidade de desenvolvimento de cada criança, pois tanto a criança começando o Ensino Fundamental aos seis anos ou aos sete anos teremos essa diferença entre os que se desenvolvem insatisfatoriamente, os que são satisfatórios e o que superam as expectativas.

Portanto não é um ano a mais ou um ano a menos no Ensino que fará a diferença e sim como será realizada essa alfabetização, de qual modo essa criança vai ser tratada sendo respeitada pelo seu tempo de desenvolvimento e quais os reais aproveitamentos que ela terá durante esse período de Ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com