TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Alfabetização aos Seis Anos”

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pedagogia

Nome da Disciplina: Pensamento, Linguagem e o Desenvolvimento da Criança.

Nome do Tutor (a): Ana Paula Ferreira

Nome do Aluno (a): Karine Ricci Rodrigues

Número do RGM: 17078610

“Alfabetização aos Seis Anos”.·.

A Educação infantil tem uma grande importância na alfabetização, pois é nessa etapa que a criança aprende a socializar e também começa sua preparação para a alfabetização, onde é feito um trabalho através do lúdico. As crianças, muitas vezes chegavam as escolas somente com 7 anos, sem nenhuma preparação da escolaridade anterior.Acredito que a antecipação da alfabetização é muito válida, a criança tem um longo processo até chegar a aprender a ler e a escrever, para isso deve passar por várias etapas de desenvolvimento, e com essa nova legislação a criança tem até 3 anos para se alfabetizar, isso faz com que tenha um tempo maior para se alfabetizar. Ao chegar no ensino fundamental a criança também tem que ter maturidade e também ter segurança emocional, e que a família esteja sempre presente no processo de alfabetização.

Apesar de Henri Wallon defender a ideia de que o desenvolvimento infantil é modificado em estágios, e que o fim de um estagio paralelamente ao inicio de outro, ele fala que cada criança tem um nível de maturidade, pois o desenvolvimento humano depende muito de relações afetivas e cognitivas.

Jean Piaget defende também que o desenvolvimento humano apesar de seguir em uma determinada ordem, não tem uma norma rigorosa para acontecerem ou acabar.

Atuar pedagogicamente, portanto, é saber que a construção do conhecimento não ocorre de forma homogênea e nem sempre no ritmo esperado para um grupo de crianças da mesma idade. A faixa dos seis anos de idade é, assim, mais um ponto de referência para adequação ou reorganização do plano pedagógico do 1º ano do ensino fundamental.

Referencias

http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-desenvolvimento-humano-na-teoria-de-piaget/ Acesso em: 18/092016.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com