TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Alfabetização aos Seis Anos

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Caieiras 10 de setembro de 2015

Cristina G Machado RGM 15259889

APII : Pensamento Linguagem e o Desenvolvimento da Criança

“Alfabetização aos Seis Anos”
Tudo o que é executado em algum momento foi planejado, bem estruturado, creio que nada esta sendo simplesmente imposto sem previamente ter sido estudado pelo menos é o que todos esperam. Pois estamos falando de seres humanos e mesmo que sejam crianças merecem todo nosso respeito e serem tratados como iguais, pois a frase que mais se ouve é ”são o futuro do nosso pais” e como tal devem ser tratados com dignidade. Pensando nisso temos que avaliar este plano para assim termos ciência de como isto irá impactar nossas crianças, elas estão preparadas para as mudanças e se não estiverem qual seriam as concequências.  

O planejamento de um projeto pedagógico que vise o desenvolvimento e que pense em cada criança tem que ser formulado e bem elaborado , pois “enquanto profissionais da educação, poderemos melhorar o planejamento da ação pedagógica que vamos desenvolver em nossa prática educativa, adequando os conteúdos a serem trabalhados aos objetivos, que devem atender às capacidades próprias de cada período do desenvolvimento do aprendiz.”

  “ É fundamental no processo educacional ao analisarmos as interações sociais, dentro do contexto específico do processo de ensino/aprendizagem, compreendemos que conhecer o desenvolvimento cognitivo e orgânico das crianças permite uma melhor compreensão do sujeito de nossa ação pedagógica.”

Então pensando nisso será que todas estas decisões foram tomadas pensando e analisando este processo de desenvolvimento humano, pois cada individuo difere grandemente do outro, como poderemos então atender estas diferenças em sala cientes de que as vezes as diferenças são gritantes, como poderemos então suprir estas  e outras questões que surgiram no percurso a ser seguido.

Devemos conhecer e buscar nos aprofundar neste tema que é o desenvolvimento humano para que possamos atender e suprir as necessidades de cada individuo sem que nada se perca, perceber se não pulamos ou se esta nova regra não ira pular fases na vida dos pequenos que mais tarde poderam influenciar em seu desenvolvimento. Conhecer estas fases de desenvolvimento nos auxiliara em muitos aspectos na hora de lecionar e tratar com vidas.

Qual é o plano pedagógico que atendera a todos neste novo processo de desenvolvimento e aprendizagem, será que este plano foi desenvolvido por pessoas que realmente compreendem esta área, pois cabe a elas preparar e desenvolver esta estrutura que será usada para atender cada ser humano neste novo processo que se inicia e não podemos e não devemos perder ninguém pelo caminho.

“ Letrar, brincar, criar, explorar o meio, compreender regras e interagir. Depois desenvolver as habilidades necessárias para se compreender o mundo e seus desafios, entrando na escrita e na leitura quando forem mais maduras e preparadas, porque a alfabetização é um processo longo, o uso da língua está se reformulando, a forma de conviver e interagir também. Mas a escola, ainda não...”

Fonte: http://www.jornaldaeducacao.inf.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com