TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização aos Seis Anos de Idade

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

                    Alfabetização aos seis anos, falsa ideologia?

A Lei nº 12.796 da LDB diz que crianças que completam quatro e seis anos até dia trinta e um de março devem ser matriculadas na educação infantil e ensino fundamental respectivamente.

Em um mundo cada vez mais tecnológico seria valido forçar uma alfabetização aos seis anos de idade, fazendo com que a criança seja ingressada na escola aos quatro?

E o direito a uma infância rica em brincadeiras a que toda criança tem direito não seria podada com essa nova lei?

Muito se fala em padrões de educação, em nível internacional de ensino em que o Brasil deve acompanhar, mas, especificar data para que uma criança seja inserida na escola, não é o caminho. É preciso avaliar muito mais que idade, pois cada criança se desenvolve de maneira diferente, independente de meses de diferença de idade.

Vários fatores influenciam no desenvolvimento cognitivo de uma criança, dentre eles o meio estimulador ou não em que ela vive. Portanto, acredito ser inviável uma distinção de idade para que se alfabetize uma criança. Isso é forçar algo que acontece naturalmente, sem data nem hora.

Seria valido sim esse ingresso mais cedo na escola se a mesma enfatizar o lúdico nesse processo. Deve se preparar espaços para que a criança se sinta estimulada ao conhecimento, de maneira imperceptível. É necessário também a atualização de professores com o intuito de diversificar o ensino, principalmente na educação infantil e no início do fundamental, que é justamente quando ocorre o processo de alfabetização.

Para mim, antes de sancionar essas leis, o governo deve investir em espaços planejados e próprios, com profissionais capacitados em uma educação de qualidade, para que escolas sem estrutura não se tornem simplesmente um ‘’depósito’’ de crianças, robotizadas com atividades xerocadas

desinteressantes que nada acrescentam em seu intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com