TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização aos seis anos

Por:   •  17/2/2016  •  Dissertação  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 2

                             

[pic 1]

ADRIANA DA SILVA BRITO

RGM 15590241

CURSO

 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

1°SEMESTRE

2015

Alfabetização aos seis anos

          Com base nas reportagens sugeridas, as opiniões se dividem, há os que apoiam a alfabetização aos seis anos e há os que são contra. Pelo que já vimos nesta disciplina e na disciplina anterior, a criança tem um desenvolvimento contínuo até os sete anos, quando alcança uma certa maturação, pensando nisso alguns defendem extremamente o brincar na pré escola sem inserir nenhum tipo de letramento, para não interromper o “brincar” na infância para um perfeito desenvolvimento.Fico do lado dos que apoiam a alfabetização aos seis anos visto que desde que nasce a criança está inserida em um mundo cheio de tecnologias de todas as formas e que de alguma maneira ela passa a conhecer mesmo sem perceber.Na pré-escola os educadores já começam um trabalho espetacular onde a maioria das crianças vão para o 1°ano com um conhecimento favorável para sua alfabetização.Mas deve se atentar para a qualidade do ensino pois de nada adianta aumentar o ensino fundamental para nove anos se não obtivermos compromissos de toda a equipe escolar juntamente com a família.

          A questão a que me refiro é como explicar o resultado de uma escola qualquer com dois 1°anos, onde em um 90% das crianças foram alfabetizadas e o outro 60% não se alfabetizou? Visivelmente houve uma falha brutal em algum momento, e isso independe de ser aos seis ou aos sete anos, o mais importante são as formas de trabalhar, e querer equiparar as crianças de escolas públicas com as de escolas particulares não tem fundamento, se levarmos em conta o meio em que ela está inserida, sua cultura, seu nível social, enfim jamais alcançaremos os mesmos resultados.

          Ficar na escola por mais tempo sem ter o que fazer é perca de tempo e dinheiro, sem estímulo vejo que de 6° ao 9° a situação piora e os alunos chegam ao final do ensino fundamental sem saber ler e escrever corretamente. Sou a favor da alfabetização aos seis anos, mas muito ainda precisa ser feito para melhorar a educação básica no Brasil.

BIBLIOGRAFIA

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/11/27/escolas-waldorf-contestam-alfabetizacao-aos-6-anos.jhtm

http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/060217not01.asp

http://www.jornaldaeducacao.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=837&Itemid=36#myGallery1-picture(13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com