TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise teórico-reflexiva do ambiente escolar.

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente trago o relato da história de um Pedagogo e Educador chamado Loris Malaguzzi, criador da metodologia de ensino da cidade da Itália, Reggio Emilia. Em seguida através de uma analise reflexiva, falarei sobre a proposta de ensino de Loris Malaguzzi, onde sua principal característica era o Protagonismo Infantil.

Também falarei um pouco sobre as abordagens de ensino da cidade de Reggio Emilia, e como essa abordagem tão bem sucedida ficou mundialmente conhecida como a abordagem de ensino modelo para primeira infância.

2 O PROTAGONISMO INFANTIL, UM PROJETO BRILHANTE.

A pedagogia de Loris Malaguzzi mudou a realidade da cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália. Lóris Malaguzzi nasceu em Correggio, 23 de fevereiro de 1920. Para Loris Malaguzzi, a atenção deve ser primária à criança e não o assunto a ser ensinado.

Loris Malaguzzi, um homem de mente aberta, firme. O vi algumas vezes quando era pequeno, conta Enrico Duri, proprietário de uma chapelaria em uma das praças da cidade. Loris Malaguzzi faleceu em 1994, aos 73 anos de idade.

O protagonismo infantil, criado por Loris Malaguzzi, é uma palavra que vem de ‘’protos’’ e de ‘’agonistes’’, que em latim, significa principal e competidor, muita utilizado em teatro, como o ator principal da peça, ou seja, trazendo para a prática educativa, a criança é tomada como elemento central.

O protagonismo infantil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas com valores de solidariedade e respeito. O protagonismo infantil coloca o docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa em favor da autonomia.

Essa autonomia mostra para a criança que o brincar desenvolve o pensamento, através dos desenhos onde eles expressam os seus desejos e sentimentos. As crianças aprendem por descoberta e buscam soluções para situações-problema que vivenciam. Autores afirmam que este promove a atenção e a concentração e as crianças aprendem da forma que mais gostam, através de atividades espontâneas e dirigidas.

Essas crianças percebem que o seu desenvolvimento e seu aprendizado estão sendo colocado em primeiro lugar, ou seja, eles vivenciam o conhecimento, eles praticam as atividades propostas com interação e estímulos dos professores que são apenas os atores coadjuvantes dessa peça teatral que é a escola.

2.1– A METODOLOGIA DE REGGIO EMILIA E EXPERIÊNCIAS DE ESCOLAS BRASILEIRAS.

A representação simbólica é o incentivo do desenvolvimento intelectual das crianças. A música, a pintura e os desenhos são algumas das práticas educativas utilizadas nas escolas de Reggio Emilia. A proposta pedagógica criada por Loris Malaguzzi foi o marco primordial para todo o movimento ativista da educação.

Acreditava Loris Malaguzzi, que a utilização de diversas linguagens possibilitava ao crescimento do potencial de cada criança; segundo esse pedagogo brilhante, ‘’a criança possui cem linguagens que necessitam de uma escuta atenta, cuidadosa e respeitosa por parte do adulto/professor’’.

Cabendo a esse adulto/professor percorrer junto com a criança, o caminho da observação, da formulação de hipóteses e criar contextos apropriados, garantindo para as crianças um estímulo e um respeito no seu processo de aprendizagem e descoberta do mundo.

Segundo Filippini (1990 apud EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 1999, p. 147). Os educadores de Reggio Emilia falam do espaço como conteúdo educacional, contendo mensagens educacionais e estímulos a aprendizagem construtiva.

A escola inspirada no modelo de Reggio Emilia é um espaço educativo, onde o protagonista principal é a criança, em todos os espaços; estão as marcas dos trabalhos confeccionados por essas crianças. Uma das escolas que mais me chamou atenção, durante essa pesquisa, foi a de Joinville, a 176 km de Florianópolis. A diretriz tinha como inspiração a proposta reggiana, de adaptar os ambientes de acordo com os projetos e as experiências de aprendizagem.

Já na escola CMEI CID PASSOS, em Salvador, achei interessantíssima a atividade em que valorizava o protagonismo infantil, bem como as múltiplas expressões dos pequenos, expressões (corporal, musical, plástica, oral e escrita). Como eles exploram a natureza, a ideia de pesquisar imagens e textos, para obter um maior conhecimento, estabelecendo relações entre os animais estudados.

Um fator importante foi observar que todas essas escolas priorizam o desenvolvimento, a participação e o aprendizado infantil, utilizando muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com