TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise teórico-reflexiva do ambiente escolar.

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho relatamos com um olhar investigativo e pesquisador, toda a estrutura de um ambiente escolar, seus fenômenos a partir da fundamentação teórica e os específicos dados da escola na qual foi feita a pesquisa. Através de uma visita escolar coletamos dados importantíssimos para o nosso aprendizado como futuros pedagogos. Nesta produção textual primeiramente, tratamos e discutimos o espaço visitado, a realidade escolar, observou o projeto politico pedagógico da instituição pesquisada e através dele compreendemos suas proposições teóricas. Entrevistamos uma professora da instituição onde foi adquirido um pouco de informação sobre suas principais atividades e também sua concepção sobre a educação e o que precisa ser melhorado no seu ambiente escolar.

Após esta etapa, tivemos a oportunidade de perceber a essência do ato educativo dos componentes da escola em questão, podemos no decorrer desde trabalho expor para vocês o ambiente e algumas imagens da escola em questão.

Para a realização desse trabalho fomos visitar a Creche Obra Social Nossa Senhora de Fátima, localizado na Colônia Agrícola Vicente Pires Rua 04 ch 03-DF. Com o objetivo de observar e analisar a realidade e necessidade da escola visitada, para a compreensão das formas de gestão da mesma, e assim confrontar a teoria e prática a partir das analises e reflexão das realidades vivenciadas.

2 PRODUÇÃO TEXTUAL DA ANALISE TEÓRICO-REFLEXIVA DO AMBIENTE ESCOLAR.

[...] a tarefa do ensinante, que é também aprendiz, sendo prazerosa é igualmente exigente. Exigente de seriedade, de preparo científico, de preparo físico, emocional, afetivo. É uma tarefa que requer de quem com ela se compromete um gosto especial de querer bem não só aos outros, mas ao próprio processo que ela implica. É impossível ensinar sem essa coragem de querer bem, sem a valentia dos que insistem mil vezes antes de uma desistência. É impossível ensinar sem a capacidade forjada, inventada, bem cuidada de amar. (FREIRE, 1997, p.8).

O bom desempenho de uma instituição escolar acontece no momento em que todos os componentes trabalham em perfeita harmonia. Foi o que pudemos perceber ao visitar a Obra Social Nossa Senhora de Fátima, foi fundada em 07 de outubro de 1987, e desde 1988, desenvolve trabalhos de Assistência Social a crianças carentes, a Creche OSNSF prioriza a educação integral da criança no que tange todos os aspectos de desenvolvimento da integridade, sociabilidade, e diversidade , sustentabilidade humana, procurando ensinar a criança os meios para se tornarem cidadãos críticos e de respeito com o Planeta em que vivem. Proporcionando de forma lúdica todos os momentos necessários para esta aprendizagem, com empenho de todo corpo docente e comunidade.

A organização pedagógica da creche é fundamentada pelo Currículo de Educação Básica – Educação Infantil, Versão Experimental (SEE/DF,2010), sendo a Educação Infantil, como etapa primeira da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 05 (cinco) anos de idade, em seus diferentes aspectos (LDB,art.29), a creche funciona de segunda á sexta em turno integral de 7:30h ás 17:30h sendo 50 horas semanais, atende 237 crianças com idade de 02 (dois) à 04 (quatro) anos. Trata-se de uma comunidade, em sua maioria, de alunos de “classe média baixa e pessoas carentes” da cidade de Vicente Pires e do entorno. Possuindo problemas de falta de qualidade de vida, sem acesso á cultura e lazer.

O que pude notar é que a creche conta com uma equipe de funcionários muito eficazes e capacitados, onde estes sempre estão fazendo cursos e se atualizando para desenvolver o trabalho, conta ainda com o apoio dos pais, onde estes participam dos eventos e da realidade escolar.

A creche dispõe de amplo espaço para poder organizar a rotina das crianças e juntamente com a equipe organizacional, elaborar praticas pedagógicas, que promovam aprendizagens significativas e ações educacionais, sociais, culturais, de desenvolvimento psicomotor e de lazer, desenvolvendo a interdisciplinaridade do brincar, cuidar, educar e interagir.

Em entrevista com a professora pedagógica Rita Maria A. da Silva que trabalha há 2 anos na instituição Obra Social Nossa Senhora de Fatima. Pudemos obter informações importantes sobre o que ela considera essencial no seu ambiente de trabalho, ela nos deixou bem claro que são as seguintes:

As atividades ligadas á rotina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com