TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme o nome da Rosa

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  5.489 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme : O Nome da Rosa

Introdução:

O filme acontece na Idade Média, a Igreja Católica tinha um grande poder, naquele tempo começou algumas mortes em  um mosteiro beneditino,,lá havia uma biblioteca que representava fonte do saber,que para os monges precisava ser protegida.Essa biblioteca era um labirinto e aqueles que chegavam ao final eram mortos.

Willian que era cientista usa métodos de pesquisas e reúne provas e revela o resultado de sua investigação, e chega a concluir que as mortes estão relacionadas com o livro desaparecido de Aristóteles, que aborda o riso como  instrumento da verdade, e que teve suas páginas envenenadas por um monge . O confronto entre franciscanos e os representantes da Inquisição se coloca frente á frente com a questão do bem e do mal, as mulheres se vendiam em troca de comida.

A igreja católica não queria que as pessoas tivessem acesso para , elas não  influenciar-se nas sua vidas , e não fazer apologia a sua fé.

Resumo:

O filme acontece na Idade Média, onde acontece na Idade Média,onde acontece várias mortes misteriosas de sete monges, Willian de Baskeville chega ao mosteiro para participar de um conclave, onde  decidiram se a igreja doaria parte de suas riquezas. Mas ao ver esses assassinatos começa a investigar, acompanhado de um noviço Adson de Melk, eles não podiam rir,pois o riso era considerado do demônio,existiam também a autoflagelação pelos pecados cometidos.

O monge Salvatore é visto com uma moça considerada endemoniada, fazendo rituais de magia  e ela era considerada bruxa,aí então  o inquisitor Bernardo Gui,vai interrogar Salvatore e o manda para a tortura e para a fogueira junto com a moça, ele também é considerado culpado pelos crimes ocorridos no mosteiro. No final,Wiliian de Baskkaville, descobre que o culpado pelas mortes é o monge idoso, que não queria que os outros monges tivessem acesso a biblioteca e não observassem as obras de Aristóteles

,Naquele tempo a igreja Católica Apostólica Romana, era contra a democratização do conhecimento pois a mesma tinha acesso a livros com suas enormes bibliotecas,mas não era abertas a população, hoje se conhece como fiéis e leigos católicos.

O filme se refere á postura da igreja Católica, e traz o conhecimento da verdade que ocorria no mosteiro com os monges, e chega a conclusão de quem tem fé em Deus, não se deixa iludir por nenhum argumento.

Conclusão

A igreja Católica tinha enormes bibliotecas mas, não eram acessíveis para os demais leigos, assim ,o pensamento dominante da Idade Média não queriam que os outros tivessem acesso as informações deixando- os  com a ignorância.

Esse filme é interessante pois tem momentos de reflexão sobre as questões filosóficas e os conceitos do bem e do mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com