TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apreciação Crítica Diferenciando as Dimensões do Esporte na Educação Física

Por:   •  18/5/2020  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Apreciação crítica diferenciando as dimensões  do esporte na educação física – Competências da Educação Física Escolar – Prof. Genny Aparecida Cavallaro

A Educação Física não se resume ao esporte

O entendimento da Educação Física (E.F) como matéria de objeto esportivo é um conceito errôneo formado justamente pela forma como a E.F é passada aos alunos. A forma como a maioria dos professores introduz a E.F nas escolas através do esporte, mas não tratando-o como ferramenta ao objetivo e sim como meio ao objetivo de maximizar suas técnicas e influenciar a prática de tal somente atrelada ao rendimento, prejudicando assim a forma pedagógica de como o corpo em movimento realmente deveria ser tratado.

Na minha opinião tratar a E.F como algo que está limitado a esportes e somente alguns esportes (como futebol, basquete e vôlei) que são os mais introduzidos nas escolas, é algo extremamente prejudicial ao conceito de E.F por vários âmbitos, sejam eles pedagógicos culturais e/ou sociais. A E.F escolar deveria proporcionar aos seus uma experiencia de praticas de movimento corporal ampla atrelando-a às outras matérias do currículo escolar para que se entendesse a pratica corporal como um todo em vários aspectos (sociais culturais e corporais) de forma pedagógica e não somente a deixar atrelada com a pratica de esportes em si, como é feito frequentemente.

 A E.F deveria equilibrar seus parâmetros do que é ou não é eficaz para sua compreensão e prática de forma pedagógica. Não atrelar os seus conhecimentos a formatos limitantes como somente de prática-rendimento ou só utilizando os esportes em si. Para que aja uma melhora deveria se usar o esporte como uma das ferramenta para tratar o movimento corporal, porém sendo utilizada como meio a finalidades humanas (trabalhando o lúdico e o incentivo de práticas corporais do movimento do corpo) e não a somente finalidades conservadoras e de esporte-rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com