TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança

Elaine Cristina Ragazini de Souza                            RA: 9896546733

Juliene Miessa Candido                                            RA: 1299112784

ATPS: Atividades Práticas Supervisionadas

Professor: Thiago

Jacareí – SP

2015

Etapa 1

Desenvolvimento de Competências sociais em crianças. O estabelecimento de relações positivas com as crianças.

No decorrer do tempo em que uma criança começa a atuar e desenvolver suas atividades inicia-se também as modificações e afloram suas capacidades sociais.

Toda essa modificação tem como intuito diversos princípios, que se desenvolvem os auxiliando a ter conhecimento dos pontos iguais das crianças e a diversidade do tempo em que se encontra.

Essas modificações determinam no decorrer do tempo, seu comportamento “social e infantil” tem limites e necessita da ajuda de pessoas com mais informações e que tinham a noção de como auxiliar a criança com quem esta dando apoio.

Por isso a pessoa que trabalha com criança tem que observar muito todo o desempenho da mesma, tanto no “social, emocional, cognitivo e de linguagem e físico”, por estes estarem misturados e muitas vezes aparecem diversas vezes. Não se pode ignorar nenhum desses fatos, pois um não é mais importante que o outro e nem mesmo pode agir separadamente dos outros.

Quando se tem conhecimento que todo este desenvolvimento esta misturado, nos condiciona a conhecer todo comportamento que uma criança esta se empenhando para aprender.

Isso nos ajuda a dar a orientação necessária e o aprendizado que esta criança deve ter. Para que melhor possamos ajudar nesse auxilio devemos sempre estar atento quando crianças brincam, nas suas mais diversas atividades e até mesmo quando estão tentando solucionar problemas matemáticos com outras crianças.

Observar a criança em seu lar ou até mesmo quando a mesma esta próximo de pessoas estranhas, também ajuda na orientação.

Por esse desenvolvimento e constante, então varias etapas será observada. Nunca duas crianças irão agir de modo igual, então começa o momento onde ambas, começam a desenvolver novos entendimentos e habilidades.

Portanto se não for posto para estas crianças, novas atividades elas terão dificuldade no aprendizado.

Todo esse processo torna-se acumulativo, mas também pode ser retardatário, um exemplo é o autocontrole que será mais demorado para adquirirem. Como vemos esse desenvolvimento é de suma importância.

Toda criança possui inteligência, porem as usufruem de modo diferente, devemos dar a oportunidade a cada uma delas no tempo certo.

Mesmo tendo consciência de que qual será a melhor maneira de ajudá-la. O melhor a ser feito é de proporcionar a esta criança, atitudes nas quais elas não tenham dificuldade e já estão mais habituadas a realizar, pois quando uma criança esta com excesso de atividade, estas terão seu desempenho não bem sucedido.    

O papel do professor em sala de aula é muito importante, pois eles ensinam os alunos a pensar, a ler, a questionar a nossa realidade, ensinam de maneira adequada e de qualidade para que cada um construa suas opiniões próprias.

O professor hoje é a ligação fundamental da escola com os alunos, pais e comunidade como ferramenta mais eficaz de ensino, o educador que da um ensino de qualidade realmente é aquele que gosta do que faz, acredita que pode sim fazer a diferença e ajudar muitos alunos.

Para que o educador possa passar seus conhecimentos, o mesmo deve estar sempre estudando e planejando formas ou métodos que sejam de fácil entendimento para os alunos, tornando fácil o compreendi mento do conteúdo.

Infelizmente um ou outro que não tem interesse em aprender, não entende quão importante é o estudo para cada um e os pais deixam de lado não “pega no pé do filho” também não ligam para o histórico escolar.

Quando isso ocorre é levado o caso para a diretória para que tome as devidas providencias.

O âmbito escolar é essencial para as crianças, e é importante que o professor tente entender e converse com elas. Pois, às vezes pode ser algo que está acontecendo fora da escola e que está prejudicando ou atrapalhando o seu aprendizado, e o papel do pedagogo é ajudá-las a superar essas dificuldades.

É importante que o pedagogo estabeleça uma amizade entre aluno e educador, as crianças confiam no professor e acaba às vezes contando seus problemas. A escola tem a responsabilidade de conversar com esses alunos e ver a melhor solução a ser tomada, pois, o papel da escola é preparar bons cidadãos, responsáveis, e capacitá-los para o futuro e para que tente transforma o mundo em algo melhor.

Etapa 2

                            O desenvolvimento emocional das crianças. O brincar e as competências sociais. Desenvolvimento de competências relacionadas à amizade.

A varias necessidades emocionais, na qual devemos de alguma forma estimular para interferir no comportamento da criança, tendo um controle com facetas de alta inteligência emocional, a investigação no aspecto cognitivo do ser humano.

O objetivo é olhar e fazer uma sondagem relativamente às percepções sociais, relacionando-as com afeto “seja positivo ou negativo”, a necessidade de haver crença, valores, opiniões que possibilite resgatá-la para uma convivência melhor junto a outras crianças, para que possa compreender o significado do dividir, compartilhar entre o meio social.

É caracterizado como desobediente a criança indisciplinada, no qual não existem regras no conceito dele, rejeita os padrões do grupo, agride verbalmente e fisicamente amigos e até mesmo professores, é irônico, cruel e revoltado e com isso prejudica o trabalho dos demais e conseqüentemente tem um péssimo rendimento escolar.

Para que o professor mude esse repertório, eles procuram buscar os recursos daqueles considerados recomendáveis dentro da perspectiva psico-pedagógica, até mesmo admitirem aceitável pela pedagogia moderna, como repreensões, rigor excessivo, gritos freqüentes, na maioria das vezes esses últimos não surtem efeitos desejáveis, uma vez que se usa como medida transitória, esses métodos são substituídos por praticas aprovadas pelo ponto de vista pedagógica, convêm ao profissional uma imagem de representação eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com