TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e brincadeiras

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]           CURSO DE PEDAGOGIA

PROFESSORA: Lucília Chrispim Corrêa

DISCIPLINA: O jogo na construção do conhecimento

 

APRENDIZAGEM E BRINCADEIRAS: Será o caminho para o conhecimento?    

        O que as crianças aprendem através da manipulação ativa do meio é, nem mais nem menos, a capacidade de pensar.

                             Elkind 1964. p. 64

        De acordo com Cória-Sabini (1998), aprendizagem, num amplo sentido, define como a aquisição de habilidades, hábitos, preferência, ou seja, a aquisição de padrões de desempenhos em resposta ao meio em que vive, e as experiências e desafios que vivencia em seu ambiente. Assim cada pessoa cria sua história de acordo com a maneira que enfrenta seus desafios, no seu tempo, no seu ritmo. Essa história, por sua vez, torna-se geradora de valores, normas, padrões de comportamento que só têm sentido se considerarmos o contexto cultural do indivíduo.

        A aprendizagem, na situação escolar pode ser definida como a  apropriação do saber histórico e socialmente produzido. O aluno, no processo de aprendizagem, parte de seu próprio mundo, dos próprios significados e generalizações e decodifica as informações recebidas, generalizando-as e aplicando-as a novas situações.

        Segundo Monteiro (1996), as teorias psicológicas começaram a buscar mecanismos e explicações de certos aspectos do conhecimento, tais como: percepção, inteligência, memória, atenção etc. Por esse prisma, a aprendizagem foi estudada com o objetivo de compreender como acontece a construção do conhecimento.

        Há uma abordagem teórica que considera a criança como um organismo que cresce quase como uma planta, carregando em si a semente do adulto. Com isso, a nossa tarefa de pais e professores consiste apenas em fornecer estruturas adequadas para que essa semente possa florescer.  Já para outros teóricos, a criança carrega em si, no início, conjunto de reflexos. Tais reflexos contribuirão para seu futuro, constituirá a expressão de sua história de condicionamento. Numa terceira visão considera que a criança é afetada pelo meio; levando em conta que a criança determinará até um certo ponto, certos aspectos do meio que ela responderá. A diferença entre esta concepção e as duas anteriores é que, nesta teoria a criança passa a ser uma peça ativa em sua própria aprendizagem, e o professor deve  respeitar suas característica e suas formas de pensar.

        Para Vygotsky  (1989a) é preciso dar estimulo à criança, pois o meio é o produto de uma ligação entre as características particulares de cada pessoa e as oportunidades oferecidas pela situação objetiva em que ela se encontra. Tais oportunidades são recheadas de elementos que formaram ao longo da história da humanidade, construindo assim a cultura. Ainda na visão de Vygotsky, o sistema funcional de aprendizagem de uma criança não pode ser idêntico ao de outra, mesmo podendo haver semelhança no desempenho de ambas. Com isso o professor deve ter uma postura de investigação permanente sobre cada aluno. Não podemos olhar a classe com um grupo homogêneo, mas é preciso observar os alunos individualmente, perceber detalhes que possam servir de referência para uma possível e estratégica intervenção.

        Castro (1983) defende que os conteúdos que a escola irá trabalhar (fatos, eventos ou seqüências) não deverão ser determinados pelo professor, devem ser buscados no meio em que a escola está inserida e nas experiências que os alunos trazem ao entrar na escola. Antes de tudo a escola precisa transformar em ambiente social no qual as oportunidades de interação entre as crianças, e entre elas e os adultos, possam permitir a gradual construção de conhecimentos que conduzam à autonomia pessoal e à cooperação social. Enfim a escola deve ser um local de interação, troca, de construção e experiência, um universo em que haja respeito pelas diferenças, que proporcione a criança antes de tudo um apoio verdadeiro para seu crescimento na busca do conhecimento e de seu  aprendizado.

        Para Kramer (1991) e Kramer e Souza (1988) comentam que é grande a preocupação em alfabetizar na pré-escola e é comum nas pré-escolas brasileiras, um destaque na preparação para a prontidão , ou seja, em preparar as crianças para a primeira série, olhando para a criança como um adulto no futuro. Desta forma, há uma desconsideração quanto à especificidade desse nível de ensino, antecipando a perspectiva mais tradicional de educação do primeiro grau, uma vez que a preparação para a prontidão, apoiado em treinamento e na aceleração ou compensação de carências das crianças de  classes populares, pressupõe alunos passivos no processo de aprendizagem. Trabalhar o jogo, nesse contexto, seria reascender o interesse pelo aprendizado de forma prazerosa, pois a criança, quando brinca, deixa refletir não só sua forma de  pensar ou sentir mas também como ela está organizando a realidade.

        Em escolas particulares e públicas, encontram-se professores que trabalham o brincar de forma não direcionada, apenas com o objetivo de recreação, sem planejamento que forme um elo com as demais.

        Dias (1996), comenta:

                        

Quem trabalha com educação no Brasil, principalmente com a educação de  crianças pequenas, depara com um problema crucial (além de todos os relacionados ao descaso econômico-material): o resgate do conhecimento estético-sensorial expressivo, verbal e não-verbal, para energizar e se contrapor ao ensino pseudo-racional que desrespeita a construção do conhecimento e da alfabetização como leitura significativa do mundo, que dicotomiza pensamento e sonho, trabalho e jogo, razão e sentimento-sensualidade, e impõe autoritariamente

        Através do trabalho com jogos, com brincadeiras e com linguagens artísticas poderemos trilhar um caminho para a construção do conhecimento da criança na fase pré-escolar. É preciso resgatar os jogos simbólicos, os jogos regrados, as  atividades de recreação etc., usando suas manifestações verbais e também as não-verbais, para que a linguagem verbal e socializada possa se transformar em um verdadeiro instrumento do pensamento.

        Considerando o Referêncial Curricular Nacional para a educação infantil (Brasil 1998), as atividades de caráter lúdico, permiti uma certa mobilidade à criança, podem ser eficazes também do ponto de vista da ordem, sem, contudo, limitarem as possibilidades de expressão da criança ou  tolherem suas iniciativas próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (759.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com