TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas de Atuação da Gestão Escolar

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos: as práticas de gestão técnica-administrativas e pedagógico-curriculares.

Todas as pessoas que atuam na organização desempenham papeis educativos, porque o que acontece na escola diz respeito tanto aos aspectos intelectuais como aos aspectos físicos, em ocorrem na vivencia cotidiana com a família, nas relações com colegas, no ambiente escolar. Sociais, afetivos, morais e estéticos. A aprendizagem também, muita aspecto do desenvolvimento moral e social dos alunos dependem da interiorização de normas e princípios, aprendidos socialmente, em contextos de interação social.

Importa, pois considerar instâncias educativas não apenas as salas de aula, os laboratórios, mas também os estilos e práticas de gestão, a entrada e saída das salas, o recreio, o atendimento na secretaria, o serviço de merenda, as práticas esportivas, as relações entre serventes e alunos, a higiene e asseio dos banheiros. As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e pedagógico-curricular.

Ações de natureza técnico-administrativa

A legislação escolar e as normas administrativas; os recursos físicos, matérias, didáticos e financeiros, a direção e administração, incluindo as rotinas administrativas, a secretaria escolar.

A leis e regulamentos oficiais constituem matéria de conhecimento que a escola e sua equipe ignorar. Os profissionais da instituição precisam ter a disposição à legislação escolar, as normas e disposições administrativas que vem das instancias do sistema escolar. Tais documentos devem ser informados sistematicamente a equipe escolar. Seria útil que a escola dispusesse de síntese atualizada das informações jurídicas e administrativas referentes aos assuntos principais e mais problemáticos da gestão escolar, como: vida funcional de funcionários e professores; regime interno; diretrizes e normas pedagógicas para questão específicas relacionadas com currículo, planos de trabalho, controles financeiros; etc. Para isso, a escola poder ter um setor específico de informação e documentos.

Os recursos físicos, materiais, didáticos e financeiros.

Esses aspectos, também chamados de infraestrutura, envolvem o edifício escolar, as instalações, as salas de direção e coordenação, os laboratórios, a biblioteca, matérias, mobiliária e equipamentos necessários, matérias de didáticos (mapas, vídeos, projetos etc).

O edifício e suas instalações são fatores sumamente importantes para o êxito do trabalho escolar. A construção tem que ser adequada aos objetivos escolares: pátio de circulação e recreação. Bebedouros, espaço de ajardinamento, área coberta, salas para a secretaria, para a direção e para a coordenação pedagógica, sala de reuniões de professores, sala de aula com boa iluminação e arejamento e com tamanho proporcional aos números de alunos (12m² por aluno), banheiros, biblioteca, laboratórios, quadras de esporte, cozinha etc. O mobiliário e o material didático devem ser adequados e suficientes, para assegurar aos alunos serviço administrativos e pedagógicos e aos professores as condições necessárias de desenvolvimento do trabalho e garantir a qualidade do ensino. Os planos financeiros envolvem o orçamento, que prevê as receitas e as despesas. A previsão das despesas da escola, em muitos casos, pode ser discutida pela equipe escolar por ocasião da formulação do projeto pedagógico-curricular.

A direção e a administração, as rotinas organizacionais e administrativas.

O funcionamento da dependem de boa direção e de escola, sobretudo, a qualidade da aprendizagem dos alunos dependem de boa direção e de formas democráticas e eficazes de gestão do trabalho escolar. E preciso deixar claro que a direção e a administração da escola são meios para garantir os objetivos educacionais.

A secretaria escolar e os serviços gerais

Os serviços de secretaria referem-se a várias atividades.

*Recepção de pais alunos, professores, visitantes;

*Assistência administrativa a direção e a coordenação pedagógica ;

* Comunicação e informações a alunos e professores;

*Atendimentos de rotinas administrativas referentes aos funcionamentos pedagógico da escola.

* Gestão do patrimônio e das finanças ;

* registro, guarda e expedição de documentos escolar dos alunos;

* Serviços de impressão e cópias;

* Controle de correspondência e comunicação por telefone e internet.

Esta lista mostra que há funções de recepção e de contato com as pessoas e atribuições administrativas propriamente ditas, sempre a serviço da atividade educativa da escola. A secretaria costuma ser o lugar procurado, em primeira lugar, para pedir informação, para falar com o diretor, para resolver problemas, para contatar a família, para tratar de questões administrativas, portanto requer do pessoal que aí trabalha atitudes de atenção, respeito e sensibilidade, criando um clima favorável para a resolução dos problemas que motivaram a presença da pessoa na secretaria ou na sala do diretor.

Os serviços gerais incluem as atividades desenvolvidas por serventes, inspetores de alunos, merendeiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com