TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, Criatividade e Recreação

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Camila Botelho de Souza de Araújo – RA 4932926660

Eliangela Ap. dos Reis – RA 4926914948

Arte, Criatividade e Recreação.

Santo André/SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Camila Botelho de Souza de Araújo – RA 4932926660

Eliangela Ap. dos Reis – RA 4926914948

Arte, Criatividade e Recreação

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Arte, Criatividade E Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: Professor: Rodrigo Parisoto de Souza

Santo André/SP

2014

 


INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo é refletir de forma analítica e crítica as dificuldades da manifestação e comunicação artística e lúdica em sala de aula no período escolar e identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativos à criatividade e à recreação.


 O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES CRIATIVAS DA CRIANÇA

Quando pensamos nas memórias escolares relacionadas às práticas artísticas, para uma integrante logo vem uma apresentação de Danças Típicas, onde a dança apresentada foi a Tarantela, retratada em alto estilo, além da dança, música, a roupa adequada, saia, blusa de babados, tiara revestida de flores na cabeça e pandeiro decorado com fitas coloridas, algo que retratou e marcou a vida escolar.

Para a outra integrante a apresentação da Fanfarra no desfile de sete de setembro, no caso três de setembro onde se comemora o dia cível e o aniversário da cidade de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, cidade onde a integrante redizia, marcou sua infância, pois todos os estudantes da cidade desfilavam e desfilam até os dias de hoje representando sua escola. A camiseta, saia plissada, meias e tênis brancos se contrastavam com as fitas vermelhas que envolviam o bambolê formando o vermelho e branco, cores que representam a escola. Estes bambolês eram movimentados conforme a banda tocava e os alunos marchavam tudo na mesma sincronia. Mas apesar da felicidade em fazer parte do desfile, o grande sonho era vestir as luvas brancas da banda e tocar prato, quem sabe um dia.

Diante destas lembranças percebemos que as atividades que marcaram e fizeram história no contexto escolar foram as que remediaram à apresentações, com a presença dos pais, dos familiares em geral, e talvez nestes momentos se podia expressar os movimentos, mas a criatividade não, pois as atividades eram metódicas, na grande maioria nos eram oferecidos desenhos que eram prontos, ou pontilhados para passarmos os traços, assim só pintávamos e no máximo podíamos enfeitá-los com lantejoilas, purpurinas, todos eram iguaizinhos, e o material permitido era somente o lápis de cor, canetinhas e o giz de cera. Assim concordamos em dizer que as atividades artísticas em geral estavam longe de oferecer ou estimular a criatividade, a expressão, mesmo quando podíamos nos expressar através de danças, peças teatrais, poís as idéias partiam sempre do professor e não de nós mesmos, assim o objetivo das Atividades Artísticas eram somente de contemplar o conteúdo, e o que se podia ver com a exposição dos desenhos na sala de aula, ou nos cadernos de Educação Artística, ou no trabalho que levávamos para casa, sempre através de desenhos pintados nas datas comemorativas, entre outros. Concordamos que nossas memórias e opiniões são muito parecidas, pelo fato de nossa idade ser semelhante, assim vivenciamos a expressão artística com desenhos iguais pendurados no varal da sala de aula e quando fechamos os olhos sentimos ainda o cheiro de álcool que vinha da folha mimeografada que a professora nos entregava ainda molhada.

A IMPORTÂNCIA DE CONTEMPLAR AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EXPRESSIVAS E RECREATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Qual é o papel da Arte na Educação Contemporânea?

A Educação dos dias atuais remete à novos conhecimentos onde o aprender não é mais tão engessado como antigamente, um antigamente nem tão antigo assim, onde não haviam questionamentos, onde se pintava a maça de vermelho, como se não se pudesse pinta-la de outra cor, sem ao menos se pensar que também existem as verdes, onde não havia uma tecnologia que proporcionasse numa simples pesquisa milhares de informações sobre um determinado assunto vindas de várias fontes diferentes, assim para se obter uma pesquisa eram somente os livros que podiam dar estas informações e trazer o conhecimento. Esta Educação nem ao menos enxergava os conteúdos de forma interdisciplinar, visando que se podia aprender muito melhor quando o aluno estuda sobre a Literatura Brasileira, o Folclore, sobre as regiões Brasileiras e seus costumes, por exemplo, podendo aprender estudando nas disciplinas de Língua Portuguesa, de História, de Geografia, Natureza e Sociedade e Artes, todos os conteúdos juntos. As disciplinas eram trabalhadas cada uma à sua vez.

A disciplina de artes por sua vez era sempre um complemento como, por exemplo, quando a professora nos fazia a leitura de uma história e fazíamos o reconto através do desenho, parecia ainda mais engessada esta disciplina.

Entretanto a Arte vem crescendo dentro do espaço escolar, junto com as transformações que a Escola contemporânea vem traçando, percebemos que desde a Educação Infantil as práticas artísticas fazem parte do ambiente na escola mostrando que é de suma importância, contemplando os espaços, desde o refeitório com desenhos coloridos e informativos nas paredes para incentivar as crianças a se alimentarem melhor, até os desenhos banheiros contendo informações de escovação e o uso adequado do local, ou a principal forma de se obter a arte para o dia- a -dia das crianças que estão dentro das salas de aula como os cartazes com combinados, chamadinha com o desenho de meninos e meninas e tantos outros atributos, sempre aliando a Escrita à Arte, poís através dela o conhecimento é melhor interpretado pelas crianças. E o mais importante buscando trazer o conhecimento de grandes pintores como Homero Brito e outros, entrelaçando ao movimento, a dança, as dramatizações, o faz -de- conta e tantas outras expressões artísticas como as atividades manuais com tintas e tantos outros materiais. A Arte tem profunda relação com a vida, portanto exerce papel fundamental na Educação de hoje e de sempre, vamos oferecer a Arte aos pequenos os deixando se expressar para melhor se desenvolverem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com