TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte ,Criatividade e Recreação

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

ELIANA KERCHE                                    RA: 7982699417

KAROLINE LIMA                                RA: 7932672276

KÁTIA GENÉSIO                                     RA: 7757664133

VANESSA SILVA                                    RA: 8136744567

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação da professora-tutor Regina Marcia de Almeida.

OSASCO
2015

ÍNDICE:

  • Introdução

  • ETAPA 01- A educação artística em nossos tempos de escola.
  • ETAPA 02 – A arte na escola.
  • ETAPA 03 – Habilidades fundamentais a serem desenvolvidas.
  • ETAPA 04 – A importância da apreciação artística no desenvolvimento infantil.
  • Considerações Finais.
  • Bibliografia.

INTRODUÇÃO

Refletir sobre a importância da arte na infância as diferenças formas de trabalhar como: artes visuais, teatro, ela é um conjunto de métodos utilizados que se realizem o qual aplicamos os nossos conhecimentos.

Dizer que arte é um valor estético, emoção, histórias e culturas. Contribuições desta disciplina na vida da criança como funções recreativas, as atividades levam a criança a aprender por meio lúdico.

Identificar suas contribuições significativas os processos ensino aprendizagem, principalmente através de abordagem interdisciplinares e contextualizadas respeitando as etapas a realidade das crianças.

ETAPA 1

A EDUCAÇÃO ARTISTICA EM NOSSOS TEMPOS DE ESCOLA.

Karoline – Lembra que suas aulas eram muito boas. Em uma das aulas a professora pediu para que os alunos levassem garrafa pet para a escola para trabalhar o tema “reciclagem”. Com essas garrafas fizeram vasos de flores. Com essa aula os alunos aprenderam a importância e a valorização da reciclagem para a natureza.

Kátia – Lembra que quando estava na quinta serie a professora trabalhava a arte com varias maneiras, como o artesanato onde faziam esculturas e vasos de argila e trabalhávamos com palitos de sorvete.

Eliana - Lembra que trabalhava com palitos de sorvetes, para realizar uma atividade no dia das mães, as quais fizeram uma caixinha, foi muito interessante, um trabalho diferente, porém limitada, pois todos tinham que fazer o mesmo modelo de caixinha.

Vanessa – Lembra que em uma aula de artes a professora pediu para observar uma figura de uma praia na lousa e pediu para que copiasse a figura conforme o observado. Trabalhando conosco a sensibilidade, coordenação motora, a maneira em que observamos a expressão de sentimentos da figura, desenvolvendo em nos nossos conhecimentos e ampliando nosso repertório sobre a natureza.

Acreditamos que os modelos de educação vivenciados por cada integrante do grupo, favoreceu o desenvolvimento a expressividade e a criatividade de cada um de nos, e é necessário que essa educação chegue até nossas crianças.

Devemos possibilitar as crianças, desde a educação infantil, atividades para seu desenvolvimento.

A escola deve ir além de suas vivencias artísticas para que possam apresentar as crianças outras épocas, outros costumes, outras crenças.

È na escola que as crianças têm contato com a as linguagens das artes, como professores, precisamos valorizar a criatividade de nossos alunos.

Com a arte contribuímos para que a criança amplie sua leitura de mundo.

Temos que oportunizar ocasiões para que as crianças possam pintar desenhar, cortar, e criar, assim elas terão momentos de criação e imaginação.

Devemos propiciar aos alunos um ambiente de aprendizagem.

Também devemos disponibilizar uma diversidade de matérias como: isopor, lixa, tinta, algodão, sucata, etc.

ETAPA 2

A ARTE NA ESCOLA.

 A educação é a transformação do sujeito critico e criativo com base na sua vivencia, a arte na escola pode favorecer e diversificar o ensino, pois estimula a curiosidade do aluno.

Comparando o ensino de hoje com o de antigamente, percebemos que houve poucas mudanças, e que as escolas basicamente apresentam a matéria da mesma maneira.

Se analisarmos nossas condutas e ações do cotidiano vamos perceber que sempre fazemos as mesmas coisas, a escola pode ampliar nosso conhecimento para que assim possamos construir uma nova visão e passar novos conhecimentos aos alunos.

O ensino da arte possibilita o acesso ao conhecimento.

ETAPA 3

HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS.

Como educadores devemos sempre dialogar e orientar nossos alunos para que assim possamos evitar conflitos em sala de aula.

Devemos respeitar as diferenças socioculturais de cada aluno, respeitando suas etnias, crenças, etc. não sendo preconceituosos ou discriminadores.

Podemos trabalhar em sala de aula temas que mostrem aos nossos alunos que, em cada região as pessoas têm seus hábitos, crenças, religião, e que apesar das diferenças, devemos respeita-las.

Com musicas e brincadeiras, podemos mostrar e ensinar aos alunos parte de seu corpo, de um modo alegre e divertido.

Através do desenho as crianças podem se expressar e mostrar sua criatividade, habilidade e seu conhecimento.

Com a arte podemos levar nossos alunos a serem pessoas criticas, levando-as a se questionar sobre a realidade em que vivem.

Não devemos nos esquecer de que a arte não é só desenhar, mas também envolve o cantar, o fotografar, o pintar, o esculpir o representar, o dançar, o construir, o filmar.

A musica, por exemplo, pode expressar emoção, ritmo, sons com o corpo e com objetos.

Com a dança expressamos emoção por meio de movimentos corporais. A dança faz com que as crianças se aproximem uma da outra, conquistando assim novas amizades. Com a dança podemos: sapatear, saltar, girar, caminhar, correr, abaixar, levantar, balançar, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com