TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte criatividade e recreAÇÃO

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – POLO DE CAXIAS DO SUL/RS

CURSO DE PEDAGOGIA – DISCIPLINA DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

ANDRESSA GAMBIN         RA: 7980702653

JAQUELINE MARIA MUNARI CIOATO                RA:6945446054

MARLENE FÁTIMA FORTUNA    RA:6947471637

Atividade prática supervisionada a ser apresentada para avaliação na disciplina de Arte, criatividade e recreação, sob a supervisão da professora tutora a distância Vera Lúcia Dal Bosco da Silva.

Caxias do Sul/RS,     setembro de 2015.

Introdução

Neste presente trabalho, de pedagogia da disciplina artes criatividade e recreação do 6º serie, trouxe oportunidade descrever os relatos de vivencia da infância na escola.

Como é bom poder relembrar histórias vividas de cada integrante do grupo.

E levando em consideração os contrapontos daquela época para essa, como fenômenos culturais histórico e social em relação as linguagens que predominava no contexto escola daquele período.

A importância em compreender a função das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento que cada indivíduo tem em sala de aula em relação a arte nos anos iniciais da escolaridade básica.

É importante o educador usar diversos materiais para a realização das atividades em sala de aula levar a criança a aprender por meio lúdico, recreação e pelas artes. Cada um tem um determinado objetivo a ser atingindo pelos alunos onde o educador poderá ter certeza que aquilo que foi lê dado foi atingindo com sucesso.

As obras artísticas quem um grande fundamento nas aulas artísticas que o educador quer passar o conhecimento das obras de artes, onde o artista expressa todo o seu sentimento naquela obra de artes.

Concluímos que a disciplina de artes criatividade e recreação é de extrema importância em sala de aula, para o desenvolvimento da criança em relação ao um todo no mundo que o arrodeia.

Memórias escolares de cada integrante

Relato de Andressa Gambin

Tenho muitas lembranças de trabalhos escolares na minha infância. Fazíamos muitos trabalhos com tinta guache, massinha de modelar, e muita argila. Algo muito marcante, foi a construção de objetos com madeira, sucata, como maquetes e sempre realizado com muito capricho e dedicação.

No ensino fundamental já começávamos a fazer trabalhos em madeiras e decorar caixinhas, porta treco, entre outros, com pedacinhos de piso. Também tínhamos desafios em fazer réplicas de obras como Tarsila do Amaral e Pablo Picasso. Após muito aprendizado e técnicas, aprendemos a fazer caricaturas, um trabalho em que lembro ter feito com tanta alegria. Também havia muitos trabalhos em fazer a releitura de imagens, e depois desenhar e pintar com lápis de cor. E muitas vezes alguns trabalhos promovia a socialização, o que contribuiu muito para meu aprendizado.

Lembranças que deixa saudades!

Relato de Jaqueline Cioato

Nas minhas lembranças da escola tenho uma memória rica em momentos maravilhosos que pude vivenciar na minha vida. Lembro que na aula de artes a professora Cátia nos dava desenho livre para fazer, ou obras do Picasso para redesenhar na folha olhava aquela obra admirada com as cores e a forma como ele desenhava principal da obra era o quarto de Pablo Picasso, Vicente van Gogh e por aí vai.

Brincar com a massinha de modelar, argila no pátio com giz era diversão na certa amava quando a professora mandava olhar para o céu e vê o desenho que a nuvem formava depois desenhava na folha de desenho.

As aulas de músicas em rodas cantadas eram bem divertidas também principalmente escravo de jó, ciranda cirandinha e entre outras. Brincadeiras de pega pega, datas comemorativas onde ensaiávamos para as apresentações dessas datas. Tenho boas lembranças dessa minha vida.

Relato de Marlene Fortuna

Ingressei na escola aos 7 anos, lembro com muito carinho do primeiro professor que contava história, fazíamos bastante desenho, brincávamos de pular corda e pega pega, lembro também que se sentíamos alegres na hora do lanche onde todos se reuniam na cozinha da escola. Lembro também que fazíamos teatro, maquetes e tínhamos um laboratório de pesquisa, na aula de educação física o professor fazia corridas longas ao redor da escola, fazíamos gincanas e também os jogos de inverno, antes das férias onde ganhávamos medalhas. A educação era bem rígida, tínhamos o maior respeito onde o professor era o mestre do saber.

Reflexão sobre as semelhanças e contrastes presentes na vivência escolar

Durante os relatos de cada uma do grupo, concluímos que os métodos adotados tinham como finalidade o desenvolvimento intelectual, a capacidade de pensar e transmitir o pensamento, de imaginar e criar, através das atividades direcionadas aos alunos.

Na infância, começa a época das descobertas, em que criam novas coisas e exploram diversos materiais.

Mas o mais importante na infância, foi no brincar, que aprendemos muito, estar envolvido no lúdico e ter a possibilidade de sonhar. O professor sempre deve proporcionar as crianças um ambiente de aprendizagem, ajudando a ampliar as suas leituras de mundo, trabalhar a arte como construção do conhecimento sensível da criança.

As crianças se expressam através do riscar, desenhar, pintar, cortar e criar, e a cada novo desenho sempre algo novo e diferente que despertam nelas.

É fundamental que o professor observe os limites da criança na arte de desenhar e também compreenda a importância da criança criar o seu desenho livremente.

É muito importante que o professor sempre realize atividades com diversos tipos de materiais como, argila, papel, isopor, sucata, tinta, e sempre deixa-las e primeiro momento manusear, sentir e explorar esses diversos materiais. Para que elas descubram suas habilidades e ter a liberdade para inventar novas coisas que muitas vezes para o professor não tem sentido, mas que para a criança tem muito significado. Assim, o professor deve sempre estar vivenciando as linguagens da arte da criança.

Refletindo sobre cada um dos relatos, chegamos a conclusão de que é necessário educar o olhar da criança desde a educação infantil, incentivando-os a leitura da imagens, o despertar das cores, formas e ritmos, para que ela possa pensar e ter um olhar critico sobre as imagens.

Sempre incentivando e mostrando as crianças a conhecer outras épocas históricas e outras culturas, formas de expressão, fazendo com que as mesmas compreenda o mundo em que esta inserida, situando em diferentes contextos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com