TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, criatividade e recreação

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

NOME

Rosimere Guimarães Jeronimo

RA

7980690350

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

PROFESSOR: ELIEZER

PEDAGOGIA

5º SEMESTRE

Anhanguera Educacional

Faculdade Anhanguera de Pirituba

16 de novembro de 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................. 03
  2. RACISMO E A LEI 10639/03........................................................ 04
  3. EDUCAÇÃO E GÊNEROS, SEXUALIDADE ............................. 05

(BISSEXUALIDADE E HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA)

  1. ............................ 06
  2. CONCLUSÃO................................................................................ 08
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................... 09

  1. Introdução.

A matemática é vista como uma disciplina pronta e complicada, isso gera aversão aos alunos, eles acreditam que é difícil e complicada e muitas vezes sem utilidade.O importante é analisar os métodos de ensino e por meio do lúdico mudar esta ideia e mostrar que a matemática é para todos, brincando e jogando a criança terá a oportunidade de desenvolver capacidades fundamentais para toda sua vida.

  1. Racismo e a lei 10639/03.

Foi aprovada a lei Federal Nº 10639/03 no ano de 2003. Essa lei torna obrigatório o ensino de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e médio. Isso resultou na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que ficou da seguinte forma:

 Art.26A – Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

 §1ª – O conteúdo pragmático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro na área social, econômica e política pertinentes a História do Brasil.

 §2ª – Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.

 Art.79B – O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como “ Dia Nacional da Consciência Negra”

 Diante da alteração da Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana um caminho para se seguir que combata o racismo e a discriminação com negros.

 Nos anos seguintes após a lei, houve pesquisas que indicaram que a lei 10639/03, não estava sendo trabalhada de uma forma correta e ampla. Foi analisado que estava sendo implementada de uma forma fragmentada, por conta de gestores escolares acreditarem que fazer um evento no dia 20 de novembro, era o suficiente para implementar a lei. Por tais problemas foi criado uma Comissão Interministerial responsável por desenvolver a lei 10639/03, de uma forma mais ampla nas escolas, nos quais gestores municipais e estaduais dos sistemas de ensino, representantes do movimento negro discutiram e analisaram as metas, estratégias e os obstáculos a serem enfrentados e vencidos.

 Com tudo, gestores, professores e a sociedade tem que reconhecer e refletir em um novo método de política educacional que articule em conjunto na direção do combate ao racismo e da valorização da educação das relações étnico-raciais.

 É necessário que professores tenham a capacitação e orientação necessária, para que atuem de forma coerente e correta, para que como formadores de opiniões tenham a força para futuramente abolir o racismo, porque a escola é um lugar de construção e é essencial para a construção de uma sociedade igualitária.

 

 

  1. Educação e gêneros, sexualidade (bissexualidade e homossexualidade na escola).

A educação por meio da escola transmite conhecimentos em áreas específicas como Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa e outras. Porém a educação vai além da ciência, porque educa a criança para a vida.

“Aprender significa tornar-se, sobre o organismo uma pessoa, ou seja, realizar em cada experiência humana individual a passagem da natureza à cultura”.

(Brandão 2006, p.22).

 A educação tem que ser um espaço de cidadania e de respeito aos direitos humanos, é um processo de conhecimentos e qualificações. O professor tem o saber e o reconstrói a cada dia em diversos tipos de vivências, é importante acrescentar ao currículo escolar, para que não haja pessoas só para competir uma vaga de trabalho, mas para que haja pessoas competentes e humanizadas uma sociedade transformada e livre de preconceitos.

 Assuntos como a sexualidade tem que ser tratada em sala de aula, não apenas como uma forma de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, uso de preservativos ou gestação indesejada. Tem que ir além destes assuntos, como a homossexualidade e a bissexualidade, estes assuntos são de extrema importância para que sejam esclarecidos alguns temas e eliminando assim a exclusão. Uma vez que a escola é o ambiente que deve favorecer o respeito pela diversidade, para que assim alunos não sofram com a discriminação e preconceito.

 A escola tem que ser um ambiente mediador e acolhedor, pois os mesmos tem que serem vistos como normais e produtivos, para que assim não haja nenhum tipo de rejeição e ou sofrimento causado pelo preconceito.

 A diversidade sexual e de gênero tem sido um tema constante na mídia, revistas, teatro, novelas, filmes, entre outros. Colaborando a discussão em sala de aula e assim tirando dúvidas e firmando pensamentos de respeito, por muitas vezes nem sempre  tem um resultado a diminuição da exclusão, mas o tema não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. É importante que professores busquem informações e se aprofundem ao assunto, para ter eficácia em sua linguagem também e que isso não venha a ser um problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (111.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com