TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, criatividade e recreação

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Icaraíma – PR

 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CURSO: Pedagogia

DISCIPLINA: Artes, Criatividade e Recreação

Acadêmicas:                                                                        RA:

Amanda Ribeiro Garcia                                                                                407010

Camila Mariana da Silva                                                                           431672        

Eliane Mírian Tinti Domingos                                                                     7932702497

Olga Verônica Tinti Bulgaron                                                                      445235

Stefhani Oliveira Fernandes                                                                       1299324143

Professor Tutor EAD: Prof.ª  Maria Clotilde Bastos

Professor Tutor Presencial: Ermelinda Aparecida de Araújo

Icaraíma – PR

2015

Aluna, Amanda Ribeiro

“As aulas de Educação Artística eram as mais divertidas, a professora passava desenhos, atividades de colagem, levava jornal para fazermos nossas obras de arte, levava obra de pintores famosos para vermos.”

Aluna, Camila Mariana

“Na minha época as aulas de artes era chamada de Educação Artística, a professora levava obras de arte de pintores famosos e explicava sobre a obra e falava um pouco da vida do autor, algumas vezes ela disponibilizava materiais para que os alunos construíssem suas próprias obras, as aulas de educação artística era a mais legal.”

Aluna, Eliane Mírian

“Na minha época a professora levava materiais como, argila, jornal e outros, e com esses materiais os alunos tinham que criar uma obra de arte que valeria nota, outras vezes ela levava desenhos e pedia para pintar do jeito que cada um quisesse.”

Aluna, Olga Verônica

“No meu tempo as aulas de artes era muito boa, uma das mais legais, tinha muita atividade para pintar, as vezes a professora levava algum objeto e colocava em cima da mesa dela e pedia para que as alunos desenhassem o objeto do jeito que eles conseguiam ver e não podia levantar da carteira.”

Aluna, Stefani Oliveira

“As aulas de artes eram legais, a professora levava algum matérias e entregava para que os alunos pudessem criar suas próprias obras de arte, a professora contava história da vida de pintores, pedia para que desenhássemos algo em papel sulfite.”

Acreditamos que a vivencia dos integrantes do grupo nas aulas de artes favoreceram o desenvolvimento da criatividade e da expressividade, pois foi desenvolvida a parte intelectual dos alunos.

A infância é uma época de aventuras e descobertas para as crianças, é nessa fase que elas terão os primeiros contatos com a arte, cabe ao professor saber valorizar a criatividade e o conhecimento que cada aluno traz para a sala de aula e compreender a importância que eles têm no ato de explorarem,pesquisarem e criarem coisas novas,o que importa realmente é aprender brincando.

É preciso trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento do aluno, contribuindo assim para que ele amplie sua leitura de mundo. Deve-se propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem que ajude ele a ampliar sua leitura de mundo.

Qual o papel da arte na educação contemporânea

A arte é a expressão da vida, quando associada ao processo de criação pode se transformar na capacidade de exercer inteiramente a condição do ser humano. A arte beneficia o desenvolvimento do aluno, possibilita a expressão livre das emoções e dos pensamentos, desenvolve o raciocínio usando a criatividade e a imaginação. Deste modo o aluno torna-se mais seguro de si, dos seus potenciais e tem consciência dos seus limites, se tornando mais livre e verdadeiro para fazer suas próprias escolhas.

A arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção que a sociedade tem, na educação ela cria cidadãos críticos, conscientes, participativos e capazes de compreender a realidade em que vive.

A arte tem o objetivo de preparar o aluno para a vida completa na cidadania, buscando formar cidadãos que interviram na realidade, podendo assim ser considerado um instrumento de transformação social.

A arte na educação busca intensificar o interesse dos alunos por novas criações, reflexões e pelo desenvolvimento da capacidade critica, buscando a formação de jovens autênticos e ativos. A arte na educação atua como um veiculo que transformanovas possibilidades e novos horizontes.

O professor deve trabalhar com o aluno, corpo, mente e espirito, é através desse processo que ele vê a razão para uma nova ética. Inserir a arte na educação é propor uma releitura absoluta e intensa do processo de aprendizagem.

A educação com a arte significa educar por meio do contata, do despertar de sentimentos e de troca.

Habilidades a serem desenvolvidas

A arte é a expressão da vida e quando associada ao processo de criação pode transformar na capacidade de praticar inteiramente a condição do ser humano.

A arte beneficia o desenvolvimento do individuo, possibilita que ele tenha expressão livre de seus pensamentos e de suas emoções, aumentando assim seu raciocínio, sua criatividade e sua imaginação. Criando assim um individuo mais seguro de seus limites, mais autentico e livre para fazer suas próprias escolhas.

Alguns benefícios da dança

Tátil: conhecer os movimentos e seus benefícios para o corpo,

Auditiva: ouvir uma musica e conseguir dominar o seu ritmo,

Visual: olhar os movimentos e conseguir transforma-los em atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com