TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, criatividade e recreação

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1]Faculdade Anhanguera do Taboão da Serra

                                Curso de pedagogia matutino. 5°/6° semestre

                        Atividades práticas supervisionadas (ATPS)

 

                                 Disciplina: Arte, criatividade e recreação

                                 Professora: Eliane Andreoli

                                                   

                      Maria Izabel Santos Cunha             RA: 6268239488

                         Alciene Aparecida Freitas              RA: 6582337743  

                         Débora Carla Pereira M. Faim        RA: 6889392181

                         Carolina de Paula                            RA: 7242593089                          

                 

                     

                                              Taboão da Serra

                                           2015

                                                                                                                     

                                             INTRODUÇÃO

Este trabalho enfocará a importância da arte na Educação Infantil, e que a arte ajuda na aprendizagem, e colabora principalmente com o desenvolvimento, físico, social-cognitivo, afetivo e cultural das crianças.

Ao trabalharmos com a arte, estamos criando um elo entre dois mundos: o lúdico e o real, que se trata aqui de uma aprendizagem significativa por meio deles. Nesse sentido a arte e suas influencias são de extrema importância no desenvolvimento da criança e na sua formação na infância, pois é através do imaginário e do fazer artístico que a criança demonstra suas emoções e sentimentos. O contato da criança desde cedo com a arte é de grande importância para o desenvolvimento cognitivo da criança.  

E também falaremos sobre a linguagem fotográfica.


                             A importância da arte na Educação Infantil

A arte está presente no dia-a-dia como, por exemplo, nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos, etc. É Através da arte, portanto, que se torna possível trabalhar o aluno tanto em seus aspectos emocionais, através de desenhos, poesias e músicas e em aspectos físicos por meio das danças, movimentos, expressões, por exemplo, pois, as artes têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.

 Nós educadores precisamos entender a arte, em suas diversas, formas, modalidades e variações, desde o início, que a criança começa a ser estimulada, com formas e objetos, de maneira lúdica, criativa e envolvente.

O mexer com tinta, dá às crianças a possibilidade de expressar-se de diferentes maneiras e assim, se aproximar de uma importante expressão artística, os primeiros contatos antes de completar um ano o bebê já pode mexer com tinta. Entre um a dois anos, a criança já é capaz de ficar em pé sozinha, incentive essa criança na postura, pois assim ele irá ampliar o campo visual. Em todas as idades, deixe os pequenos experimentarem e se sujarem. Os trabalhos iniciais de pintura devem desenvolver a sensibilização da criança com a tinta e, para isso, podemos dispensar em alguns casos os pinceis e outros instrumentos e usar algumas partes do corpo como, por exemplo, as mãos ou os pés.

O desenho evolui com a idade, das formas mais simples (os rabiscos conhecidos como garatujas) para as mais complexas. Crianças em idade pré-escolar gostam de desenhar. Eles desenham (casinha, flor, pai, mãe, irmão...) o desenho é uma das formas de expressar o que sentem e pensam sobre si mesmas e o mundo. As crianças apreciam cada vez mais coordenar o prazer motor com o prazer visual, ou seja, vê o resultado de seus gestos e movimentos.

A educação escolar deve dispor de meios organizados para, respeitando as características de todas as etapas do desenvolvimento infantil, chegar até a criança. Nós, professores de Educação Infantil, devemos sempre utilizar muito as linguagens da arte no cotidiano da sala de aula e produzir trabalhos utilizando o desenho, a pintura, a modelagem, a colagem, a construção, entre outras, e desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

A melhor forma de acompanhar os avanços é evitar comparações e apenas o percurso de cada um e suas progressões. As crianças podem (e devem) evoluir no dia-a-dia, com a supervisão do professor. Bons caminhos para fazer a turma evoluir incluem planejar atividades que ajudem a desenvolver o olhar, como observar ambientes, fotos imagens de computador e histórias em quadrinhos..., e oferecer uma ampla gama de materiais (giz de cera, massinha, tesoura, caneta, cola em bastão, pincel, tinta, revista, jornal, papel sulfite, tecido, cartolina, areia...), as produções das crianças podem ser colocadas em murais, sala de aula e corredores, para que seja revelada a importância de apreciar sua própria arte e a do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com