TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, criatividade e recreação.

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Arte Criatividade E Recreação

Etapa 1

A educação Artística no Meu Tempo De Escola

Na minha infância, me lembro que quando estudava tinha aula de educação artística. Era uma das aulas mais queridas por todas as crianças, pois usávamos toda a nossa criatividade e nos divertíamos muito. Faziamos trabalhos com colagem, sucatas, tampinhas de garrafas, jornais, revistas, papel crepom, barbantes, garrafas, dentre outros materiais.

Me lembro que uma vez aprendemos a fazer cesta de jornal. Era bem trabalhoso mas também muito prazeroso. Me sentia uma artista de verdade aprendendo a produzir objetos que poderiam ser utilizados, com materiais tão simples e que eram usados no nosso dia a dia. Me lembro que chegava em casa toda satisfeita e presenteava minha mãe com minhas obras de arte. Ela se sentia toda orgulhosa porque via que aqueles objetos que fazíamos em sala de aula, auxiliavam muito para a minha criatividade e raciocínio. Essas aulas de educação artística, tiravam a gente um pouco da monotonia, porque de certa forma a gente quando criança quer aprender só que de uma maneira mais divertida, que não nos desgaste tanto.

Em épocas comemorativas como dia das mães fazíamos flores com papel crepom, cartãozinhos, e escrevíamos mensagens para a nossas mães. No dia dos pais também fazíamos desenhos e lembrancinhas para homenagear nossos pais.

Na escola também tinha feiras de cultura, onde a escola era toda enfeitada e cada professor decorava sua sala e colocava seus trabalhos expostos. Os pais ou responsáveis acompanhavam seus filhos nas suas salas e viam seus trabalhos expostos e também visitavam as outras salas para ver os trabalhos de outras crianças.

A professora que ministrava as aulas de educação artística era muito atenciosa e nos orientava em todas as nossas dificuldades, além de nos ensinar muitas coisas. Não só objetos mas desenhos, colagens. Mesmo nossos trabalhos não saindo tão perfeitos éramos muito elogiados e ganhávamos notas por cada um deles. Isso estimulava muito cada aluno, pois nos sentíamos motivados a sempre fazer algo com boa vontade, e com intuito de fazer tudo perfeito. Pois seriamos elogiados, reconhecidos através de uma nota, e também elogiados nas reuniões de pais.

As aulas de educação artística eram mais valorizadas e mais prazerosas do que hoje em dia.  

Passo 2  

1• Acreditamos que os modelos educativos vivenciados pelo grupo, favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos. Pois pudemos desenvolver a nossa intelectualidade, a nossa capacidade de criar, de pensar, de transmitir nossos pensamentos, a nossa comunicação, além de interagirmos uns com os outros dentro da sala de aula. A infância, é um momento de descobertas para cada criança, uma fase em que criamos e fantasiamos várias situações.

 2• Concordamos que é durante a fase de educação infantil, que cada criança tem o seu primeiro contato com o mundo da arte. Por isso cabia ao  professor  valorizar  a criatividade e o conhecimento de cada aluno. Incentiva-los e orienta-los, dando suporte a cada um para que  pesquisassem, explorassem e criassem coisas novas. Nessa fase, as crianças querem aprender brincando, pois assim elas se sentem realizadas e felizes. Por isso atividades lúdicas são tão importantes. A arte era trabalhada também para desenvolver a sensibilidade das crianças, o professor transmitia ao aluno um ambiente de aprendizagem, ajudando a ampliar sua leitura. Toda criança sente prazer em pintar, colorir, desenhar, rabiscar,  recortar, é assim que elas usam sua imaginação para criar, e transformar desenhos em criações suas. È fundamental que o professor  acompanhe  o desenvolvimento e o limite de cada criança. Nem todas conseguem desenvolver um bom desenho, mas podem ser boas em outras coisas como colorir, ou produzir um objeto. A criança tem que usar sua imaginação livremente, não se sentindo pressionadas a produzir um desenho  pré determinado. Com isso evitamos que esses modelos prontos interfiram na imaginação e na capacidade de criar de cada criança.  

3• Nós como  professores, devemos disponibilizar aos nossos alunos, materiais diversos para que eles tenham liberdade para inventar, e descubram a utilidade de cada material. Nós professores devemos fazer parte desse universo de descoberta da criança. Devemos procurar vivenciar e aprender a linguagem da criança com a arte. Chegamos a conclusão de que é na educação infantil que devemos começar a aguçar o olhar da criança, sua criatividade, sua linguagem, possibilitando atividades de leitura, sobre as cores, formas e ritmos, para que com isso elas possam compreender, analisar e pensar criticamente quando verem uma imagem. Acreditamos que a escola, e o professor devem ajudar as crianças a conhecerem outras épocas histórias, outras formas de expressões, outras culturas e etc. Cabendo a nós professores fazer com que a criança compreenda o mundo em que vive, e se adaptando a diferentes contextos socioculturais.  

Passo 3

Relato Da Aluna Margareth Pereira Silveira

Tenho recordações de que na minha infância a aula que hoje é chamada, aula de artes, era chamada de aula de educação artística. Me lembro que a professora que ministrava a aula de educação artística era sempre muito criativa, trazia para dentro de sala vários materiais para produzirmos objetos e também fazermos pinturas. Muitas vezes as aulas também eram ao ar livre no pátio da escola onde haviam mesinhas, esse método creio que era para nos dar inspiração para fazer algum desenho. Aprendemos também sobre pintores famosos como Pablo Pícaso, sobre esculturas e arquitetos famosos como Aleijadinho, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com