TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, criatividade e recreação

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP [pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

ANA LUIZA SOUZA VILLELA

RA 775566230

TUTORA: NATÁLIA CASTELLO BRANCO

URUGUAIANA

SETEMBRO DE 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

2 RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS...............................................................................................................4

 

3 QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?.........................5

4. QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, COM BASE NAS PROPOSTAS DESTES DOCUMENTOS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA?...........................................................7

5 A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL ....................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................11

REFERENCIAS..................................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho busca compreender como os educadores podem usar os instrumentos para realizar um bom trabalho em sala de aula. A organização do seu trabalho é muito importante para o desenvolvimento para que possamos compreender como realizar uma proposta efetiva que a realização de um trabalho que realmente atenda as necessidades das crianças.

A sala de aula é o espaço privilegiado para troca de experiências e de conhecimentos entre os indivíduos que ali se encontram. Este espaço é a expressão de um sistema social, manifestado através de suas rotinas, relações interpessoais, pensamentos, relações de poder, imaginários e representações sociais, o que deve nortear a prática pedagógica. Para lidar com essa nova realidade os professores devem estar preparados e engajados em encontrar alternativas em busca da melhoria de sua prática docente e assim contribuir de forma mais significativa com o desenvolvimento de seus alunos.

2 RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS

         Durante a minha infância estudei na escola Instituto União, lá tínhamos aula de artes, onde utilizávamos muito tinta, nanquim, argila e jornais para realizar esculturas. Havia um momento que tínhamos aula de música, onde explorávamos os instrumentos musicais, o canto e as brincadeiras com a música, para nós aquele momento era divertido.

Em praticamente todas as culturas, a música tem presença relevante numa grande diversidade de contextos, a partir dos quais podemos avaliar seu papel enquanto expressão pessoal, arte, entretenimento, entre outros e ao mesmo tempo em que brincávamos estávamos aprendendo, fora as brincadeiras de roda, pular corda, elástico, pé de lata, todos confeccionados por nós. A música, quando aprendida e utilizada como linguagem, oferece aos alunos o acesso a uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade a partir da aquisição de um vasto vocabulário de efeitos de sentido associados a configurações musicais detalhadas e precisas, num processo de construção de conhecimento que integra os dois recursos que o homem dispõe para isso: pensamento e sentimento. Música como linguagem não é algo apenas para quem busca formação profissional, não depende de talento ou dom e está ao alcance de todos.

Nas aulas de Português realizávamos interpretação de historias através de apresentação de peças teatrais para os colegas e como também para toda a escola.

As datas comemorativas também eram bem marcantes, realizávamos as danças gaúchas e também as festas juninas, onde tinha as comidas típicas e brincadeiras.

O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre (não só na infância), se fez com relação ao seu lugar no mundo. A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação, essencialmente, o ato criador.

O teatro situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana. Cada obra teatral é, ao mesmo tempo, um produto cultural de uma determinada época e uma criação singular da imaginação humana, cujo valor deveria ser universal.

        O modelo educativo existente no passado não favorecia em grande parte o desenvolvimento da expressividade criativa dos alunos, pois era um ensino mais tradicional e que muitas vezes não permitia que os alunos se expressassem como acontece hoje, nós jovens eram mais tímidos para realizar algumas atividades.

3 QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas por meio de imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de palavras, como no texto literário ou teatral). O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano é a qualidade da comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia, por uma utilização particular das formas de linguagem.

É comum ouvir dizer que a Arte não serve para nada; que não se resolve nenhum problema à base de arte e de conceitos estéticos, e que o conhecimento deve ser prático, tem de ser útil, como se a vida fosse baseada em problemas onde é preciso encontrar soluções práticas e úteis, sendo que o importante é estudar algo que sirva pra resolver alguma coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (225.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com