TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e criatividade

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-INIDERP

Centro de Educação à distância

Polo de Apoio Presencial de Piacatu - SP

Pedagogia

Arte, Criatividade e Recreação

Ana Maria da Silva Altoé – 412074

                                              Cristiane Altoé Zandoná – 412098

                                              Luciane Altoé Custódio – 412157

 Tatiane Elisa Altoé Lazareto – 412220

“AS FORMAS EXPRESSIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E CRIATIVIDADE INFANTIL”

TUTORA PRESENCIAL: Profª Maria Emília P. Soares

PIACATU/SP

00/00/00

1.INTRODUÇÃO

2. O Papel da arte e da recreação para a criança.

2.1- Autobiografia da aluna Ana Maria da Silva Altoé relacionada às práticas artísticas escolares.

Na minha época escolar, os professores eram muito respeitados, tanto pelos alunos, como pela sociedade, apesar disso os recursos eram poucos, era uma realidade muito diferente de hoje. Tenho saudades de minha infância, pois brincava bastante na escola, nas aulas de arte a gente desenhava e pintava com lápis de cor. Lembro que quando estava na quarta serie nas datas comemorativas a professora apresentava peças teatrais e toda a turma ensaiava. Em algumas aulas brincávamos de roda, pega-pega e queimada. Essas atividades contribuíram de forma significativa no meu aprendizado, pois promovia a socialização e desenvolvimento do potencial de toda criança.

2.2- Autobiografia da aluna Cristiane Altoé Zandoná relacionada às praticas artísticas escolares.

2.3- Autobiografia da  aluna Luciane Altoé Custódio relacionada às práticas artísticas escolares.

2.4- Autobiografia da aluna Tatiane Elisa Altoé relacionada às práticas artísticas escolares.

2.5- Reflexão sobre as semelhanças e contraste presentes nas vivencias da equipe.

3.- QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO COMTEMPORÂNEA.

   A educação é a transformação do sujeito critico, com base na sua vivencia com o mundo. A o trabalharmos com arte contemporânea estamos abrindo um vasto campo de discussão sobre a própria vida. A partir de trabalhada a Arte Contemporânea nas escolas, torna favoráveis diversa possibilidade de ensino, pois incita a curiosidade do aluno, causa debates e investigação, o que ocasiona mais conhecimento de uma realidade mais real.

   Ouvimos falar de mudanças na educação, temos comparado o ensino antigamente com o de hoje, mas se analisarmos bem poucas coisas de fato se mudou as escolas estão vivendo praticamente da mesma forma.

   Temos que entender a necessidade e perceber esse processo que será ponto fundamental para uma concepção mais ampla de um mundo tão moderno. Analisar criticamente nossas ações e condutas cotidianas em uma escola possibilita ampliar nossa visão e buscar a construção de uma nova visão, que transpassem os limites do tradicional e que possam causar na construção da criatividade de cada criança.

   Aprender arte envolve situações nas quais o aluno possa estar atento tanto ao lugar de quem produz como no que tenha oportunidade de ler e interpretar o mundo, atribuindo significados para o seu processo de lazer e de outros produtores também.

   O ensino da arte deve conduzir, sobretudo, à formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento historicamente acumulado. Possibilitando o acesso ao conhecimento, sobre os saberes específicos das Arte, gerando assim a compreensão dos diferentes estilos, com formas de representação do mundo presente nas linguagens artísticas.

Portanto é inquestionável a importância da Arte e seu papel na educação contemporânea, contribuindo de maneira marcante na formação do individuo para o exercício de sua cidadania consciente do meio em que vive sua realidade e como melhorar através da sua ação.

4. QUAIS AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS COM BASE NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

   Através da arte desenvolvemos habilidades cognitivas, a interatividade, a cooperação, o senso crítico, associação. A arte engloba a vida e a arte faz parte de toda a vida e a vida faz parte dela.

   O documento da arte demonstra uma compreensão do significado da arte na educação.

   Na sociedade a arte está  incorporada em toda parte, a arte na cultura revela o modo de perceber.

   Os pilares da expressividade artística, entre outro: o cinema, a música, o cinema, a dança.

   O teatro tem como fundamento a experiencia de vida, conhecimento, idéias e sentimentos. A criança quando freqüenta a escola possui a habilidade, capacidade como uma pratica da espontaneidade e lúdica da criança que ingressa na escola. O teatro acaba com a timidez ou pelo menos diminui, erradica preconceitos. Pode se através do teatro  pode desenvolver o trabalhar em grupo, a interatividade e a cooperação. Aproximam os seres humanos e desperte sonhos.

   A musica como plano de ensino, é um trabalho que vem acompanhada de sentimentos que traduzem o espírito do ser vivo. Tem muita força na educação de jovens e adultos e no desenvolvimento educacional das crianças quando usada como recurso didático. A música desenvolve talento e a criatividade da criança.

Aliada da alfabetização em todos os níveis pedagógicos, desenvolve a linguagem oral, aprimora a interdisciplinaridade, a sensibilidade e a apatia, alavanca a lateralidade e o lúdico.

   O cinema tem poder incrível, pois abrange varias dimensões.

   Ele tem poder de fazer rir, chorar, divertir e assustar. Nesta arte podemos aprender muito com vive os caseiros, educacionais, vídeos feitos por alunos e professores onde mostram a felicidade, tristeza das pessoas. No cinema descobrimos maneiras de ensinar e aprender.

   A dança libera emoções, favorece o desenvolvimento do tato, a lateralidade e a coordenação. Ajuda na perda da timidez, a confiança favorece o crescimento mental e espiritual. Beneficia a criança em todos os sentidos preparando-a para uma maturidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com