TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e criatividade

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O objetivo deste estudo e refletir sobre a arte na educação infantil e as diferentes formas de trabalhar ela como: artes visuais e teatro e identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativo a criatividade e a recreação. E também refletir sobre as formas expressivas mais significativa para o desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil. As contribuições desta disciplina na vida da criança tem como funções recreativas e as atividades levam a criança a aprender por meio do lúdico.

Ensinar arte significa mais do que proporcionar aos alunos o conhecimento da historia da humanidade e partir de um modo especifico, formativo e inventivo, de fazer, exprimir e conhecer, para além da ciência e dos limites das estruturas da língua falada e escrita (Duarte, 1995, p.11).

Memórias escolares

Relato da aluna Jailsa Barreira da Silva: Nas minhas aulas de arte, a professora desenvolvia muito a pintura e colagem. Os alunos não utilizavam muito a criatividade espontânea, costumava ser muito repetitivo os trabalhos feitos.E importante o professor observar a evolução de sua turma para ir mudando as atividades desenvolvida com seus alunos, para que tenham uma maneira de ensinar diversificada.

Relato da aluna Elisangela Pires dos Santos: A minha formação inicial na arte e educação foi uma transmissão de conhecimento básico, pois a professora mostrava o que era arte somente através de livros que ficava na sua responsabilidade, os alunos não tinham em pose livros de artes, e quando ela queria mostrar um artista e sua obra, passavam-se os livros na carteira a qual cada aluno visualizava de modo rápido ate passar por todos.Tinha os conceitos sobre o que e arte e as cores primarias e secundarias, e com relação a isso, somente quem possuía as tintas conseguiam ver os resultados obtidos através da mistura, os demais tinham que juntar com esses grupos para observar os experimentos. Posso dizer que a criatividade muitas vezes não era estimulada, pois muitas vezes entregava desenhos xerocopiados para somente contornarmos e realizar a pintura, e tais desenhos eram realizados mais em datas comemorativas.

Relato da aluna Onete de Sousa Costa: Lembro que nas aulas de arte a professora era quem escolhia o que deveria ser feito. Como por exemplo: o material usado para cobri o desenho era feijão arroz, algodão etc. as cores eram definidas pela professoraos alunos não utilizavam a criatividade, sempre era as mesmas tarefas, as matérias eram restrito diferente do que existe hoje, era tudo repetitivo não havia muita criatividade, todos os anos na mesma data eram feito os mesmos trabalhos. Percebemos hoje que nossa criatividade foi inibida pelos métodos utilizados nas nossas escolas tradicional.

Resposta 1

O modelo educativo vivenciado pelo grupo não favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade porque naquela época o professor não explorava a criatividade dos alunos. Os modelos já vinham prontos, quando o foco principal era desenvolver a criatividade dos alunos. Pode se dizer que a metodologia relatada pelo grupo não desenvolvia a criatividade da criança por que erautilizados modelos prontos, as aulas de arte eram forma de entreter os alunos e não de ensinar artes, a metodologia era limitada a criatividade do aluno.

Resposta 2

Descobrimos que fizemos muitas coisas em comum o grupo concorda que viveu diferentes noções de arte, e que cada um aproveitou o máximo àquilo que foi ensinado. Por isso temos que estabelecer vinculoafetivo e de troca entre adulto e criança. Ainda vimos métodos tradicional que orientava cada aula, as metodologias apresentadas de expressão do desenho como as coresprimarias secundarias, colagens e pinturas sequenciais.

Resposta 3

Acredito que para os alunos desenvolver a criatividade e preciso conhecer bons trabalhos, criar projetos para estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais. As brincadeiras e recreação consiste em um conjunto de elementos que organiza a vida social de todas as crianças. Ao trazer o projeto de arte nos anos iniciais, estaremos contribuindo para o seu aprimoramento. Diante disso pode sugerir que o professor atual utilize como estratégia de ensino fazer pergunta que estimulem a observação da criança para identificar elementos contidos nos desenhos, nas atividades realizadas nas aulas de arte.

QUAL E O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇAO CONTEMPORANEA?

O ensino da arte, em qualquer nível e, em especial, na educação infantil, deve abranger tanto a construção de imagens como contribuir para que as crianças realizemleitura conscientes e sensíveis das tantas imagens que estão ai, nos meios de comunicação, muitas vezes consumidas passiva e indiscriminadamente por elas. Uma educação do ver e do observar significa desvelar as nuanças e características do próprio cotidiano e ir além, propondo rupturas com o instituído.

A arte segundo, Favoretto seria para educação rígida e hierarquizada, técnica que temos hoje a uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua historia e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio, e que para mudar o ser humano e necessário educar desde cedo os valor necessário para criar um ambiente mais descontraído e ai esta o grande desafio do professor.

Portanto o papel da arte no mundo contemporâneo e de manter vivo no ser humano aquilo que ele tem de melhor, que sua capacidade transformadora, criadora, inovadora que produz em cada um o prazer pela vida, e a certeza de que não há limites e nem barreiras para a criação inspirativa do homem.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL 1997. pág. 119).

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção, tanto do realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Assim entendemos que arte deve levar o aluno a aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve também, conhecer apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com